sábado, 16 de junho de 2012

Rio+20 e nós? + Bike + Parque M. Biagi + Piazzolla


G´day Folks!

Comentário.

Rio+20 e nós?

Desde segunda-feira e segue pela próxima semana, o Brasil e a cidade do Rio de Janeiro é o foco de uma discussão muito importante para o futuro do planeta TERRA: a Rio + 20.

Entre idas e vindas, boa parte dos brasileiros nem sabem o que é este evento. O que é lamentável, pois deveríamos ter uma participação muito maior em nossas manifestações e ações do dia-a-dia em tudo que se refere ao bem-estar do planeta e como consequência de todas as especies.

Assim como na ECO 92, varias ONGs, comunidades, empresas e claro, os ditos governantes de cada respectivo país (são 193 participantes conforme disse a ONU) com suas ideias e visão do que é bom para o planeta. Há também o império dos interesses e isto trava as negociações para dias melhores, afinal ninguém quer perder dinheiro e em pleno século XXI o dinheiro fala sempre mais.

A geração de hoje deixará um estrago muito grande para as futuras gerações que terão muitas dificuldades para viveram na TERRA se atitudes de comprometimento não forem tomadas. TODOS têm sua parcela a fazer. Dos países ricos aos em desenvolvimento.

Não há como repor o que já foi extinto no planeta. A temperatura aumentou e não há como diminuir. O que podemos fazer? É tentar manter assim e para isto devemos começar já. O processo é longo e há os sacrifícios. Coisas básicas que cada um pode começar a fazer: usar mais a bicicleta, diminuir a utilização de sacolas plásticas, comprar produtos reciclados, cobrar das prefeituras um melhor transporte coletivo, verificar os produtos vendidos por empresas como a origem, usar a água racionalmente e por ai vai. Atitudes que vem de uma educação familiar com complemento no conhecimento escolar.

Será que ainda há esperança para o dito SER HUMANO? O que nós fazemos de útil? Façamos valer.


Comidinhas por Ai!





Manhã no Parque.


Parque Maurilio Biagi é um dos parques bem cuidado em RP. com segurança, áreas de lazer e esportes, academia, lanchonete e muito mais. é uma pena que há parques ainda em total abandono na cidade.



Vamos de Bike?

Umas das formas mais cool de se locomover é de bike. Fácil de estacionar, não polui, muitas vezes chega antes que um carro e exercita o corpo.

O grande problema de Ribeirão Preto é a falta de ciclovias e a não consciência dos motoristas para com os ciclistas que andam corretamente.

É necessário criar condições para que este meio de transporte cresça e com segurança.



OSRP: 20 anos sem Piazzolla.


Neste sábado a nossa OSRP apresentará um concerto em homenagem a Piazzolla.

“1992 – 2012: Vinte anos sem Astor Piazzolla”
Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
Bandoneón solista: Peter Soave
Narrador, pianista, regente: Gian Luigi Zampieri

Astor Piazzolla (1921 – 1992)
"Alevare", prólogo da ópera-tango "Maria de Buenos Aires", para narrador e orquestra (1968) *
"Fuga y Misterio", interlúdio instrumental da ópera-tango "Maria de Buenos Aires" (1968) *
"Oblivion", tema do filme "Enrique IV" (Marco Bellocchio/Marcello Mastroianni) para bandoneón e orquestra (1984) *
"Tangazo", poema sinfônico para orquestra (1977) ***
"Fugata", da Suíte "Silfo y Ondina" (1969) *
"Canción de las Venusinas", para narrador, bandoneón e orquestra (1970) *
"Meditango", para bandoneón e orquestra (1974) *
"Fuga 9", da Suíte "Tres Minudos com la Realidad" *
"Libertango", para bandoneón e orquestra (1974) *
"Adiós Nonino", poema sinfônico para piano e orquestra **
"Violentango", para bandoneón e orquestra (1974) *
* arr. G.L.Zampieri   ** arr. José Bragato/G.L.Zampieri   *** original
Detalhes sobre o Peter Soave (em inglês): http://www.petersoave.com/

Ingressos:
Plateia e Frisas: 40,00 Inteira e 20,00 Meia
Balcão Nobre: 30,00 Inteira e 5,00 Meia
Balcão Simples: 20,00 Inteira e 10,00 Meia
Galeria: 10,00 Inteira e 5,00 Meia
Classificação 10 anos



