terça-feira, 31 de março de 2009

Trote: 3ºs A/B + Calçada da Fama + Muros da Escola

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Have a wonderful week.

"Nossa sociedade, nosso povo, meu trabalho e meus ideais não são avaliados por bônus, mas sim pelo concreto da minha realização diária como pessoa e profissional".


Comentário.

Filme: Entre os muros da escola.

É um docudrama muito bom que aborda o tema sobre a relação: escola + aluno + professor = vida.

A história acontece em Paris, em uma escola da periferia onde a maior parte dos alunos são imigrantes de várias partes do planeta. Cada um com sua cultura, seus problemas familiares e sem perspectiva de futuro.

O filme não tem nada de happy end ou de que tudo dará certo, que vidas serão alteradas. Mostra que todos os envolvidos são seres humanos e que cometem acertos e erros. Como lidar com isto?

Para assistir a este filme, as pessoas tem que estar abertas a um outro olhar sobre a escola e para todos que estão lá. Os alunos do filme interpretam a si mesmos (são não-atores) e o professor François é o autor do livro (François Bégaudeau).

O grande desafio na França, USA e em países ricos é como preparar os imigrantes para a realidade do país, dar-lhes oportunidade de fazer a diferença para si mesmo. Já por aqui é a desigualdade social, a falta de uma politica pública para dar condições de uma boa escola para o aluno e para o professor.

A sala de aula deste filme tem muito em comum com as salas de aula do Brasil, de Ribeirão. Nossas vidas passam por ela. Como fazer com que valores, respeito, metas para um futuro legal para os jovens, o simples ato de saber ler e interpretar, a falta de apoio, as condições de trabalho, a participação da família e tantos outros fatores que estão criando a geração que ai está, mudem para fazer o concreto, sem experiências mirabolantes que estão distantes de nossa realidade?

Caso o objetivo não se espalhe com mais força e justiça, com certeza o preço será pago pela sociedade que trabalha duro, afinal as experiências educacionais que estão em curso ainda não apresentaram grandes modificações e como sabemos a cada mudança de governo novas experiências brotam e a gangorra continua.

Vá e assista ao filme para ter a sua opinião.

Em tempo.
Há cerca de três anos foi lançado um filme brasileiro, também docudrama, chamado PRO DIA NASCER FELIZ. O tema é a escola, os jovens e professores. Tem a escola pública e a particular. Fiz um trabalho com os alunos há dois anos no Jenny. Assistímos ao filme, debatemos a vida na escola pública e o que aquele grupo podia fazer para fazer valer a idéia de estudarem lá. Eles terminaram em 2008 o ensino médio, escreveram o nome deles na história da escola, afinal foram eles que eleveram o IDESP do Jenny. Vale a pena assistir ao filme.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Mande seu comentário ou sugestão.

Clique na palavra COMENTÁRIOS

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Comidinhas: massa apetitosa!

Calçada da Fama.

Passei pelo Novo Shopping e conferi a exposição.






QUICK NEWS.

1- "Hora do Planeta" - mais de 80 países participaram deste evento organizado pela WWF (Fundo Mundial para a Natureza). Monumentos ao redor do planeta ficaram apagados por uma hora na noite do dia 28 de março.

Foi um ato simbólico, mas como eu já disse, é a hora de pararmos e pensarmos no que estamos fazendo com nossa casa GAIA. No final deste ano acontecerá na Dinamarca uma conferência mundial sobre as mudanças climáticas. Os povos de todos os países devem pressionar seus líderes a tomarem uma atitude positiva de proteção a mãe GAIA.

Você e sua família podem e devem participar. Uma atitude simples é trocar as lâmpadas por outras de baixo consumo.

Eu participo e você? Just do it!

2- Feira do Livro em Ribeirão.

Grandes nomes já tem presença confirmada: Ana Luiza Trajano, Augusto Cury, Carlos Heitor Cony, Carola Saavedra , Carolina Kotscho, Celso Antunes, Cheff Alan, Cristovão Tezza, Deonísio da Silva, Eduardo Castilho, Eliane Brum, Fernando Morais, Frederico Barbosa, Guilherme Fiúza, Heloisa Bacellar, José Miguel Wisnik, Julio Medaglia, Laurentino Gomes, Lourenço Mutarelli, Marçal Aquino, Marcelo Rubens Paiva, Márcio Souza, Marina Colassanti, Mário Prata, Martha Medeiros, Maurício Kubrusly, Moacyr Scliar, Muniz Sodré, Pasquale Cipro Neto,Pedro Bandeira, Pedro Martinelli, Ricardo Azevedo, Ricardo Kotscho, Ricardo Silvestrini, Roberto Shinyashiki, Samanta Aquim, Sérgio Augusto Freire, Xico Sá e Zuenir Ventura.


