segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Fazenda Educacional: S. Azul + Nós fomos de ônibus + Cultura Africana.



Hello you there.
Outra semana curta. Aproveite cada minuto.
Frase: "A inveja, a raiva e os insultos, quando não aceitos, continuam pertencendo a quem os carrega consigo."Provérbio zen

Para refletir:

O apagão da educação - Duas reportagens que merecem estar relacionadas. A primeira: pesquisa preliminar do governo de São Paulo mostra que mais de 70% dos alunos de 4ª série do Estado não são capazes de somar, subtrair, multiplicar e dividir. E 48,4% deles não sabem ler e escrever plenamente. O governo determinou que escolas da rede estadual terão 45 dias de aulas focadas especificamente em português e matemática no início do ano que vem, destaca O Estado.

E a sua conseqüência: estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que falta trabalhador qualificado para uma em cada quatro vagas com carteira assinada abertas pela indústria em 2007. O déficit de profissionais qualificados e com experiência é mais relevante nas indústrias química e petroquímica, produtos de transportes e mecânicos e extrativista mineral, listou o Ipea. Ao todo, faltaria mão-de-obra com qualificação e experiência para 123,3 mil vagas com carteira assinada abertas em 2007, noticia a Folha.

Bate-Papo Literário aborda poesias de Fernando Pessoa.

“Poemas Completos”, de Alberto Caeiro, será tema do Bate-Papo Literário que acontece na próxima terça-feira (13) na Saraiva Mega Store do Shopping Santa Úrsula, em Ribeirão Preto. O professor de língua portuguesa, Luiz Cláudio Jubilato, mantenedor do Criar Sistema de Ensino em Língua Portuguesa, conduzirá o evento a partir das 19h.
As discussões acontecem mensalmente e colocam em debate sempre uma obra literária exigida nos vestibulares. O bate-papo literário é uma parceria do Criar com a Saraiva. O evento é uma ação cultural aberta a toda comunidade, com entrada gratuita.
Poeta ligado à natureza, Caeiro é considerado o mestre entre os heterônimos de Fernando Pessoa. O livro é leitura obrigatória para vestibulandos da Fuvest e Unicamp, pois faz parte da lista unificada de livros das duas instituições.





Manifestação cultural africana abriu programação do Mês da Consciência Negra.







A abertura da programação aconteceu no último sábado, na Esplanada do Theatro Pedro II com a manifestação cultural africana Tambu/Jongo (grupo de Piracicaba). O Tambu ou Batuque de Umbigada é uma expressão de resistência da cultura negra de origem africana que os negros escravizados trouxeram para São Paulo na época que trabalhavam nas culturas de café e cana-de-açúcar. A manifestação foi popular no interior paulista nas festas juninas e do Divino Espírito Santo. Atualmente, os últimos grupos estão em Tietê, Piracicaba e Capivari. Os instrumentos são: Tambú - uma espécie de tambor feito de tronco oco de árvore; quinzengue - tambor mais agudo que faz a marcação rítmica do tambú e nele se apóia; as matracas - paus que batem no tambú do lado oposto do couro; guaiás - chocalhos de metal em forma de cones ligados.
O ator Giovani Lima da Silva realiza, no período de 15 a 19 de novembro, às 19h, Oficina de Teatro e Literatura, no Centro Cultural Orunmilá (rua Rafael Delfina, 43, Parque Industrial Tanquinho – fone 3021-4853).
Texto: Sec. municipal da Cultural. Fotos: Elen Arantes





A aluna Renata do 2D foi uma das 15 sorteadas com a camiseta da peça musical Tempo de Resistência.






Concurso Cultural Thermas de Olímpia.

Quer uma ganhar uma viagem para o Thermas de Olímpia em 07/12/20007?
Se sim, responda a pergunta: Em que país mora o Papai Noel oficial do Mundo?
Leia o regulamento publicado no post do dia 09 de novembro.


Nós fomos e voltamos de bus.

Em dois eventos recentes, a galera do Jenny utilizou os ônibus da Transerp. Geovanni tentou o oficio de cobrador ( profissão em extinção em nossa cidade ).







Visita à Fazenda Educacional em Serra Azul.

As teachers Luzimar ( biologia e ciências ) e Aureluce levaram um grupo de 50 alunos para passar o dia na fazenda. Lá eles fizeram trilha e com um guia receberam todas informações sobre o solo, plantas e animais que habitam a região. Também aproveitaram toda área de lazer que o lugar oferece. Desta forma, a turma pode ampliar o conhecimento e na pratica. Parabéns teachers.




Jéssica Ap. do 2A fotografou o passeio.
Valeu
!
******************************************************




















Nenhum comentário: