terça-feira, 21 de outubro de 2008

Da Holanda para a Escola Jenny: livros + Desligo a TV

G´day mate!

“A felicidade é uma experiência ligada à sabedoria” Roberto Shinyashiki

Comentário.

Desligo a TV, não quero ver ou ouvir as notícias trágicas sobre violência de todos os lados, politica podre, economia manipulada por oportunistas, saúde deteriorada, fome, velhos pedófilos, jovens violentos, falta de água e no final o futebol como salvação de todos os males, afinal somos humanos e temos que esquecer os fatos concretos do dia-a-dia, não é?

Basta! Desligo a TV. Quero ser uma alienada neste planeta. Penso que terei chance de ser mais feliz sem assistir a tantas tragédias sem solução que a TV exibe e o sistema mantém.

Desligue a TV. Seja mais feliz!


Mande seu comentário ou sugestão. Clique na palavra COMENTÁRIOS


Cafeteria e Exposições.

Após visitar exposições pela cidade, é muiiiiiito bom finalizar com um belo café!



Quick News. (noticias rápidas)

1- ENDOMETRIOSE: Problema é ligado a doença do intestino.
Mulheres com endometriose têm mais chances de sofrer da síndrome do intestino irritável, como mostra uma pesquisa da Universidade de Surrey, no Reino Unido, realizada com 5.540 mulheres. "A coexistência das duas doenças exige tratamento rigoroso para reduzir riscos de subfertilidade", dizem os pesquisadores. Fonte: Folha de SP.

2- NEGRO DRAMA O grupo de rap Racionais MC's, tão avesso à grande mídia, é a estrela de uma nova campanha da Nike que tem o futebol de rua como tema. Fonte:Folha se SP.


Da Holanda para a Escola Jenny!

A história do projeto destes livros para a escola Jenny começou há mais de um ano quando minha amiga Catharina Broeksteeg trouxe à escola outras amigas holandesas e ao ao retornarem à Holanda comentaram a falta de livros em língua inglesa por aqui. Por lá o povo é muito solidário e teve então, o início de uma campanha para arrecadar livros e enviarem para nossa escola.

Assim conta Catharina como foi o processo:

"A iniciativa dos livros veio de uma amiga da minha mãe: Willemien Louwers. Ela colocou um anúncio bem pequeno no jornal regional lá na Holanda e daí vieram todos esses livros que ela foi pegar de carro nas casas das pessoas ou nas escolas públicas que doaram os livros.

Quando os livros não couberam mais no pequeno apartamento da Willemien, uma outra amiga da minha mãe, Zus de Wit, guardou-os por alguns meses na garagem dela. Entretanto, a minha amiga Wilma (que visitou a escola Jenny o ano passado -http://teacherelen.blogspot.com/2007/04/holandesas-visitam-nossa-escola.html - e que é diretora de uma escola na Holanda ( www.frenckencollege.nl ), conseguiu mais livros através da loja que vende livros para a escola dela, que se chama www.wertergroep.nl . Eles também doaram muitos livros.

A empresa Verma dos meus amigos Toon e Anita Verouden transportaram os livros até o container no porto para ser transportado da cidade de Veldhoven para Rib. Preto.
Chegando em Rib. Preto, os funcionários de Lagoa da Serra (Sertãozinho), Luis e Chico, ajudaram a transportar os livros ao seu destino final: Escola Jenny! "

Eu (Elen) completo as palavras que Catharina deixou de dizer:

A primeira leva de livros, Catharina trouxe via avião (duas caixas pesadas) e o marido dela ficou embasbacado com aquela determinação em ajudar nossos alunos. A quantidade era tão grande que o restante veio em um container juntamente com a mudança de um cidadão holandês, Vladimir, que veio para trabalhar por aqui. Eram tantos livros que ficamos imaginando onde colocaríamos todos, afinal há pouco espaço na biblioteca e ai?

Com a ajuda de uma galera de alunos que nunca diz não, começamos o processo de separação e os que não estavam em língua inglesa foram doados para outras instituições. Na biblioteca da escola surgiu então o cantinho do BRASIL-HOLANDA com uma bandeira desenhada pela aluna Danielle do 3C. Lá, foram colocados livros de vários autores de literatura e vários alunos já degustam desta oportunidade.

Nós, brasileiros, temos que aprender muito com esta questão do ajudar. Ajude, faça sua parte porque é bom. Não faça nada na espera de algo em troca. Mude sua mentalidade e você será, com certeza, um ser humano mais feliz.

Thank you very much you there in Holland. We won´t forget it!




A galera a mil na separação dos livros: o encanto do receber!

Espaço Biblioteca: abertura oficial com a presença de Catharina Broeksteeg .

5 comentários:

Unknown disse...

Elen, Puxa, que linda essa matéria sobre a doação de livros. A Catharina é mesmo uma pessoa muito especial. E quantas pessoas especiais e lindas existem naquele país de onde ela veio para ensinar com exemplos esses valores como que você menciona no texto. Adorei! Beijos Rita

Juliana Cassab disse...

Elen, que maravilha!!! Parabéns para vcs duas: Catarina e teacher. Bjos.

Anônimo disse...

eu to ali nas fotos!
rsrsrss'
=)

amei!
Bjo

Anônimo disse...

Nossa que legal!
olha eu queria aprender holandes, mas por aqui não há nenhum curso vcs poderiam me ajudar? tem algum livro que vcs me indicariam?

Parabéns pelo projeto! o mundo precisa de mais pessoas assim!

Anônimo disse...

Caros amigos brasileiros,

Veja o blog da nossa amiga Elen Arantes: http://teacherelen.blogspot.com/.

Finalmente aconteceu a inauguração da biblioteca holandês-brasileira.

Vocês fizeram a sua parte e ajudaram para realizar este projeto. Valeu. Heeeel hartelijk dank!

Como a Willemien mostra na foto: GO FOR IT!

Um grande abraço e beijo em nome da Elen e os alunos dela!

Catharina