TROTE: Terceiros A / B - 2009.

Na última sexta(27) os meninos e meninas deixaram o lado "bebê" aparecer e acontecer. Só risos!






PHOTOS - PEOPLE na escola.

Elas aconteceram em 2008.
Elas estão acontecendo em 2009.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

sexta-feira, 27 de março de 2009

Dia do Teatro e Circo + A Hora do Planeta

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Hello Everybody!

Após a loucura que foi a semana, o meu merecido descanso. Thanks God!

Comentário.

Dica de DVD.

Em tempo de Big Brother em que a maioria das pessoas não sabem o real significado desta expressão, assista em DVD ao filme "1984" baseado na obra do autor inglês George Orwell que criou esta expressão "big brother" em sua história.

E aí você se pergunta: o que tem a ver ‘grande irmão’ com o programa de TV e com câmeras de segurança? Bem o termo “Big Brother” foi criado por George Orwell, que em 1948 escreveu o livro “1984”. Na história as pessoas vivem em um estado totalitário e constantemente vigiadas por uma entidade onipresente ( que está em todos os lugares e, assim, sabe de tudo) conhecida como...BIG BROTHER.Então, é esse o conceito do “Big Brother” do programa de TV e das câmeras de segurança: o olho totalitário que tudo vê, ou seja, as câmeras te observam 24h. por dia. Vigilância completa.

Na vida real, aqui em RP, já temos muitos lugares com Big Brothers. Fique alerta, afinal tudo que você faz está gravado.
***************************************************
***************************************************

Hoje é dia do teatro.
O maior mestre do teatro é o dramaturgo inglês William Shakespeare. O teatro nasceu na Grécia há mais de 2.500 anos, e os primeiros gêneros do teatro são a tragédia e a comédia.
Definitivamente, o teatro é uma experiência marcante e proporciona ao ser humano algo intimo e revelador. O palco coloca o ator/atriz cara a cara com a plateia e isto desnuda, mostra a alma. Não é a toa que os mega atores/atrizes amam o teatro, pois não tem câmeras, refilmagens, grandes truques. Apenas o ator/atriz.

Por isso Shakespeare aconselhava seus atores a jamais perderem a simplicidade. Ele dizia: " "Pois tudo que é forçado deturpa o intuito da representação, cuja finalidade é exibir um espelho à natureza: mostrar à virtude sua própria expressão; ao ridículo sua própria imagem e a cada época e geração sua forma e efígie" (Hamlet, Ato 3, cena 2).
********************************************************** **********************************************************
Dia do Circo - 28 de março.

Do circo a minha imagem é o palhaço, é alma. Não por ele ser um "palhaço", mas pela definição que eu ouvi do famoso Carequinha ( que já não está mais neste planeta): " O palhaço faz graça para alegrar o público e as crianças, ele parece ser feliz, mas o palhaço é o ser mais triste do circo. Por trás de sua maquiagem esconde-se a real verdade do seu ser interior".



QUICK NEWS.

Último filme da saga do bruxo Harry Potter já tem data:
15 de julho de 2011 - fonte: Tânia Vinhas

Pode marcar no calendário: Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte II será lançada mundialmente no dia 15 de julho de 2011. Para quem não estava sabendo, o sétimo e último livro do bruxinho criado por J.K. Rowling será dividido em dois na hora de virar filme.
A primeira parte será lançada no dia 19 de novembro de 2010. Até agora, com 5 filmes lançados, os longas estrelados por Daniel Radcliffe já faturaram 4,5 bilhões de dólares – ultrapassou grandes nomes do cinema como as séries de James Bond e Star Wars.

Filme "Chega de Saudade" leva prêmio francês
Fonte - Folha de SP

O longa-metragem brasileiro "Chega de Saudade", da diretora Laís Bodanzky, ganhou anteontem em Créteil, na França, o Prêmio Especial do Júri Oficial no 31º Festival Filmes des Femmes. Ao todo, havia filmes de dez países na seção competitiva, entre eles Argentina, França, China, Macedônia, Holanda, Nova Zelândia, Espanha e Rússia. Na semana passada, o elenco feminino do filme foi premiado no 49º Festival de Cartagena, na Colômbia.

Andrea Bocelli no Brasil.

