terça-feira, 19 de maio de 2009

Virada Cultural: Terrão + Educação: o que é?

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Hello Everybody!

Comentário.

O que dizer dos locais escolhidos para a Virada Cultural?

O Teatro Municipal está localizado em um local de acesso mais fácil e com uma qualidade ao seu redor muito boa. O problema é o tamanho para eventos mais concorridos.

Agora o Parque de Exposições é horrível, sujo, abandonado e em uma distância que não há palavras para descrever. Acesso fácil? Só para quem mora por lá.

Para início de conversa não há placas colocadas pela prefeitura indicando onde fica o local. Nenhuma sinalização (a prefeita só coloca placas nas estradas pedindo novas empresas). De cara você já paga $10,00 para estacionar o carro em um local descoberto, na terra e de acordo com os funcionários o dinheiro do estacionamento vai para a organização do evento, ou seja, governo municipal. Será que a prefeitura não podia ter deixado de cobrar o estacionamento? Claro que não: a gula é demais.

Fazia um looooooooooongo tempo que eu não visitava aquele local e digo: foi um choque. ABANDONO é pouco para descrever. E os vendedores de coxinha?? Eu fui para ver a Orquestra de Laptop de SP e dava para contar quantas pessoas tinham e o pessoal da limpeza estava limpando o campo. Um sol de torrar qualquer ser humano e nós lá esperando a orquestra. Após duas músicas eu percebi que tinha sido tempo e $ jogado fora.

Será que alguém de bom senso, que realmente é de RP, que conhece a cidade e a população pode explicar como a prefeitura faz este evento por lá? São tão ruins em buscar outros lugares que facilite a ida do público e diversifique os locais? Tem que confinar as pessoas lá naquele lugar? Não me venham dizer que esta Virada foi um grande sucesso.

A secretária Adriana Silva precisa rever estes conceitos de locais. Tudo bem que para um grande show é viável aquele local, mas para um evento como este, para apresentações menores e em horários no período da manhã ou tarde??!! A praça 7 de Setembro não merece algo assim? E a San Leandro? O Parque Tom Jobim?

Poucas atrações foram realmente atraentes. Parabéns ao pessoal da terrinha, Dança Vida, eles sim merecem aplausos e olha que no inicio poucos deram apoio. Beleza de apresentação.

Espero que para o evento da Virada Esportiva, a organização da prefeitura seja mais coerente e possibilite a participação de toda cidade em locais práticos e de fácil acesso.

Se em 2010 acontecer a Virada Cultural por aqui, espero que em novos locais e que ouçam a opinião verdadeira que é da população e não do "achismo" de quem nem aparece nos eventos.


Cafeteria em Ribeirão.

Ótima novidade na Bandpães. Agora há um sinal para chamar o garçom e assim você não precisa ficar minutos e mais minutos aguardando para ser atendida(o). Cool!


CLICK NEWS.

Arte e crime - 14 - 5 - 2009
Opinião - Jornal A Cidade - RP

Reportagens na edição de ontem (13-5) do A Cidade mostram situações adversas envolvendo arte, cultura e educação. De um lado, a música e rimas na luta contra a criminalidade e pela inclusão. Do outro, a triste realidade nas escolas, a marginalidade que toma conta das salas de aula.

A escola, um dos pilares da arte, da cultura e educação, vira palco da violência. Brigas entre alunos, ameaças contra professores são comuns, conforme mostra reportagem de Jucimara de Pauda. Em uma unidade aberta este ano, há casos como a de um aluno que levou uma faca para a aula e nesta semana uma professora teria sido ameaçada por um estudante.

Para o caso mais recente, a Secretaria de Estado da Educação responde que não houve agressão no ambiente escolar e que partiu da professora a iniciativa de registrar a ocorrência.

Fica a pergunta: vamos aguardar novas ameaças antes que ocorra algo mais grave ou buscamos alternativa para evitar que algo pior aconteça?

Já na reportagem de Régis Martins, também sobre arte e criminalidade, alternativa é o que foi buscada como forma de recuperação e inclusão. Jovens internos da Fundação Casa (antiga Febem) formaram grupos de rap em um festival realizado no Teatro Municipal de Ribeirão Preto.

Nos dois casos, uma inversão: no ambiente de aprendizado e arte, o crime começa a ganhar espaço. No ambiente em que a criminalidade impera, é a arte que surge como esperança de vida.São exemplos adversos que mostram uma conclusão: a arte como alternativa.

No segundo caso, ela atravessa os muros. No primeiro, fica evidente a necessidade de que ela seja disseminada na comunidade.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Frases da Semana:

Disse uma mãe ao Jornal A Cidade após agredir um professor:
"Nesta escola, eles também não educam os alunos.”

Disse EMÍLIO ODEBRECHT na Folha de SP:
"Constatei, também, ao analisar o teor daquilo que me escrevem, que os leitores quase sempre endossam a ideia de que educar é dever básico dos pais e mães, aos quais cabe cuidar da formação do caráter dos filhos desde pequenos e da fixação de princípios que os acompanharão ao longo da vida. Ou seja: a educação na família é o fundamento; na escola, é o complemento."

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Dança Vida: Deu certo.

Recomendo para uma próxima oportunidade que você assista a apresentação do Dança Vida. Excelente! Os nomes destas perfomances são Onde Acabo, Onde Começo? e Solto.

A ONG Dança Vida tem no seu projeto o foco em jovens da periferia.




Quem esteve por lá: Ana Carolina, Roberta e o pai Ricardo.

Virada Cultural no Parque de Exposição:
Um horror de lugar.

Terrão, lixo, abandono e pouco público (11hs.)
Apresentação da Orquestra de Laptop de SP e o público presente.



Mande seu comentário ou sugestão.

Clique na palavra COMENTÁRIOS
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨


6 comentários:

Anônimo disse...

adorei te encontrar bjos Ana*

Anônimo disse...

Elen,
Muito pertinentes seus comentários sobre os locais para realização de eventos em Riberião Preto. A população precisar ter acesso aos eventos culturais e há locais mais apropriados para a realização como os parques e as praças mais centralizaados e até mesmo nos bairros. Compactuo da mesma opinião que você. Quem sabe alguém nos ouça e ouça os apelos da população que deseja participar dos eventos e não pode em razão de serem realizados em locais de dificil acesso ou inadequados ao tipo de apresentação. Beijos

Giovanni 3°C 2008 disse...

Oiii teacher, td bom????
Vendo seus comentários sobre a virada cultural, tenho alguns a fazer...
No sábado fui ao municipal para assistir a apresentação de malabarismos e a peça de teatro "O Espelho" de Machado de Assis.
Não fui muito confiante com a presença do público pelo horário, porém me surpreendi com a grande quantidade de pessoas que encontrei e tambem a qualidade das apresentações, principalmente do teatro, com uma bela e honrosa organização e respeito pela arte no país...

Thais disse...

Elen, estou agradecida por me manter informada das aberrações e/ou noticias tão importantes... Sem você eu quase saberia de nada. Em casa, é afazeres e na TV? Só DVDs infantis por ora. Ainda bem que ainda recebo revistas para ficar um pouco mais informada e tenho você... Kisses...Thais

Anônimo disse...

olá teacher lembra de mim?
thaís 3b 2007 passei para deixar um bjão e dizer que estou muito feliz por vc ter continuado o projeto do blog o que é bacana porque leva a nossa escola a varios lugares do mundo num mundo hoje cada vez mais globalizado e conectado a rede bom espero que tudo de bom ocorra com nosso colegio pois tenho muito orgulho de dizer que minha formação escolar e cultural ocorreu lá
bom se precisar de alguma coisa já sabe é só contar bjão de sua ex aluna e eterna amiga thathá

Anônimo disse...

oi teacher voltei mas agora para falar da reforma ortografica da língua portuguesa eu fiz uma brincadeirinha espero que goste:
reforma ortografica
veja so que coisa louca;
essa nobre decisao
muda a letra na escrita
mas na fala nao muda nao
se antes escrevia linguica
tiro trema para simplificar
mas prefiro no churrasco
com salada,arroz e guaraná
o que antes escrevia
hoje nao é mais usado
nao precisa ter acento
veja o paraquedas que engracado
na reforma das palavras
o meninos esperto fica ligado
corra logo troque sa letras
cuidado para nao compor errado
bjão de sua ex aluna thathá