sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Rola em RP + Feira do Livro + Palestra para Teachers.


Just have fun!
Mais um final de semana. O último de setembro. Já estamos quase lá no Natal. Se fosse copa do mundo de futebol masculino, o Brasil só falaria sobre isto, mas como é feminino, pouco se fala. O lance é que as mulheres estão dando um show lá na China. Elas estão realmente usando a camisa verde e amarelo. Parabéns. Vocês estão na grande final que acontece neste domingo.Vamos torcer muito e mesmo se ficarem em segundo, valeu! Quem já chegou lá? Apenas vocês.


*******************************************************************************************

*******************************************************************************************

Comentário: Em termos de cinema estamos abandonados. Os grandes lançamento só acontecem em S.P. Sabem por que? O público de RP não gosta de cinema e não assistem à filmes cults. Tem mais. Preferem aos filmes dublados. Assim sempre ficamos no final da fila quando as cópias são limitadas. Quem quiser neste final de semana assitir ao filme brasileiro, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, selecionado para concorrer a entrar na lista dos cinco finalista de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar de 2008, pode assisti-lo de graça no Cauim. Veja a programação em Rola em RP. Há outros filmes interessantes.


Feira do Livro de Ribeirão Preto.
Hoje tem inicio a sétima edição da feira. Muitos eventos, muitos stands e com certeza uma multidão irá à feira. Eu penso que a feira é uma boa para nossa cidade e torço para que a cada ano ela cresça, aprimore e abra espaço para a cultura. Há escritores que concordam com o formato da feira e outros não. A feira de 2006 foi fraca. Grande parte dos estudantes que visitaram a feira em 2006 não tinham nenhum interesse nos debates, nas palestras, iam apenas para "zoar". Levará tempo, mas podemos mudar isto, se prepararmos uma nova geração. As crianças devem ser o foco. Invistam nelas e poderemos mudar o futuro. Os pais, os avós, amigos, professores, responsáveis pela cultura e educação, todas as áreas devem dar enfâse na leitura. A geração dos teen de hoje, somente mudarão se eles quiseram. Vamos à feira, vamos curtir os eventos, ouvir, degustar os livros e se você não pode comprar os livros dou algumas dicas: procure em bibliotecas, alugue o livro e em último caso, siga até alguma livraria, pegue o livro, sente-se e boa leitura.

Site programação Feira do Livro : http://www.feiradolivroribeirao.com.br/feira/programacaoFDL.php



Professor/Doutor da USP faz palestra na Escola Jenny.

Sérgio Kodato é Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Ele falou sobre a pesquisa dele, cujo tema é a violência ( a origem, o desenvolvimento ) e como combate-la.






Concurso Cultural.

Quer ganhar um Kit de Banho feito pela teacher Vanessa? Então participe.

Qual é o país homenageado na Feira do Livro 2007 em Ribeirão?

Vá até o post do dia 25/9 e leia o regulamento.

Rola hoje na escola Jenny evento cultural.
Ensaio Clipe Musical: High School Musical, Cantando na Chuva e Grease.
Os envolvidos no projeto:
Aprendizes 2 C : Luana, Maria Eduarda, Jéssica Veronez, Jéssica Cibele, Juan, Lincoln, Nathieli, Priscilla, Johnatan, Ronaldo, Renato, Carla, Rafaela, Rafael, Daiane, Wilgner, Danielle, Giovanni, Gabriel, Fabio, Luciana,Fabiola.
Staff: Vinicius e Dayane 2 D, Matheus 2 B, Maicon 1 F Conselheira: Teacher Elen.

Livros antigos.

