sexta-feira, 1 de junho de 2012

Cultura em Ebulição + Gullar + Gal Costa + Mv. Bill + Pó de Café

iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Hi Everybody!

Comentário.

Cultura local em ebulição.

Circulando pela Feira do Livro de RP, observo que a área cultural de artistas locais da cidade está em plena ebulição em todas as áreas: da música ao teatro, das artes plásticas a fotografia, da poesia a literatura, da dança e todos os estilos culturais.

Se os responsáveis pela cultura na cidade, que passa pela prefeitura, organizações e empresas, souberem investir e apoiar os artistas, a cidade em breve, poderá ser chamada verdadeiramente de Capital da Cultura.

Para que isto permaneça sólido é necessário aproximar o povo da arte, expandir os eventos por toda Ribeirão e durante o ano todo. Tudo isto, com qualidade e investimento. Muitas vezes, a prefeitura inicia algo e com o passar do tempo a ideia se apagar e nada acontece.

Há tantos espaços que deveriam ser invadidos pela cultura e bairros que nada têm para os jovens. As promessas foram muitas, mas pouco foi feito e a fatia destinada à cultura continua limitada. Por que não realizar um projeto logo após o término desta Feira do Livro já preparando os jovens para a próxima? Indo até os bairros em que vivem e apreciando ali as artes em geral. Conhecimento é  mais que necessário para entender algo e isto é dever dos nossos governantes.

"A gente não quer só comida A gente quer comida Diversão e arte A gente não quer só comida A gente quer saída  Para qualquer parte..." (Titãs)


Eventos na Feira do Livro 2012

Conferência com Ferreira Gullar.

O poeta, de 81 anos, lotou o Theatro Pedro II cujas pessoas estavam ansiosas para ouvi-lo. Gullar disse que a poesia não está valendo muito no mercado, mas que há outras coisas no mercando que também não valem nada. Falou da influência de Carlos Drummond de Andrade na sua obra e relembrou fatos de sua própria história.


Teatro: "22 - Semana de Arte Moderna"

O movimento que marcou uma geração e influênciou mudanças na arte e cultura no Brasil, foi retratado no espetáculo teatral com Ayrton Salvanini.


Mande seus COMENTÁRIOS  clique na palavra COMENTÁRIOS selecione NOME/URL
ggggggggggggggg
Show: Pó de Café e Vânia Lucas

Grupo com uma marca bem registrada em Ribeirão, realizou um ótimo show que agradou a todos os presentes com músicas próprias e de grandes compositores brasileiros.


Show - Gal Costa

Com um atraso de 35 minutos, Gal subiu ao palco cantando músicas de seu último CD. Toda de preto, sem um sorriso e com um tom de luz fúnebre, Gal não empolgou logo de inicio. Após a terceira canção, cantou algo de seus trabalhos anteriores e o público pode então, cantar junto.



Street Dance

O espaço do Estúdio Kaiser foi palco de várias apresentações de grupos de RP e região com o estilo Street Dance.



Salão de Ideias com Mv. Bill

Os jovens lotaram o espaço do Estúdio Kaiser para o salão com Mv. Bill que é um dos fundadores da ONG Central Única das Favelas. Lançou FALCÃO - Meninos do Tráfico e Cabeça de Porco.

O músico disse que somente com educação o Brasil poderá mudar e diminuir a desigualdade social. Falou que as cotas são necessárias, mas que não devem ser para sempre e que para isto é necessário uma educação de qualidade para que todos tenham a mesma oportunidade.


ggggggggggggg
gggggggggg
** Textos Interessantes **
jjçççççççççççjjjjjjjjjjjjjjkkkkkkkkkkkkkkjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
Nesta coluna, publicarei alguns textos (ou videos) escritos por diferente autores, sejam eles conhecidos do público ou pessoas comuns, mas com uma bela sabedoria para escrever sobre assuntos que valem a pena ser lidos para uma reflexão do que acontece em nosso planeta.

A imprensa que estupra - parte 1
ELIANE BRUM - Revista Época

A repórter que condenou e humilhou um suspeito não é exceção. O episódio mostra a conivência histórica entre parte da imprensa, da polícia e do sistema penitenciário na violação dos direitos de presos pobres (ou presos e pobres)

– Não estuprou, mas queria estuprar!

A frase foi dita pela repórter Mirella Cunha, no programa “Brasil Urgente”, da Band da Bahia, a um jovem de 18 anos, preso em uma delegacia desde 31 de março. Algemado, ele diz que arrancou o celular e a corrente de ouro de uma mulher, mas repete que não a estuprou. Na reportagem, a jornalista o chama de “estuprador”. Pergunta se a marca que ele tem no rosto é resultado de um tiro. Ele responde que foi espancado. A repórter não estranha que um homem detido, sob responsabilidade do Estado, tenha marcas de tortura. O suspeito diz que fará todos os exames necessários para que seja provado que ele não estuprou a mulher. Ele não sabe o nome do exame, não sabe o que é “corpo de delito” e pronuncia uma palavra inexistente. Ela debocha e repete a pergunta para expô-lo ao ridículo. Ele então pronuncia uma palavra semelhante à “próstata”. A jornalista o faz repetir várias vezes o nome do exame para que ela e os telespectadores possam rir. Depois, pergunta se ele gosta de fazer exame de próstata. No estúdio, o apresentador Uziel Bueno diz: “Tá chorando? Você não fez o exame de próstata. Senão, meu irmão, você ia chorar. É metido a estuprador, é? É metido a estuprador? É o seguinte. Nas horas vagas eu sou urologista...”.
ggggggggggggggggg
A chamada da reportagem era: “Chororô na delegacia: acusado de estupro alega inocência”. A certa altura, a jornalista olha para a câmera e diz ao apresentador, rindo:

– Depois, Uziel, você não quer que o vídeo vá pro YouTube...