Programação da OSRP para o mês de Junho 2012
Regente-convidado Gian Luigi Zampieri
 ggggggggggggggggg
Série “Concertos Internacionais”
Dia 16 de junho    Theatro Pedro II  21h  

Série “Juventude Tem Concerto" 
Dia 17 de junho   Theatro Pedro II  10h30 grátis
ggggggggggggggggggg
Concerto do Aniversário da Cidade
Dia 18 de junho Theatro Pedro II  21h  grátis
Abertura: Márcio Coelho e Ana Favareto
Participação: Verônica Ferriani e Orquestra Sinfônica de Ribeirão

Concerto Aniversário da Cidade
Dia 24 de junho
Participação: Coro da Escola de Canto Coral da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto
Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto   20h  grátis

Concerto de 16 anos da Reinauguração do Theatro Pedro II Francis Hime, Olivia Hime e Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto  Dia 30 de junho   Theatro Pedro II  21h 
Ingressos
Plateia, Frisas e Balcão Nobre: 80,00 Inteira e 40,00 Meia
Balcão Simples: 60,00 Inteira e 30,00 Meia
Galerias: 40,00 Inteira e 20,00 Meia
ggggggggggggggggggggg

** Textos Interessantes **
jjçççççççççççjjjjjjjjjjjjjjkkkkkkkkkkkkkkjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
Nesta coluna, publicarei alguns textos (ou videos) escritos por diferente autores, sejam eles conhecidos do público ou pessoas comuns, mas com uma bela sabedoria para escrever sobre assuntos que valem a pena ser lidos para uma reflexão do que acontece em nosso planeta.


Dos jovens do futuro
MARINA SILVA - Folha de SP 15/6/2012

Em 1988, ano em que seria assassinado, Chico Mendes retornou ao Acre depois de uma viagem e escreveu, ainda no avião, uma carta endereçada aos jovens do futuro. Imaginava outro mundo possível, depois de um passado de dor e sofrimento. Como estariam os pais daqueles jovens do futuro? Não custa sonhar...

Junho de 2092. Comemoramos os cem anos da conferência do Rio de Janeiro, que aprofundou os debates e acordos internacionais para deter o aquecimento global e os grandes desastres ambientais que ameaçavam o equilíbrio do planeta e as condições que promovem e sustentam a vida.

Durante vinte anos, obtivemos poucos avanços e os problemas se acumularam. Até que, em 2012, no Rio de Janeiro e espalhada pelo mundo inteiro, a sociedade, em toda a sua diversidade, fez escutar suas vozes de alerta e escolheu fazer uma guinada na civilização que começou quando os representantes dos governos, reunidos na Rio+20, assumiram suas responsabilidades diante do futuro.
Reconheceram, no relatório divulgado pela Agência da ONU para o Meio Ambiente, que tinham falhado em quase todos os acordos e metas que haviam assumidos naqueles vinte anos desde a primeira conferência no Rio. Fizeram uma revisão dos 90 pontos do acordo e se comprometeram a retornar aos seus países com a decisão de corrigir o atraso.


Em seguida, divulgaram um documento fortemente influenciado pelo alarme emitido pela ciência e pelas manifestações da juventude, de povos indígenas, populações tradicionais e militantes da causa ambiental daqueles dias, estabelecendo metas e ações para o desenvolvimento sustentável -que passaram a orientar os governos em suas legislações, acordos regionais, programas e financiamentos internacionais de projetos de desenvolvimento.

Reorientados e com a intensa militância civil, os países encontraram o caminho para superar a crise financeira que os ameaçavam, investindo na recuperação do ambiente e na promoção social, criando novos bens e serviços, o que deu início ao boom virtuoso que salvaguardou a continuidade da vida e o futuro da humanidade.

Mudaram-se, assim, os hábitos, as modas, as técnicas de produção e as tendências de consumo. As pessoas se desintoxicaram de suas arrogâncias e certezas, perceberam-se cada vez mais dependentes umas das outras, desarmaram-se para reconhecer que também podiam ser fortes na fragilidade.

Sonho? Talvez não, se os jovens do futuro fizerem ecoar seu clamor através do tempo, para que seus avós, em 2012, saibam que isso pode ser real.





























Nenhum comentário: