domingo, 22 de abril de 2012

Sensacionalismo + Salário + Gargalhadas + Fragmentos + Bowamy

ppppppppppp
Hello Mate!

Alguns dias ausente por muito trabalho e um descanso merecido, mas neste mês que este blog faz 5 ANOS de existência, é com alegria saber que ainda há muito mais para ser contado e mostrado.  Abraços para todos os leitores.

Comentário.

Sensacionalismo, violência e salário.

Em tempos atuais, em que o que se fala pode ser interpretado de várias formas por aqueles que recebem a informação, há de se tomar dois cuidados: quem fala deve falar com propriedade, principalmente se é alguma mídia escrita ou visual. Lamentavelmente, em Ribeirão Preto há meios de comunicação que adoram divulgar informações sem um esclarecimento maior. Cabe ao receptor, ou seja, as pessoas comuns saber escolher o que ler e o que assistir em termos de jornais. A informação deve ser concreta, com informações precisas e não hipotéticas onde locais e pessoas possam ser expostas a situações que não são verdadeiras. Fiquem alertas com o sensacionalismo.

Enquanto isto, do outro lado do mundo, a Formula 1 aconteceu no Bahrein, sob uma guerra do povo contra um um ditador de anos no poder e com centenas de mortes. Os interesses da Federação Internacional de Automobilismo é mais importante que tudo e não se importara com o que ocorre por lá. Então, pilotos como Vettel, comparou a segurança lá como a do Brasil, uma vez que nem sempre gostaria de estar nestes lugares. Lá no Bahrein, a guerra é declarada, aqui no Brasil só não vê o que acontece quem não quer, afinal a nossa guerra aqui são o tráfico e os roubos que aumentam a cada dia. Todos estão expostos a violência sem sentido. Nós nos acostumamos, mas não devíamos.

Para fechar, as jogadas politicas ou não, de nossa câmara ribeirão-pretana dão sinal que terão que ouvir os pedidos da população sobre cancelamento do aumento exorbitante de aumento de salário que eles se deram, pois já há um pedido de revisão do aumento que passaria a ser 24% (não de 40%) a partir de 2013. Outro fato que dará muita ação, é que a população conseguiu atingir mais que as 22.000 mil assinaturas necessárias para uma nova discussão sobre o aumento do número de vereadores que estes NOBRES VEREADORES atuais aprovaram em um estilo "de repente". O povo quer manter os 20. Querem qualidade e não quantidade, afinal estão lá para fazer pelo povo e não para si mesmo como muitas vezes ocorre.

PARALER & Café e Letras

Nesta terça, 24 de abril, as portas deste espaço cultural de RP estarão novamente abertas  para todos aqueles que adoram livros, música, sarau, debates e um bom bate-papo acompanhado de um café.

De volta à origem, ou seja, à rua e não em um shopping center, contaremos com um local como já existe em São Paulo, New York, Londres e tantas outras cidades que sabem o valor de uma boa livraria.

ParaLer MegaStore perto do RibeirãoShopping na Rua Capitão Adélmio Norberto Silva 786

Gargalhadas na Praça.

Mande seus  COMENTÁRIOS  clique na palavra COMENTÁRIOS  selecione NOME/URL
jjjj
Feira do Livro 2012


Com expectativa de receber mais de 50 mil pessoas por dia, Feira acontecerá de 24 de maio a 3 de Junho, com a presença de grandes escritores e mais de 600 atividades. Tudo com entrada gratuita na Praça XV e Carlos Gomes, Theatro Pedro II, Espaço Kaiser e Parque Maurílio Biagi e Teatro Marista.

Autores Confirmados:
Thalita Rebouças, Ariano Suassuna, João Paulo Cuenca, Guilherme Fiúza, Caio Magri, Maria de Castro, Narciza Tamborindeguy, Içami Tiba, Cristóvão Tezza, Ives de La Taille, Steven Dubner, Deonísio da Silva, Cláudia Matarazzo, Elvira Lima, Márcio Libar, Ricardo Maranhão, Samantha Aquim, Josimar Melo, Palmirinha, Hea Ven Delhaye, Claudete Troiano, Zuenir e Mauro Ventura, Rosana Zaidan, Padre Chico, Lau e Beto Baptista, Dr. Nelson Jacintho, Sônia Bridi, Eliane Cantanhêde, Marcelo Canelas, Neide Duarte, Tatiana Nascimento, Leonardo Boff, Maria Carpi, Milton Hatoun, Lesley Pearce, Marco Augusto Gonçalves, Ana Kehl de Moraes, Brasil e Marcelo Salomão, Saulo Ramos, Rosely Sayão, Nilton Bonder, Ivan Santana, Roberta Ferraz, Cao Hambúrguer, Tizuka Yamasaki, Ferreira Gullar, Raquel Naveira, Alice Ruiz (foto em anexo), Celso Frateschi, Nádia Gotlib, Welington Braz, Maria Cecília Minayo, Benedito Carlos Maciel, Eduardo Giannetti, Eucanaã Ferraz, Galeno Amorim e amigos, Sérgio Roxo, Augusto Cury (foto em anexo), Adriana Kortlandt, Roberto da Matta, Menalton Braff, Rute Casoy, Eliane Brum, Miguel Nicolelis, Carolina Munhoz, Raphael Draccon, Daniel Munduruku, Alexandre Azevedo, Heloísa Pietro, Chico Alencar e Noemi Jaffer.