Na pré-história, os homens se comunicavam por meio de desenhos feitos nas paredes das cavernas. Através da pintura rupestre, como são chamados esses desenhos, nossos antepassados trocavam mensagens entre eles e fizeram chegar até nós suas idéias, necessidades e desejos. Só por volta de 4 mil anos a.C, os sumérios, povo que habitava a Mesopotâmia, onde hoje é o Iraque, inventaram a escrita cuneiforme, formada por vários símbolos “desenhados” em placas de argila ou de pedra, nas quais os antigos registraram sua história. Por essa mesma época, os egípcios inventaram o papiro. Este era feito de pequenos e finos pedaços do talo da cana do papiro, uma planta considerada sagrada e muito abundante no rio Nilo. Os pedaços de papiro eram molhados e colocados para secar em toalha de linha. Depois eram empilhados e secos ao sol. Prontos, os papiros serviam como uma enorme folha de papel na qual os egípcios registravam os acontecimentos. Já os romanos usavam um cilindro feito de papiro, fácil de ser transportado, com um comprimento de 6 a 7 metros, conhecido como volumen. Foram eles também que usaram pela primeira vez a palavra livro que vem do latim libere, que quer dizer livre. A palavra líber (livro) era usada como referência à parte retirada (livre) da planta papiro de onde surgiu a “folha” para escrever inventada pelos egípcios.

Dica de Livros.

1- Conspiração de nuvens Livro inédito de Lygia Fagundes Telles
Divul
gação Editora Rocco págs.136, R$22,00
O inédito “Conspiração de Nuvens”, de Lygia Fagundes Telles, foi lançado no dia 01/09 pela Editora Rocco. Reminiscências da infância, relatos de viagens, crônicas sobre a cidade de São Paulo e perfis de intelectuais brasileiros com quem conviveu são retratados no livro da mulher que escreve para viver.No primeiro conto, Lygia relembra importante evento histórico que caiu no esquecimento: a célebre manifestação de intelectuais que, em 1976, cansados da censura imposta pelo regime militar, elaboraram um documento com mil assinaturas pedindo liberdade de expressão. Do conto, a escritora retirou o título do livro.


2- Um Passeio pela África (Nova Fronteira), escrito pelo africanista Alberto da Costa e Silva. Em sua obra, o poeta e diplomata apresenta a África contemporânea por meio da viagem de três garotos. "Não se caçam animais ferozes nem se procuram tesouros. Viaja-se e vê-se, simplesmente", diz o autor que conversou com Raça Brasil sobre esse e outros projetos, retratos de uma África e de um Brasil interconectados e fascinantes para grandes e pequenos.


Photos - People na escola.









quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Ensaio Clipe Musical + Dicas de Português


Hello Folks!

Aproveitem da melhor maneira esta quarta-feira.



Frase:
“Não há progresso sem mudança. E, quem não consegue mudar a si mesmo, acaba não mudando coisa alguma”. George Bernard Shaw, escritor


Concurso Cultural.
Quer ganhar um Kit de Banho feito pela teacher Vanessa? Então participe.

Qual é o país homenageado na Feira do Livro 2007 em Ribeirão?

Leia atentamente como você deve fazer para participar do concurso. É necessário:

1- Ser aluno da escola Jenny.
2- Somente será aceita uma reposta de cada aluno (a), ou seja, a primeira enviada para o o item COMENTÁRIOS que está no final desta matéria. O aluno deverá colocar o seu nome e a série que frequenta. Caso não coloque, será desclassificado (a). 3- A data limite para enviar sua resposta é 04 de outubro.
4- O sorteio acontecerá no dia 05 de outubro no break do período da manhã.


Dica para enviar COMENTÁRIO.

Quando você clicar sobre a palavra comentários, que você encontra ao final de cada matéria, você irá para outra pagina e se por acaso aparecer uma caixa pequena perguntando se você quer continuar, clique em sim. Nesta pagina, digite sua resposta ou comentário. No item ESCOLHER UMA IDENTIDADE, selecione OUTRO e escreva seu nome e turma. Ai é só clicar em PUBLICAR. Fácil, não? Tenha paciência se demorar um pouquinho para abrir a caixa de texto.


Projeto Painel.
A ideia é montarmos um grande painel com o autor ou poeta do mês. Neste é CASTRO ALVES. Para participar você deve levar para sua teacher de língua portuguesa, leitura ou literatura algum assunto sobre Castro Alves. Exemplo: poema, foto, curiosidade, biografia, etc. Depois de verificado pela teacher, leve à biblioteca aos cuidados da bibliotecária e teacher Denise Ferreira para que o assunto seja colocado no painel. Todos os alunos que participarem serão recompensados.


Campanha com modelo anoréxica rouba a cena na Semana de Milão. Folha de São Paulo.

Uma campanha publicitária que usa uma modelo anoréxica está roubando a cena na abertura da Semana Internacional da Moda de Milão. Os anúncios, expostos em jornais e outdoors italianos, mostram uma modelo nua sob os dizeres "No Anorexia" ("Não Anorexia"). A modelo é a jovem francesa Isabelle Caro, que pesa apenas 31 quilos.A campanha é cria do italiano Oliviero Toscani, conhecido pelas polêmicas campanhas da Benetton nos anos 80 e 90 que usavam fotos abordando temas como Aids, guerra e racismo. Em entrevista à BBC Brasil, Toscani defendeu a nova campanha, dizendo que, em contraste com o corrente no mundo da publicidade de moda, ela busca uma aproximação com a "condição humana"."Toda a publicidade de moda e as revistas e os jornais de moda se afastaram dela, se tornaram abstratas, esvaziaram o ser humano. A gente olha essas campanhas e vemos o vazio, e dizemos a nos mesmos: essas pessoas são como garrafas vazias", diz Toscani.


Acontece no Jenny.

Outras duas apresentações do Ensaio Clipe Musical.
Dia 28 de setembro ás 11hs. e ás 20:30hs.
Venham prestigiar nossos alunos.


Dicas de Português.
"É proibida entrada"
Com certeza, você já deparou com frases desse tipo, nos mais variados lugares: no comércio, em escritórios e até em escolas. O problema da frase é o seguinte: sempre que utilizar verbo de ligação (ser, estar, parecer, ficar, permanecer, continuar), principalmente o verbo ser, e não houver elemento modificador do sujeito (artigo, adjetivo, numeral), tanto o verbo quanto o predicativo do sujeito devem permanecer na forma masculina, singular. Caso contrário, ou seja, se houver o elemento modificador, ambos - o verbo e o predicativo - concordam com o modificador. Portanto a frase apresentada está errada.
Corrigindo-a, teremos: É proibido entrada ou É proibida a entrada.Outros exemplos:Pimenta é bom. / Esta pimenta está boa.É necessário dedicação. / A dedicação é necessária.Está proibido brincadeiras. / Estão proibidas as brincadeiras.


Eu quero você neste projeto.
Já perceberam que quando vamos ao supermercado há um monte de sacolinhas a nossa disposição? Você tem noção do mal que estas inocentes sacolinhas fazem a nossa mãe terra? Já observou onde você, sua mãe, irmã e outros jogam as inocentes sacolinhas? É poluição pura. Nos supermercados da Europa, as pessoas já levam as próprias sacolas e quem não leva, e precisa das inocentes sacolinhas, tem que pagar e são bem caras.
Como os europeus sabem o quanto custa o dinheiro, eles já levam as sacolas ou carrinhos de supermercados. Nós, no Brasil, temos a mania de achar tudo complicado, mas lembrem-se que daqui uns 15 anos você pagará um preço alto na sua condição de vida e de seu filho, já pensou? É isto que você deixará para ele? O animal da foto foi ferido por uma "inocente sacolinha".
Comece agora a fazer sua parte. Não espere os outros, não ligue para o que eles dizem: você faz a diferença e nossa mãe Terra, agradece. Leve sua sacola para as compras já.
Você sabe que tipo de animal é o da matéria acima? Mande sua resposta através do item comentários e concorra a um kit lanche da cantina da escola. Data de encerramento: 01/10.


Photos - People na escola.











segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Doação de Sangue + Concursos + Importância da Árvore


G`Day, Mate!
Divirta-se nesta semana. Faça valer sua presença no planeta.
Foto tirada na chácara São Francisco - RP.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Comentário:

Há um longo tempo eu não ouvia tanta gente falando sobre a Educação. É necessário que as emissoras de TV abertas debatam mais o tema para que todas as classes sociais possam saber o que acontece e tem que ser um jogo aberto, mostrando quem é quem. Quem realmente investe em Educação. E a cultura como anda? O que você acha da Educação e da Cultura em nossa cidade? E como você atua nisto?
A boa noticia da semana é que as pesquisas do IBGE mostraram que 6 milhões de brasileiros, em 2006, saíram da terrível situação de pobreza extrema. Nesta semana, o que vai rolar de ruim, é que os jornais e TVs só vão falar de Quem matou Taís? , e de novo sobre futebol e de novo sobre os escândalos no congresso e como um protege o outro. Não dá.



Concurso Cultural.

Quer ganhar um Kit de Banho feito pela teacher Vanessa? Então participe.

Qual é o país homenageado na Feira do Livro 2007 em Ribeirão?

Leia atentamente como você deve fazer para participar do concurso. É necessário:
1- Ser aluno da escola Jenny.
2- Somente será aceita uma reposta de cada aluno (a), ou seja, a primeira enviada para o o item COMENTÁRIOS que está no final desta matéria. O aluno deverá colocar o seu nome e a série que frequenta. Caso não coloque, será desclassificado (a).
3- A data limite para enviar sua resposta é 04 de outubro.
4- O sorteio acontecerá no dia 05 de outubro no break do período da manhã.


Dica para enviar COMENTÁRIO.
Quando você clicar sobre a palavra comentários, que você encontra ao final de cada matéria, você irá para outra pagina e se por acaso aparecer uma caixa pequena perguntando se você quer continuar, clique em sim. Nesta pagina, digite sua resposta ou comentário. No item ESCOLHER UMA IDENTIDADE, selecione OUTRO e escreva seu nome e turma. Ai é só clicar em PUBLICAR. Fácil, não? Tenha paciência se demorar um pouquinho para abrir a caixa de texto.



Salve uma vida: doe sangue!


Quando fui doar sangue pela primeira vez, fiquei muito apreensiva e achei que não iria conseguir. Isto foi há cinco anos e hoje dôo sangue três vezes por ano.
Não dói e é rápido. No final você sabe que seu sangue irá ajudar um outro ser humano.

Quem pode doar?
Todas as pessoas saudáveis, e solidárias.Peso mínimo de 50Kg.Idade entre 18 e 65 anos (menores com autorização dos pais , por escrito)Não precisa ficar de jejum, mas se fizer uma refeição maior (almoço ou jantar) ou ingerir alimento gordurosos, aguarde 4 horas para doar.A menstruação normal não contra- indica a doação. Agendamento : 0800 775 7577.


A importância da árvore.

Veja porque cada parte dela é importante para a vida do planeta:
As raízes ajudam a absorver a água que cai no solo e “seguram” seus nutrientes. Sem árvores, a terra empobrece e vira deserto.
É do caule, que segura as folhas e frutos, que retiramos madeira para construções e móveis.
As folhas fazem a fotossíntese, que é a troca do monóxido de carbono pelo oxigênio, deixando o ar mais puro. Além disso, é por meio delas que a planta perde água para o meio ambiente na forma de vapor. Sem isso, o ar seria seco a ponto de causar danos aos nossos pulmões.
As flores são bonitas de propósito, para atrair os animais que ajudam na reprodução e perpetuação da espécie, isto é, não deixam aquele tipo de planta morrer.
O fruto serve para proteger a semente, tem nutrientes e nos serve de alimento. Quando cai, aduba o solo para o nascimento da nova planta.
A semente contém o embrião que dará origem a uma nova planta. Para que isso aconteça, ela precisa estar madura, receber água, luz, ar e calor.



Títulos e filas modificam pouco as torcidas do país.
Última pesquisa do Datafolha mostra pequena variação em relação à lista de 93 ( em todo Brasil ). Flamengo e Corinthians preservam boa vantagem sobre rivais; times oscilam dentro da margem de erro ao longo desses 14 anos :
1-Flamengo: 17%
2-Corinthians: 12%
3-São Paulo: 8%
4-Palmeiras: 8%
5-Vasco: 5%
Santos: 3%


Concurso de Caricatura

Estão abertas as inscrições para o concurso de CARICATURA na escola Jenny. Os alunos interessados em participar devem procurar a teacher/bibliotecária Denise Ferreira para fazer sua inscrição e receber as orientações. A seleção, resultado e premiação dos vencedores acontecerá no mês de Setembro. Participem.


Na sala de informática.



Photos - People na escola.




As marcas de cada um.