¨

Have a wonderful week.
"Nossa sociedade, nosso povo, meu trabalho e meus ideais não são avaliados por bônus, mas sim pelo concreto da minha realização diária como pessoa e profissional".
Comentário.
Filme: Entre os muros da escola.
É um docudrama muito bom que aborda o tema sobre a relação: escola + aluno + professor = vida.
A história acontece em Paris, em uma escola da periferia onde a maior parte dos alunos são imigrantes de várias partes do planeta. Cada um com sua cultura, seus problemas familiares e sem perspectiva de futuro.
O filme não tem nada de happy end ou de que tudo dará certo, que vidas serão alteradas. Mostra que todos os envolvidos são seres humanos e que cometem acertos e erros. Como lidar com isto?
Para assistir a este filme, as pessoas tem que estar abertas a um outro olhar sobre a escola e para todos que estão lá. Os alunos do filme interpretam a si mesmos (são não-atores) e o professor François é o autor do livro (François Bégaudeau).
O grande desafio na França, USA e em países ricos é como preparar os imigrantes para a realidade do país, dar-lhes oportunidade de fazer a diferença para si mesmo. Já por aqui é a desigualdade social, a falta de uma politica pública para dar condições de uma boa escola para o aluno e para o professor.
A sala de aula deste filme tem muito em comum com as salas de aula do Brasil, de Ribeirão. Nossas vidas passam por ela. Como fazer com que valores, respeito, metas para um futuro legal para os jovens, o simples ato de saber ler e interpretar, a falta de apoio, as condições de trabalho, a participação da família e tantos outros fatores que estão criando a geração que ai está, mudem para fazer o concreto, sem experiências mirabolantes que estão distantes de nossa realidade?
Caso o objetivo não se espalhe com mais força e justiça, com certeza o preço será pago pela sociedade que trabalha duro, afinal as experiências educacionais que estão em curso ainda não apresentaram grandes modificações e como sabemos a cada mudança de governo novas experiências brotam e a gangorra continua.
Vá e assista ao filme para ter a sua opinião.
Em tempo.
Há cerca de três anos foi lançado um filme brasileiro, também docudrama, chamado PRO DIA NASCER FELIZ. O tema é a escola, os jovens e professores. Tem a escola pública e a particular. Fiz um trabalho com os alunos há dois anos no Jenny. Assistímos ao filme, debatemos a vida na escola pública e o que aquele grupo podia fazer para fazer valer a idéia de estudarem lá. Eles terminaram em 2008 o ensino médio, escreveram o nome deles na história da escola, afinal foram eles que eleveram o IDESP do Jenny. Vale a pena assistir ao filme.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Mande seu comentário ou sugestão.
Clique na palavra COMENTÁRIOS
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Comidinhas: massa apetitosa!
Calçada da Fama.








1- "Hora do Planeta" - mais de 80 países participaram deste evento organizado pela WWF (Fundo Mundial para a Natureza). Monumentos ao redor do planeta ficaram apagados por uma hora na noite do dia 28 de março.
Foi um ato simbólico, mas como eu já disse, é a hora de pararmos e pensarmos no que estamos fazendo com nossa casa GAIA. No final deste ano acontecerá na Dinamarca uma conferência mundial sobre as mudanças climáticas. Os povos de todos os países devem pressionar seus líderes a tomarem uma atitude positiva de proteção a mãe GAIA.
Você e sua família podem e devem participar. Uma atitude simples é trocar as lâmpadas por outras de baixo consumo.
Eu participo e você? Just do it!
TROTE: Terceiros A / B - 2009.