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Hi Folks!
George Orwell
Comentário.
Escolas Públicas no Brasil - parte I
Os jornais e outras mídias anunciaram o aumento de alunos que ingressam na USP cuja renda é superior a R$ 5 mil. Só por este número já sabemos que o maior número de alunos são de escolas particulares. Claro que há alguns alunos de escola pública e que até em percentual rende algum aumento, afinal novos cursos foram abertos e outros tiveram o número de vagas ampliadas. Ai acontecem as propagandas que nem sempre são os fatos verdadeiros e concretos.
Desde o ano passado há um projeto de avaliação do aluno da rede pública chamado PASUSP (em 2008 foi focado nos alunos do terceiro ano do E.M.) em que eles fizeram uma prova e conforme a pontuação tiveram um percentual de valor no vestibular da FUVEST. O que aconteceu foi que o número de alunos participantes foi baixíssimo e este ano o projeto seria ampliado para os primeiros e segundos anos do EM. Através destas avaliações os alunos iriam acumulando pontos. Ao final do E.M. na rede pública, ele teria um valor que seria valorizado no vestibular da FUVEST.
Com o fiasco do que aconteceu em 2008, o governo de SP, argumenta que não valerá a pena investir muito dinheiro no projeto. E ai? Penso que há muito o que se discutir sobre o assunto vestibular e universidades públicas.
O investimento, em minha opinião, deveria iniciar com um projeto lá na base: o ensino fundamental básico. Focado no aprender a escrever, interpretar, comunicar-se. Que o cidadão/aluno fosse estimulado a pensar. Já no E.M. um foco amplo no conhecimento com alunos com capacidade de opinar, argumentar, pois sabem escrever, ler e assim terão metas de vida.
Outro ponto fundamental é a participação com responsabilidade dos responsáveis pelos alunos. Hoje a participação familiar é baixa e muitas vezes repassadas para o outro.
Enquanto nos países em que a educação funciona, pois o E.F. e E.M. são públicos e para todos, as universidades podem ser pagas, mas todos têm a possibilidade de frequentar, pois há várias formas de bolsas de estudo.
Aqui no Brasil o processo é ao contrário. E.F. e E.M. público decadente, as universidade de melhor qualidade pública são, na grande maioria, para alunos que tiveram um aprendizado em escola particular.
Agora, será que a população brasileira que em sua grande maioria é formada por trabalhadores, tem a intenção de mudar isto? É só observar a organização dos jovens estudantes (sem organização) e dos políticos que o "povo" elege. Cito retorno à politica destes seres: Sarney, Renan Calheiros e Fernando Collor. Sem esquecer de Maluf e tantos outros. É o fim!
Pense na história que você está escrevendo. Alguém lerá??
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Em Sampa - parte II.
Um comentário:
geeeeeente como o tempo passa!!! to morrendo de xaudade da escola!!! olha por falar em 3ºB 2005 o Rafael (bió)ta gerenciando o supermercado aqui do bairro!!!!! mas ele ta muito metido!!!!!! quase nao trabalha!hehehe bjussss saudades!!! ah!! ellen da um bjao em todos os professores ok? assim que der eu passo aí!!!
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