Os artistas já confirmados estão:
Seu Jorge, Grupo Solo Brasileiro, Zizi Possi, Thais Gulin, Mallu Magalhães, Gal Costa, Jair Rodrigues, Skank, Moraes Moreira acompanhado do filho Davi Moraes, Turma da Mônica, Pequeno Cidadão e o musical Beatles Num Céu de Diamantes.
ffffffffffffffffffffffffffffff
Gargalhadas na Praça
ffffffffffffffffffffffffffffffff
Sexta-feira, fim de expediente e a Praça XV no centro de RP, é tomada pelos palhaços para alegria da população. A arte voltada para o respeitável público que sorri, bate palmas e após o espetáculo, retorna para suas casas com um leve sorriso nos lábios.
ffffffffffffffffffffff

jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
AMOR EM FRAGMENTOS

jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

A companhia Grupo Quatro Pra Nada, com direção de Carlos Canhameiro e a obra é inspirada na obra Fragmentos de Um Discurso Amoroso de Roland Barthes, fez uma apresentação no Galpão do SESC RP no último dia 13 com sala lotada.

A história: uma atriz e um ator se colocam em cena para fazer deste espaço um lugar aberto e claustrofóbico do amor, deslizando sobre as fronteiras entre teatro, dança, música e performance.



gggggggggggggggggg

MIRANDA KASSIN E ANDRÉ FRATESCHI – BOWAMY

gggggggggggggggg
O show que rolou no SESC RP foi uma mistura elegante e animada de soul e rock, com Miranda Kassin apresentando seu projeto “I Love Amy”, um tributo a Amy Winehouse, e André Frateschi, também conhecido por seu trabalho de ator, apresentou o projeto Heroes - uma seleção de covers do camaleão David Bowie.
jjjjjjjjjjjjjjjjjj







** Textos Interessantes **
jjçççççççççççjjjjjjjjjjjjjjkkkkkkkkkkkkkkjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
Nesta coluna, publicarei alguns textos (ou videos) escritos por diferente autores, sejam eles conhecidos do público ou pessoas comuns, mas com uma bela sabedoria para escrever sobre assuntos que valem a pena ser lidos para uma reflexão do que acontece em nosso planeta.
jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
Novas desigualdades
ANNA VERONICA MAUTNER - Folha de SP

Os jornais alardeiam o tema, o Legislativo procura regulamentar as questões oriundas das novas forças democráticas que visam a inclusão, a mais universal possível.

Essa força ideológica impondo igualdade por decreto gera abalos graves na autoestima de muitos. Sobram para o divã do analista os padecimentos dos excluídos.

Há não muito tempo se falava sobre a sociedade propiciar uma possível distribuição equânime de oportunidades. Na segunda metade do século passado, o grande tema era regulamentar o acesso de todos ao maior número possível de oportunidades. Como não existem vagas ou mesmo espaços iguais para todos a desigualdade de chances é quase inevitável.


Para a realização dos desejos de todos, diríamos que a competitividade chegou onde podia chegar, entrando num dado momento em declínio, ou mesmo colapso, justamente porque outras dores foram geradas nos vencidos diante dos vitoriosos. A era da comunicação tecnológica, divulgando desejos e mais desejos, levou a uma luta sem parada.

No âmbito escolar, que tomarei aqui como exemplo, foi se solidificando uma hierarquia tenaz. Escolas de primeira grandeza nasceram da ideia de escola ao alcance de todos. Abriu-se a possibilidade de uma melhor distribuição de diplomas e de carreiras e reproduziu-se em outro nível a desigualdade anterior.

Tem diploma tal e qual que vale mais do que outro. É difícil o igualitarismo desejável proposto. Todo mundo sabe que para entrar nas grandes escolas precisamos das duas uma: ou ser um bom aluno vindo de uma escola dita boa ou ser um aluno excepcional vindo de escolas comuns.

A desigualdade continua. Isso vale para outras coisas, por exemplo, a saúde pública. Os abastados têm condições de se socorrer melhor do que aqueles que dependem dos serviços públicos de saúde. Os bons professores estão em maior número nas escolas cujos títulos melhoram as imagens deles. Dizer que é professor da USP (Universidade de São Paulo) projeta uma imagem mais favorável do que professor de escola menos afamada, menos bem cotada nos rankings das instituições de avaliação.

E temos que continuar vivendo na desigualdade, agora deslocada. Assim é melhor, mas as diferenças ainda machucam. Como será uma educação para aguentar exclusão? É boa? É desejável? É possível?

Ser o último escolhido para o jogo de queimada dói como qualquer rejeição provocada por um grande amor. A desigualdade machuca e estamos cada vez menos preparados para suas dores.

ANNA VERONICA MAUTNER, psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, é autora de "Cotidiano nas Entrelinhas" (ed. Ágora) e "Educação ou o quê?" (Summus)

3 comentários:

Rita Sousa disse...

Elen querida,
Interessante saber que a Para Ler agora tem sua loja na rua. Pela opção de localização dá bem para perceber que tipo de público querem frequentando o espaço. É inevitável não perceber que os espaços de cultura na cidade estão cada vez mais direcionados a poucos afortunados.
Beijos.

Rita Sousa disse...

Elen,
Parabéns pelo aniversário do blog!
Parabéns pelo bom uso que você faz dessa ferramenta de comunicação.
Saudades de você!

Rita Sousa disse...

Elen,
Sabemos que o intuito de uma feira de livros é "vender livros". As atividades paralelas gratuitas são apenas o atrativo para chamar público. Pela postagem dá para ver que o evento estará recheado de coisas boas e outras de gosto bem duvidoso. Quem é Talita Rebouças? Sugiro que os professores trabalhem com os alunos os escritores de literatura que merecem ser ouvidos. Há jovens como o Ariano Suassuna e Leonardo Boff que não dá para perder.
Adoro esse evento. Quem sabe eu consiga ir esse ano.
Beijos.