terça-feira, 2 de junho de 2009

Cora Coralina + Junho com Tudo + Conta: copa 2014

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Hello Mate!

Comentário.

A Copa de 2014 no Brasil: quem pagará a conta?

A divulgação oficial das 12 cidades que serão sedes da Copa de 2014 foi feita no último domingo, mas na sexta-feira blogs já divulgavam como um furo os nomes. dizem que as reformas ou construções de novos estádios serão feitos pela iniciativa privada. Você acredita? Não haverá $ público, ou seja, do nosso bolso?

Há cidade como Manaus que mal têm clubes de futebol e depois como ficará este estádio? Um elefante branco? São milhões de reais. Falam também em obras e mais obras que beneficiaram a população. Se for como as feitas para o PAN 2007 no Rio... condições melhores para o povo que paga impostos caríssimos não devem ser feitos em função de eventos, mas como dever do poder executivo que lá está para isto.

O duro é que o brasileiro definitivamente tem memória curta, não luta pelos seus direitos e tudo está ótimo.

Ribeirão Preto almeja receber uma seleção em fase de preparação para a copa. Com tanta sujeira e abandono pelas ruas, sem boas áreas de lazer em bairros que não fazem parte da elite, fico pensando se a população tem noção de tudo isto. Sinceramente?? Poucos param para pensar. No final, tudo se resume a um churrasco, bebidas e música (qualquer coisa vai).

Antes de toda a festa para um evento deste porte é necessário práticas diárias em respeito ao cidadão. Um país sem saúde, sem conhecimento, sem cultura, mas com apenas a bola no pé, o que esperar das crianças de hoje. Você sabe a resposta?
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Cora Coralina


Versos nascem em meio a um ambiente rústico em que a celebração da vida, da humildade e também as dificuldades são transformadas em arte. Cora Coralina, a autora homenageada na 9ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, é conhecida pela sua habilidade em transformar o cotidiano em poesia.

A poetisa, de origem goiana, começou sua trajetória de escritora ainda na adolescência, ao lançar o Jornal “A Rosa”, em 1907. Longe dos grandes centros, a autora, que cursou apenas até a 3ª série do ensino primário, escreveu durante toda sua vida. Apesar das dificuldades da época, Coralina se desdobrava entre a criação dos filhos, a venda de doces caseiros e as poesias.

Cora Coralina foi reconhecida nacionalmente apenas ao alcançar seus 75 anos, através de uma carta escrita em sua homenagem por Carlos Drummond de Andrade. A poetisa faleceu em 1985 e, nos últimos anos de sua vida, foi aclamada “intelectual do ano”, recebendo o Prêmio Juca Pato da União Brasileira dos Escritores.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
QUICK NEWS.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
1- Junho.
Ribeirão vai bombar no item cultura. Já nesta semana temos o Dança Ribeirão, João Rock, exposições de fotos, artes plástica e a Feira do Livro com muitos shows, palestras, debates e aquele cheirinho de livro.

No mês de aniversário desta cidade vamos comemorar. Cidade que adota tanta gente, muitas vezes estas pessoas não são merecedoras de morar aqui, pois tudo que fazem é falar mal de RP e não constrõem nada de bom. Porém, vamos em frente e curtir tudo isto.

Para a programação da Feira do Livro:
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
2- Educação maltratada
Opinião - Jornal A Cidade - 30-5-2009

A jornalista Adriana Matiuzo tem acompanhado os problemas nas escolas estaduais de Ribeirão. O último relato da repórter, publicado nesta edição, trata dos livros do Ensino Fundamental que estão atrasados. Tanto no primeiro como no segundo bimestres, o material atrasou um mês e os professores tiveram que improvisar aulas.
Recentemente lemos sobre o livro que trazia duas vezes o Paraguai no mapa. E a história em quadrinhos para adultos, com linguagem nada apropriada aos alunos da terceira série, a quem foi distribuída. Outro livro, este de poesias e também recolhido após a gafe, sugeria ao leitor que cometesse estupros.
No ano passado, professores se assustaram ao se deparar com um grave erro de português no caderno de dicas. O material trazia a palavra ensino grafada com a letra C, assim mesmo: “encino”.Ainda nesta semana, tivemos a notícia de que funcionários temporários vão desfalcar as escolas estaduais.
O contrato deles venceu e os substitutos foram chamados, mas os novos funcionários têm até 30 dias para assumir o posto. Em abril, outra reportagem nos trouxe a história de pais, professores e até alunos que ajudavam na faxina das escolas por falta de pessoal.
Como se vê, relatos de problemas nas escolas estaduais não faltam. Instada a dar respostas, a Secretaria da Educação ainda não trouxe justificativa convincente, talvez não haja realmente explicação para o que vem acontecendo.Educação de qualidade é o único modo de evoluirmos como povo e nação. Esperemos que o governo, em todos os níveis, entenda isso.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Cafeteria em Ribeirão.

Esta cafeteria é caseira. Com o clima frio e uma leitura, é tudo de bom!



Mande seu comentário ou sugestão.
Clique na palavra COMENTÁRIOS


Resultado - Concurso Locação de Livro.

A vencedor do mês de maio foi a aluna Jordana(8A) que respondeu corretamente o nome da autora homenageada neste ano pela Feira do Livro aqui em RP que é Cora Coralina.

O apoio deste concurso de Locação de Livros é do Sebo do Brécho.

Também as vencedoras, Jéssica Karina e Jordana, da frase sobre a escola Jenny. Ambas ganharam convites para a festa Teen que rolou no último sábado.


Nenhum comentário: