sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Férias + SESC Verão + Museu da Língua Portuguesa

ddddddd
Hi Folks!

Comentário.

Em ritmo de férias com uma parada aqui e outra acolá.

Nada como, em uma determinada época do ano, dar uma parada para recarregar as baterias, reavaliar o que foi bom e o que deve ser revisto. Outro fato cool das férias é rever amigos, família, acordar fora do horário e fazer o que se tem vontade. O tempo é todo seu e nada de tédio!

Viajar é melhor ainda, seja para visitar alguém ou conhecer novos lugares. Sempre há algo de muito bom nisto tudo. Entretanto, há os que passam as férias na própria cidade e ai entra a criatividade, curiosidade e desafio de fazer algo diferente por aqui.

Ribeirão tem vários locais para lazer como o SESC e o SESI com vários projetos para este período, cinemas com os dias promocionais, os parques e o lazer em casa com os colegas e amigos com um bom DVD acompanhado de comidinhas. Há também a leitura daquele livro que estava lá encostado e agora é a hora.

O que realmente não dá é ficar o tempo todo conectado à internet ou apenas assistindo programas sem noção na TV. Há algo para se fazer na cidade. Faça valer as férias, pois a única coisa certa é que elas chegarão ao fim.


SESC Verão 2012.

Em pleno vapor a temporada de atividades esportivas e culturais no SESC. A abertura rolou na Esplanada do Theatro `Pedro II com exibições esportivas e atividades interativas com a participação de Kevin, bi-campeão paulista de futebol freestyle, Ratinho, Jay Dunk e Man Jackson, do basquete de rua.




Já na quadra de esporte do SESC aconteceram torneios de Basquete trio, festival de enterradas e futebol freestyle e também um jogo exibição com ex-jogadores que marcaram época no basquete de Franca e de Ribeirão Preto

Hidroginastica para o público da unidade.



Mande seus  COMENTÁRIOS clique na palavra  COMENTÁRIOS selecione NOME/URL)


Pelas Ruas de Sampa.

Andar em Sampa é sempre ter algo novo para curtir. A metrópole tem muita cultura e uma mistura única neste Brasil. Assim, foi minha temporada por lá em um hostel pertinho da Avenida Paulista. Nos próximos posts escreverei sobre alguns lugares interessantes que visitei. Utilizei a nova linha do metrô, amarela, cujos trens são bem contemporâneos e mais seguros.



Exposição Oswald de Andrade.

No Museu da Língua Portuguesa, Oswald de Andrade, é o autor homenageado. A exposição irá até o final deste mês e é uma viagem pela obra dele. No segundo andar, a história da nossa língua portuguesa. Vale ir.





** Textos Interessantes **
ggggjjjjjjjjiiiyppp
Nesta coluna, publicarei alguns textos escritos por diferente autores, sejam eles conhecidos do público ou pessoas comuns, mas com uma bela sabedoria para escrever sobre assuntos que valem a pena ser lidos para uma reflexão do que acontece em nosso planeta.

Sexo, crack e gravidez

Um olhar sobre o grupo mais vulnerável da Cracolândia
CRISTIANE SEGATTO - Revista ÉPOCA     cristianes@edglobo.com.br.

O “faxinão” da Cracolândia, a tentativa de dispersar os viciados do centro de São Paulo sem oferecer a eles nenhuma forma adequada de tratamento, obriga a sociedade a discutir o que deu errado ali nos últimos 20 anos. Proponho um olhar construtivo. Uma reflexão sobre quem mais sofre onde o Estado fracassa.

Entre os diversos grupos que usam crack, nenhum parece ser tão vulnerável quanto o das jovens grávidas. Em junho do ano passado, ÉPOCA publicou uma reportagem sobre o aumento dos casos de dependentes da droga que tinham seus bebês na principal maternidade pública da Zona Leste da capital.

O uso da droga durante a gravidez pode provocar diversos problemas: descolamento da placenta, falta de oxigenação, retardo do crescimento, baixo peso no nascimento e morte da criança. Naquela reportagem, ouvi dos profissionais da Maternidade Leonor Mendes de Barros as dificuldades cotidianas que enfrentavam na tentativa de aliviar o sofrimento desses bebês. Muitos são prematuros e acabam abandonados no hospital pelas mães.
A situação piora a cada dia. Em 2007, apenas uma criança nascida na maternidade havia sido encaminhada para adoção. Em 2008, foram quinze casos. Em 2010, mais 43. Apenas nos três primeiros meses de 2011, outros 14 recém-nascidos foram enviados para abrigos e ficaram à espera de adoção.

Esses bebês costumam nascer hiperexcitados, irritados, chorosos. É sinal de que a droga chegou ao cérebro e pode ter provocado alterações de desenvolvimento. Mas o resultado desse contato precoce só pode ser observado anos depois, quando a criança começar sua vida escolar.

