quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Texto: Ensinar a Pensar - Doe Sangue - Frase - Photos.


Hello Folks.

Nossa jornada por este planeta é um grande desafio. Na sociedade, no trabalho e será feliz aquele que sabe compartilhar.



Frase: "Vencer não é competir com o outro. É derrotar os seus inimigos interiores. É a própria realização do ser." Autor: Desconhecido



Que time é esse?


Se você for viciado em futebol , certamente vai adorar o desafio do novo joguinho do Flash Pops. Dessa vez é preciso acertar escudos de clubes de futebol brasileiros e de outros países. Boa sorte!




Banco de sangue de RP está com 30% da capacidade.

Os feriados estão provocando baixa nos estoques de sangue dos hemocentros. Em Ribeirão Preto, o banco de coleta está com apenas 30% da capacidade. Com o estoque de sangue baixo, pode haver comprometimento no abastecimento de hospitais de 187 cidades, número que equivale a uma população de R$ 4 milhões de habitantes. A gerente de captação, Sebastiana da Silva Bertoso, explica que para não haver risco de faltar sangue em alguma emergência, é necessário que a população compareça diariamente para fazer a doação de sangue. Ainda segundo Sebastiana, o Hemocentro está precisando de todos os tipos sanguíneos negativos, mas principalmente do O negativo e O positivo. “Pode doar quem tem de 18 a 65 anos de idade e que esteja bem de saúde. No caso de homens, sugerimos que ele pese mais de 50 quilos, e no caso das mulheres, mais de 52 quilos. Não há necessidade da pessoa vir em jejum”, explica. Para fazer a doação é necessário levar um documento oficial com foto. Em Ribeirão Preto há dois postos de coleta, um na Rua Tenente Catão Roxo, 2.501 e outro na Rua Quintino Bocaiúva, 470. Neste domingo (4), o horário de funcionamento vai ser das 7h às 14h30.



Photos - People na escola.






Ensinar a pensar - Não deixe de ler o texto abaixo.

"De pensar morreu um burro." "Quem pensa não faz"... Muitos ditos populares expressam um certo sarcasmo e um desprezo em relação ao pensar, revelando uma crença, alimentada há séculos, de que o pensar atrapalha, emperra a ação, é coisa de quem não tem nada para fazer.
Quando se trata, então, da filosofia, esse deboche vai ainda mais longe, afirmando que todo pensador não possui pé na realidade e vive numa torre de marfim. É certo que o tempo da reflexão conflita com a urgência do agir. Mas nem sempre todo agir é assim urgente e, na maioria da vezes, parar para pensar nos salva de decisões equivocadas e prejudiciais.
Pensar a respeito de alguma coisa ou de algum acontecimento é compreender os seus verdadeiros sentidos e significados. Um artigo publicado na Folha no dia 1º de outubro deste ano comentava o Saeb, exame federal de avaliação da aprendizagem de alunos do último ano do ensino médio. Mal alfabetizados, esses adolescentes, nas palavras do jornalista, "não conseguem, por exemplo, compreender o efeito de humor provocado por ambigüidade de palavras ou reconhecer diferentes opiniões em um mesmo texto".
Quem não sabe ler não sabe distinguir nem rir de fato, nem pensar. É presa fácil de mistificações e sujeições, obediente a tudo o que causar a impressão mais forte. O pensar, diz Sócrates, "abre os olhos do espírito". E isso quer dizer que a reflexão explicita mal-entendidos, desvela segundas intenções, percebe mentiras, desautoriza preconceitos, descobre manipulações... Em decorrência, sentimo-nos capacitados para escolher, dizer não, colocar limites, mudar a ordem das coisas, redefinir destinos, desarticular dominações... Em outras palavras, o pensar prepara nossa liberdade e nossa autonomia tanto quanto nos faz reconhecer as responsabilidades que nos cabem nas situações vividas.
Liberdade e autonomia, convenhamos, não são comportamentos muito bem-vindos na esfera político-social, porque ameaçam o poder vigente. E, na esfera da vida privada, a responsabilidade é, na maioria das vezes, temida e recusada pelas pessoas, porque cria encargos e compromissos. Liberdade, autonomia, responsabilidade?... O pensar põe em perigo. E, em grande parte, por isso mesmo, ele é estrategicamente convertido em objeto de escárnio. Ensinar a pensar. É esse o único projeto que poderia nos tirar do atoleiro de pobreza, de violência e de impotência em que vivemos. É um projeto cuja origem não está em nenhuma economia nem ideologia ou política oficial. Não precisa de equipamentos especiais nem depende da criação de uma secretaria do pensamento. É só uma atitude.
Ensinar a pensar, aprender a pensar.[...] A REFLEXÃO EXPLICITA MAL-ENTENDIDOS, DESVELA SEGUNDAS INTENÇÕES, DESAUTORIZA PRECONCEITOS, DESCOBRE MANIPULAÇÕES...
DULCE CRITELLI, terapeuta existencial e professora de filosofia da PUC-SP, é autora de "Educação e Dominação Cultural" e "Analítica de Sentido" e coordenadora do Existentia -Centro de Orientação e Estudos da Condição Humana

Um comentário:

Anônimo disse...

hello teacher...
hehe^^
e ai dor nas pernas???
rsrsrs...
amanhã vou comprar meu livro do Harry...que perfect!!!

bom t+...
kisses