sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Chuva + Smart + Trilha em Paris + Na Calçada

G´day Mate!

Os filmes continuam atrasados em termos de lançamentos por aqui. Chegam "Up in the Air" (O Amor não tem Escalas) com George Cloney e deve ser visto. O outro é do diretor Pedro Almodovar, "Abraços Partidos" com Penélope Cruz.

Um filme muito comentado e que deverá ser indicado ao Oscar, não foi lançado nos cinemas por aqui na época (vão fazê-lo agora) e já está em DVD é o "Hurt Locker" (Guerra ao Terror) que tem no elenco Ralph Fiennes.

*****************************

Comentário.

Nos últimos tempos, o Brasil perdeu pessoas tão dignas que faziam com que nos sentíssemos prazer de ser brasileiro. Quando eles partiram, um fato era concreto: faziam o que amavam fazer e fizeram muito por tantos que aqui estavam. Assim quando eles partem, fica um enorme vazio e talvez porque dos milhões de brasileiros, muitos querem aparecer e pouco fazer.

Será que as pessoas querem fazer e não sabem como? É tão complicado fazer algo do BEM? É necessário publicidade quando se faz algo legal? Nós, pessoas comuns, assistimos comovidos o que a TV ou jornais nos mostra sobre as tragédias, a fome ou o abandono. E dai? Daqui a pouco, aparece algo novo e alegre, tudo passa.

Talvez seja este o momento, inicio de ano, de década, de virada no jeito de sermos como povo brasileiro. Copiamos tanto dos Estados Unidos, mas nunca copiamos o que eles fazem de bom. O povo americano sempre ajuda, faz parte do currículo escolar, faz parte da vida do cidadão. Não precisa esperar uma tragédia para ajudar.

Há tanto para se fazer como em uma creche, em um lar de idosos, pessoas em hospitais, arrecadação de alimentos, ajuda para crianças com dificuldade, abrigo de animais, a natureza e tantas outras formas de ajuda.

Pense, não importa quem você seja ou onde você está, VOCÊ pode fazer a diferença. É uma questão de saber por que você está no planeta. Não fique impressionado(a) apenas com o TER, faça algo D+.

Pessoas que partiram tão de repente:
Ayrton Senna (1994 - morto em acidente na pista de IMOLA), Sérgio Vieira de Mello (2003 - membro da ONU e morto em atentado no Iraque) e agora, Zilda Arns no terremoto do Haiti. O que eles tinham em comum? Morreram fazendo o que amavam e todos eram honestos, amavam o Brasil. Faziam a diferença.


**********************************

Instituto Ayrton Senna.

O IAS, muito bem administrado por Viviane Senna, é uma entidade muito respeitada aqui e no exterior. O investimento que o instituto faz na educação é primordial para o desenvolvimento de milhares de crianças brasileiras. Como participar? Associe-se ao cartão de credito do IAS e toda vez que você utiliza-lo, um a porcentagem será destinada ao instituto.

Mande seus COMENTÁRIOS (clique na palavra COMENTÁRIOS )

6
País perde 12 posições em ranking de educação.
Fonte: Folha de São PauloDA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Brasil perdeu 12 posições no índice de educação feito pela Unesco, o braço da ONU (Organização das Nações Unidas) para a educação e a cultura.A queda, do 76º para o 88º lugar entre 128 países, ocorreu principalmente em razão da piora no índice de crianças que chegam até a quarta série. Segundo a Unesco, de 80,5%, em 2005, o percentual caiu em 2007 para 75,6%.Com isso, o IDE (Índice de Desenvolvimento Educacional) do Brasil, caiu de 0,901 para 0,883 em uma escala de 0 a 1, o menor entre todos os países do Mercosul. Isso mantém o país em um patamar considerado mediano pela Unesco.

O IDE é composto pelas taxas de alfabetização de adultos, igualdade de gênero, matrícula na educação primária e sobrevivência na escola até a quinta série -no caso do Brasil, foi considerado o dado relativo à quarta série.Os primeiros lugares ficaram com Noruega, Japão e Alemanha. Os últimos, com Etiópia, Mali e Niger, todos no continente africano.

Repetência
Um dos piores indicadores brasileiros mostrados pelo relatório é a repetência.Com 18,7% de taxa de reprovação no ensino fundamental no ano de 2005, de acordo com o relatório, o Brasil só perde nesse quesito para 13 países que fazem parte da África subsaariana.No dado mais recente, relativo a 2007, essa taxa estava em 12,1% segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao Ministério da Educação.

Em relação ao investimento em educação, o Brasil gastava em 2005 menos de um quarto do que os países considerados como desenvolvidos: US$ 1.257 por aluno contra US$ 5.312 por aluno.O coordenador da Unesco no Brasil, Paolo Fontani, ressaltou a alta taxa de repetência, mas avaliou que o Brasil se saiu bem no relatório ao ter sido bem avaliado no combate ao analfabetismo e na distribuição de recursos, como o Fundeb -fundo que recebe recursos da União, Estados e municípios e viabiliza o financiamento da educação em locais mais pobres.

Procurado para comentar o relatório, o Ministério da Educação afirmou que está analisando os números mas que, de qualquer forma, todos eles se referem ao período anterior ao lançamento do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), o chamado "PAC da Educação", que ocorreu em 2007.


Pelas ruas de Ribeirão: com chuva!





Na calçada!

Qualquer cidadão comum que estacione o carro sobre a calçada ou atrapalhe o trânsito, fica sujeito a multa. Agora, carros da policia podem, não era caso de urgência ou qualquer coisa do gênero e nada acontece. Era apenas inscrições de interesse pessoal. Assim dirigem os que deveriam fazer o certo.


O Smart!

Na Europa o Smart já faz parte do cotidiano das pessoas. Pequeno e pratico para o transito engarrafado das cidades. Ele já chegou ao Brasil e por aqui circula por várias ruas. O problema é o preço salgado.




Trilha Urbana em Paris.




j
*****
kk

2 comentários:

Maria Eduarda disse...

Olá
Muitas saudades...
Sempre leio seu blog, acho muito interessante seus comentários, e um que não me passou despercebido foi em relação ao que os policiais fazem, atendem celular, andam sem o cino de segurança e como flagrados por você estacionar em cima da calçada.
Aprecio muito seu trabalho...

Beijos de sua ex-aluna que te ama muito!!!!

Ellen disse...

Olá Elen, adoramos seu blog, seus textos são ótimos, vc escreve muito bem, parabéns!!!
bjs,
www.viagemafora.blogspot.com