Poucos pesquisadores no mundo se dedicaram a acompanhar essas crianças a longo prazo. “As evidências disponíveis sobre prejuízos no desenvolvimento neuropsicomotor ainda são inconsistentes e controversas”, diz Marcelo Ribeiro, diretor de ensino da Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas (Uniad), da Unifesp. “Alguns estudos mostram que os bebês expostos ao crack durante a gestação crescem mais lentamente. Outros trabalhos não detectaram nenhuma diferença em relação aos filhos de mulheres que não usam qualquer droga”, afirma.

Marcelo Ribeiro e Ronaldo Laranjeira são os organizadores do livro O tratamento do usuário de crack, (664 páginas e R$ 88), um lançamento da Editora Artmed. A obra é completíssima. São 47 capítulos escritos por especialistas que abordam os mais diversos aspectos que envolvem a discussão em torno do crack (história, epidemiologia, diagnóstico, tratamento, neurobiologia etc). Quem pretende discutir o assunto sem dizer bobagem demais precisa ler esse livro.

Graças a ele, pude entender um pouco melhor a situação em que essas jovens se encontram. Muitas trocam sexo por pedras de crack. A falta de planejamento e de organização, típica da adolescência, é potencializada pelo vício. Muitas engravidam e não sabem quem é o pai da criança. Não têm o menor suporte emocional e social nem estabelecem vínculo afetivo com o bebê. É uma tragédia coletiva que São Paulo e o Brasil precisam enfrentar com as armas certas.

Num capítulo específico sobre troca de sexo por crack, o grupo da pesquisadora Solange A. Nappo relata que, quase sempre, o traficante é o primeiro “cliente” das moças. É uma condição imposta a elas para a aquisição da droga.

Assim como ocorreu nos Estados Unidos nos anos 80, as jovens que se prostituem para conseguir a droga se expõem a riscos que as profissionais do sexo aprenderam a evitar.

Prostitutas insistem no uso de camisinha. As meninas do crack, por sua vez, não têm poder de negociação para exigir o uso de preservativo. Nem capacidade de julgamento para pensar nisso quando estão sob efeito da droga. Fazem sexo na rua e estão expostas a todas as formas de violência e de humilhações.

“Mulheres que se submetem à prática de sexo por droga realizam uma prostituição ‘solitária’, isoladas de qualquer grupo que possa protegê-las. Têm maior número de parceiros e relatam inconsistência no uso de preservativo”, descreve Solange.

Muitas acreditam que o sexo oral seja uma alternativa menos arriscada do ponto de vista da transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. Não é bem assim. O cachimbo para uso da droga pode causar ferimentos nos lábios, na garganta e na mucosa bucal. Isso aumenta a vulnerabilidade a infecções.

Para muitas garotas, o sexo é a única forma de conseguir a droga. O artigo traz o relato de uma delas:

“É só se prostituindo. É o jeito que mulher consegue crack. A gente sai na rua prá isso. Acaba de fumar, já pensa no programa prá conseguir mais grana. Faz programa e pensa em fumar...e é assim a nossa vida.

Sob o efeito da droga, de fissura ou paranoia, não há a menor possibilidade de coerência em relação ao uso da camisinha. Esquecem dela ou aceitam passivamente a recusa do parceiro em usá-la. Há urgência em terminar o ato sexual para comprar a “pedra” e reiniciar o ciclo.

Em geral, mulheres que usam crack sofrem um significativo isolamento social quando comparadas às que usam outras drogas ilegais. Isso cria barreiras para lutarem por si mesmas e reforça a subserviência diante das agressões.

A primeira reação de quem ouve essas histórias é reagir com preconceito e intolerância. Ou até mesmo com raiva. Nada disso contribui para a busca de soluções. Discriminar essas mulheres não aumenta a probabilidade de que elas consigam acolhimento, tratamento e a chance de recomeçar a vida.

Nos últimos dias, muita gente tem perguntado se a Cracolândia tem jeito. O psiquiatra Marcelo Ribeiro acredita que sim. Segundo ele, a velocidade e as prioridades nesse processo é que estão equivocadas e fora de lugar.

“Seria mais tranqüilo se todos os usuários topassem sair de lá direto para uma clínica, de onde sairiam abstinentes e prontos para a vida. Mas isso é o cúmulo da utopia”, diz ele.

Mais realista seria considerar a Cracolândia como uma tremenda dívida social, cuja solução não passa por soluções mágicas e espalhafatosas.

“As estratégias sociais, de saúde e de manutenção da ordem devem caminhar juntas, mas o usuário que lá habita deve ser o centro das preocupações e aquele que determina a velocidade das transformações”, afirma Ribeiro.

O “faxinão” é uma tentativa desastrada de varrer o problema para debaixo do tapete. Ele continuará explícito como toda ferida mal curada.

(Cristiane Segatto escreve às sextas-feiras  no blog da Revista ÉPOCA.)



Um comentário:

Anna disse...

Nossa quanto tempo eu não entro no seu blog !! Bjs saudades.
Anna*