Os fãs do tenor italiano terão a grande oportunidade de vê-lo ao vivo. No dia 21 de abril, em show ao ar livre com entrada franca no Parque da Independência, em São Paulo, com realização da Dançar Marketing & Comunicações.

Acompanhado de coro e orquestra sob a regência do maestro Eugene Kohn, Bocelli escolheu um repertório centrado em seu novo trabalho. Primeiro CD de estúdio desde ‘Amore’, de 2006, ‘Incanto’ reúne canções italianas como ‘Un Amore Cosi Grande’, ‘Mamma’, ‘Voglio Vivere Cosi’, ‘Funiculi Funicula’, e ‘A Marechiare’, que marcaram o cantor desde sua infância nas vozes de grandes tenores como Enrico Caruso, Beniamino Gigli, Franco Corelli, Mario Lanza e Luciano Pavarotti.
*****************************************************
*****************************************************

HORA DO PLANETA.

Vamos juntar o maior número possível de pessoas para participar deste evento. É simbólico, mas a sua atitude em fazer parte é muito legal.

As mudanças climáticas no planeta estão ai batendo em nossas portas. Não dá mais para ignorar e achar que está tudo zen. Não está. Ou fazemos algo ou em breve será pior. É só observar como foi o verão aqui em RP. Um calor medonho, com temperaturas altíssimas

A organização WWF organiza este evento desde 2007. Tudo começou na Áustralia e este ano o objetivo é atingir 2000 cidades no planeta. Por aqui várias cidades já aderiram ao projeto. Ribeirão participará oficialmente, mas independentemente disso, eu penso que cada um deve fizer sua parte. Deixe sua marca. A gente não pode ficar esperando com os braços cruzados alguém fazer por mim ou por você. Atitude já: HORA DO PLANETA.

Qualquer um pode participar e tudo que você deve fazer é neste sábado (28) deixar as luzes das salas de sua casa apagadas no horário entre 20h30 e 21h30. Gesto simples, mas com personalidade.

Quem quiser registrar a participação, vá até o site http://www.horadoplaneta.org.br/ e o faço.

Também escreva para o blog falando sobre sua participação ou de a opinião sobre este assunto a HORA DO PLANETA.

Clique aqui na palavra COMENTÁRIOS . Te aguardo!


Comidinhas no shopping.

¨


Fim de Festa.

Depois da rave do bicho, sobrou o desmanche.




terça-feira, 24 de março de 2009

Leonardo da Vinci + Sobre filmes

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

G´day Mate!

Comentário.

Sabe que se nos anos 80 alguém tivesse me falado que o ator Sean Penn se tornaria um grande ator, eu teria rido. Na época ele estava casado com Madonna dando alto bafões (brigas e muito quebra-pau). A sorte dele é que eles se separaram e então ele ousou a fazer algo diferente. Escreveu a história dele.

Penn já ganhou dois Oscars (Sobre meninos e lobos e MILK). Sobre MILK, um primor de interpretação, com um tema delicado e que faz com que nós reflitamos sobre nossas atitudes e preconceitos. Independente da questão do preconceito aos gays abordada no filme, o mais importante é que apessoa deve sempre acreditar em lutar pelos seus valores (desde que respeite o outro), todos são iguais, a lei deve ser única e ser feliz é o importante.

O outro filme é The Reader (O Leitor) com Kate Winslet, uma atuação digna do oscar que ganhou. Existe algumas situações no roteiro que poderiam ter sido melhor trabalhadas, mas isto não deixa de fazer com que pensemos sobre alguns temas delicados como a paixão juvenil, a maravilhosa arte do ler, o ato do orgulho demasiado, a redenção.

Em um mundo globalizado, a cada dia mais e mais ágil, os filmes citados mostram duas características que, em minha opinião, quem não as tiver, não sobreviverá: o letramento e o conhecimento de cada direito.

Vá em busca deles não importa quanto tempo isto leve. É seu direito. Ouse mais e mais.


Pela região de RP.

Matas de Altinópolis
Ponte da Revolução de 1932 - Jurucê


QUICK NEWS.

Muita coisa acontecerá nos três shoppings de nossa cidade.

No Ribeirão Shopping, rola a todo vapor a construção da nova área de alimentação que terá lojas novas e as que estão próximas da escada rolante, mudam-se para a nova área. A entrega será em agosto. Ah! Em breve haverá cobrança para estacionar neste shopping.

No Novo Shopping, a ampliação do Parque do Gorilão com novas atrações (brinquedos), área climatizada e a construção de uma nova área ligada ao shopping.

No Santa Úrsula, novas escadas rolantes, piso e decoração moderna. A proposta é trazer novas lojas. Ainda este ano os cinemas voltarão a funcionar com uma outra empresa.