Ela tinha razão: o vídeo foi postado no YouTube. A versão mais curta dele já foi vista por quase 1 milhão de pessoas. Aqui neste link, se quiser, você pode assistir a uma versão um pouco mais longa, de quase cinco minutos.

O vídeo foi divulgado nas redes sociais, na semana passada, com grande repercussão e forte pressão por providências. Um grupo de jornalistas fez uma carta aberta: “A reportagem de Mirella Cunha, no interior da 12ª Delegacia de Itapoã, e os comentários do apresentador Uziel Bueno, no estúdio da Band, afrontam o artigo 5º da Constituição Federal: ‘É assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral’. E não faz mal reafirmar que a República Federativa do Brasil tem entre seus fundamentos ‘a dignidade da pessoa humana’. Apesar do clima de barbárie num conjunto apodrecido de programas policialescos, na Bahia e no Brasil, os direitos constitucionais são aplicáveis, inclusive aos suspeitos de crimes tipificados pelo Código Penal”.

E, mais adiante: “É importante ressaltar que a responsabilidade dos abusos não é apenas dos repórteres, mas também dos produtores do programa, da direção da emissora e de seus anunciantes – e nesta última categoria se encontra o governo do Estado que, desta maneira, se torna patrocinador das arbitrariedades praticadas nestes programas”. Em 23/5, o Ministério Público Federal abriu representação contra a jornalista. Em nota, a Band afirmou que tomaria “todas as medidas disciplinares necessárias” e que “a postura da repórter fere o código de ética do jornalismo da emissora”.

Em visita ao suspeito, a Defensoria Pública assim o descreveu: “É réu primário, vive nas ruas desde criança, apesar de ter residência em Cajazeiras 11. Tem seis irmãos, é analfabeto e já vendeu doces e balas dentro de ônibus. Ao ser questionado sobre como se sentiu durante a entrevista, ele diz: ‘Eu me senti humilhado, porque ela ficou rindo de mim o tempo todo. Eu chorei porque sabia que eu iria pagar por algo que não fiz, e que minha mãe, meus parentes e amigos iriam me ver na TV como estuprador, e eu sou inocente’”.

A reportagem é um exemplo de mau jornalismo do começo ao fim. E, para completar, ainda presta um desserviço à saúde pública, ao reforçar todos os clichês e preconceitos relacionados ao exame de próstata. Por causa dessa mistura de ignorância e machismo, homens demais morrem de câncer de próstata no país. Os abusos cometidos pela repórter e pelo apresentador foram tantos, porém, que esse prejuízo passou quase despercebido.

Muitos passam mal ao assistir ao vídeo porque o que se assiste é uma violência sem contato físico, sem marcas visíveis. Uma violação cometida com o microfone e uma câmera, exibida para milhões de pessoas, contra um homem algemado (e, portanto, indefeso), sob a responsabilidade do Estado, que, em vez de garantir os direitos do suspeito, o expõe à violência.

O suspeito é humilhado por algo que deveria ser uma vergonha para o Estado e para todos nós: a péssima qualidade da educação. E, no caso dele, o analfabetismo de um jovem de 18 anos no ano de 2012, na “sexta economia do mundo”. Ao afirmar que o rapaz era um estuprador, a repórter colocou em risco também a vida do suspeito, já que todos sabem – e muitos toleram – o que acontece dentro das cadeias e prisões com quem comete um estupro.

A repórter e o apresentador, porém, são apenas a parte mais visível da rede de violações. Estão longe de serem os únicos responsáveis. Para que esse caso se torne emblemático e para que a Justiça valha é preciso que todas as responsabilidades sejam apuradas, a começar pela do Estado. Tanto em permitir que alguém sob sua custódia fosse exibido dessa maneira, e possivelmente contra a sua vontade, numa rede de TV, quanto nas marcas de tortura no seu rosto. As marcas e o relato de espancamento, aliás, seriam objeto da apuração de qualquer bom jornalista. No caso, não suscitaram nenhuma surpresa.

Eliane Brum, jornalista, escritora e documentarista. Ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais de reportagem. É autora de um romance - Uma Duas (LeYa) - e de três livros de reportagem: Coluna Prestes – O Avesso da Lenda (Artes e Ofícios), A Vida Que Ninguém Vê (Arquipélago Editorial, Prêmio Jabuti 2007) e O Olho da Rua (Globo). E codiretora de dois documentários: Uma História Severina e Gretchen Filme Estrada. elianebrum@uol.com.br




































Nenhum comentário: