terça-feira, 11 de março de 2008

Einsten + Birthday + Photos + Educação: Como vai?

Good day everybody!

Sábias são as palavras de Falcão da Banda Rappa:

"Para aquelas pessoas que pensam em se engrandecer de tal maneira, que passam a desprezar os humanos aqui na terra. E aí, o que acontece? Vêm o Papai do Céu lá de cima e confisca tudo. O olho grande acaba com a humanidade. Humildade, sempre."



Comentário:

Educação – como vai?

De experiência em experiência, a educação no Brasil, São Paulo e em Ribeirão vai colhendo os resultados que qualquer pessoa de bom senso pode observar. Boa parte é na base do empurra. Alunos que não foram alfabetizados, que necessitam de ajuda psicológica, de saúde básica e não encontram onde pedir ajuda. Para tudo há uma longa lista de espera. A própria família está distante. Quer que o filho fique em algum lugar, mas não participa da vida do próprio filho. A escola virou uma válvula de escape e a qualquer momento irá explodir.

Atualmente cursar uma faculdade é muito mais simples que há alguns anos, entretanto a qualidade destas faculdades que pipocam por todas as cidades, é baixíssima. Hoje não é apenas cursar nível superior, mas estar qualificado para o mercado de trabalho. Muitos desistem logo no começo, pois não tem base alguma para freqüentar um curso. Outros ficarão mais frustrados no final do curso, pois não conseguirão trabalho em sua área e viverão de subemprego.

Na semana passada um menino de apenas 8 anos foi aprovado em Direito em uma universidade em Goiás - UNIP ( alias tem uma aqui em RP ) e disseram que ele foi muito bem na redação. OITO ANOS. O pior foi que os pais queriam o menino freqüentando o curso. O que levou um menino desta idade a prestar um vestibular? A promotoria publica entrou em ação e irá verificar o caso. No último exame da OAB 83% dos candidatos que cursaram direito foram reprovados. Dizer o que? Temos é que fazer e acontecer, mas tudo dentro de um processo democrático, que tenha como objetivo a real formação de um ser humano com conhecimento, incentivo ao pensar e ao realizar. Sem medo, sem preconceito e com responsabilidade.


Einstein

Sem usar matemática, biografia conta como o gênio mudou a física. Em seu aniversário de 72 anos, Albert Einstein ainda era moleque - IVAN FINOTTIEDITOR DO FOLHATEEN

"O cara é um Einstein." Todo mundo sabe o que isso significa. Quando alguém é chamado de "Einstein", é o mesmo que dizer que o cara é um gênio. E por que um Einstein, e não um Da Vinci, um Darwin, um Joey Ramone?Um palpite é que, enquanto os avanços científicos ou artísticos desses três grandes homens são, de certa forma, facilmente compreensíveis (o projeto de máquinas, a evolução das espécies, os três minutos com três acordes), os de Einstein são jogo duro.Em 1905, o cara sacou que o tempo não era absoluto: para alguém se movendo, o tempo passa mais devagar do que para quem está parado.
Dez anos depois, cravou que o espaço é curvo: um meteoro não é atraído pela lei de gravidade da Terra; na verdade, ele escorrega como uma bola de sinuca numa caçapa.Apesar de se tratarem de conceitos físicos avançados, essas teorias estão explicadas para gente normal na ótima biografia "Einstein - Sua Vida, seu Universo". Mesmo longo, o livro não traz uma única equação matemática. E extrapola a física teórica, já que a vida de Einstein se confunde com a história do século 20: fala da vida pessoal, dos amores, da decisão de criar a bomba atômica, da criação do Estado de Israel e, principalmente, dos processos mentais que fizeram Albert Einstein (1879-1955) virar um "Einstein". Ou seja, faz você viajar com ele na velocidade da luz.


As duas teorias da relatividade.

A especial

A teoria da relatividade especial provou que tempo e espaço não são absolutos e dependem da relação de movimento entre os objetos. Einstein mostrou, entre outras coisas, que o tempo passa mais devagar para um corpo que viaja em grande velocidade. Mas a teoria não diz que "tudo é relativo". A velocidade da luz é absoluta: é sempre 300.000 km/s, mesmo medida desde um objeto em movimento. A relatividade especial também aponta que matéria e energia são a mesma entidade física, e uma pode ser transformada na outra. É o que diz a equação E=mc2.

A geral

A teoria da relatividade geral explica por que a gravidade existe. Segundo Einstein, ela não é uma força de atração, e sim uma "curvatura" no espaço e no tempo. Objetos pesados como uma estrela têm o poder de deformar a realidade ao seu redor. É por isso que a Terra gira em torno do Sol: num espaço não-curvo, ela simplesmente seguiria em linha reta. É como uma bola de boliche em uma cama. Ao deformar o colchão, ela pode alterar a trajetória de uma bola de bilhar que passa por perto.



In the classroom - 2008





Happy Birthday Rô.

Sábado, dia Internacional da Mulher, nossa amiga e fotógrafa Rô Ruvieri comemorou o início de mais um ano no planeta. Fomos tomar um café da tarde regado com muito bolo. Enquanto isto, o marido e o filho dela, estavam no campo assistindo a derrota do time deles. Saudações.

Protesto contra a falta de organização e respeito ao torcedor.
Matheus 3°A disse...
Profª venho através do seu blog falar que eu estou envergonhado com as pessoas que organizaram o jogo S. Paulo X Portuguesa que aconteceu aqui em Rib. Preto (osábado). Nos 3 últimos dias fui ao estádio para comprar o ingresso de estudante, que por sinal tenho direito, foi perca de tempo, cada dia era uma desculpa. Ontem voltei lá, poucas horas antes do jogo, tinha muitas especulações sobre ingressos, mas afinal os ingressos de estudantes estavam nas mãos de cambistas e de funcionários do estádio que vendiam por fora. Deu vergonha de ser brasileiro... Não fui ao jogo, ainda bem, já que meu time perdeu de 2 a 0.




Um comentário:

Anônimo disse...

olá teacher !!
o link do meu site é: www.elvispereira.v10.com.br !!!
me ajude ai por que eu tenho que receber 60 visitas no mes para meu site poder ficar no ar !!!
até mais !!
espero que goste do meu site !!

Elvis Alexandre 1ºC