Exposição - Leonardo da Vinci.

Imperdível a exposição com replicas das obras criada pelo gênio Leonardo da Vinci. É uma aula fantástica. As replicas são muito bem feitas e com o relato das invenções dele. O titulo é perfeito: “Leonardo da Vinci, o Gênio do Futuro”. Não deixe de ir.









sexta-feira, 20 de março de 2009

Charge + Pelas Ruas + Senna

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Enjoy your weekend!

Comentário.

Cyberspace. A internet no Brasil. parte 2

Hoje falar da vida alheia sem fundamentos virou rotina. Cantores, atores, esportistas, pessoas famosas tem suas vidas expostas e reviradas no mundo da internet. Entretanto isto também chegou as pessoas comuns, desconhecidas. Sites de relacionamentos divulgam fatos sobre as pessoas. Podem tornar alguém famoso, dar oportunidade de conseguir um trabalho, conhecer alguém, porém o que mais se vê crescendo são as difamações, os bullyings, as agendas de brigas, de pedofilia e tantas outras situações.

A internet é como uma linha: de um lado (50%) tem muita coisa boa e do outro (50%) coisas horríveis. Compete a cada um de nós escolhermos nossa trilha e aos responsáveis por crianças e jovens orientá-los, estarem atentos ao que eles escrevem ou sites que frequentam.

Há lei para crimes via internet. Leis severas e inclusive as por difamação. Hoje é muito fácil rastrear um computador (IP) e o que falta nas pessoas é fazerem com que seus direitos sejam respeitados. Fazer com que a(s) pessoa(s) seja punida pelo que fez e peça indenização financeira por isto, afinal brasileiro só entende as coisas quando o negócio é dinheiro.


Empório Pinguim!



QUICK NEWS.

1- Filosofia, educação física e artes serão abordadas no novo vestibular da Unesp
Fonte: UOL-Educação - por Simone Harnik

O novo vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista), aprovado nesta quinta-feira (19) pela instituição, traz, além de modificações no formato da prova, a cobrança de conteúdos ainda não tradicionais nos processos seletivos paulistas. Filosofia, educação física e artes são disciplinas que devem ser avaliadas, segundo a nova proposta de seleção.

2- Fuvest pretende cobrar todas as disciplinas na 2ª fase
Fonte UOL EducaçãoSimone Harnik

A USP (Universidade de São Paulo) discute mudanças para o vestibular que podem ser adotadas já no próximo processo seletivo. O projeto encabeçado pela Pró-Reitoria de Graduação pretende fazer com que a segunda fase do vestibular avalie todas as matérias do ensino médio. Atualmente, só disciplinas relacionadas ao curso pretendido são avaliadas.

Além disso, é intenção da USP incluir questões contextualizadas na segunda fase, que abarquem conhecimentos de mais de uma disciplina - as chamadas perguntas interdisciplinares. De acordo com a proposta da instituição, uma maneira de se cobrar o conteúdo de maneira integrada é fazendo enunciados que exijam a resolução de problemas.

3- TABAGISMO - fonte: Gazeta de RP

Fumo passivo. Pesquisadores descobrem que fumantes passivos estão expostos, sem distinção, aos mesmos riscos dos usuários de derivados de tabaco. Foram avaliados os níveis de exposição à poluição tabágica ambiental, durante ações de prevenção e alerta promovidas em 2008 pelo Cratod, em ambientes abertos na cidade de São Paulo, como ruas de grande circulação, e fechados, como bares e restaurantes. Do total de avaliados, 18,32% tiveram resultado compatível com o de fumantes leves (que consomem menos de um maço de cigarros por dia), 15,27% com o de fumantes moderados (menos de dois maços diários) e 2,29% indicaram níveis compatíveis com os de fumantes pesados (mais de dois maços por dia). Os restantes apresentaram níveis normais.



Cenas Urbanas.








Simply the best: Ayrton Senna.

Dia 21 de março é aniversário de nascimento do Senna. Se ele estive aqui no planeta estaria comemorando 48 anos.


Fica nossa eterna saudade daquele que soube como ninguém conduzir as cores e o orgulho de nosso país.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨



Na School.

Hoje é o aniversário do Gabriel da 8A. Tudo de bom!

Os alunos Jonathas e angelo do 3B - 2008 passaram pela escola para matar a saudade, rever os teachers e mostrar as fotos da formatura. Valeu!


Mande seu comentário ou sugestão.

Clique na palavra COMENTÁRIOS