terça-feira, 5 de junho de 2007

Dia da Mother GAYA + Photos 2 A





Hello..... Há 15 anos eu estive na ECO 92, que aconteceu no Rio de Janeiro. Foi uma experiência fantástica. Um evento com todos os chefes de estado do mundo, ONGs e entidades que desejavam mudar o planeta. Muita coisa boa rolou depois disto, mas a emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente continuam. A população aumentou, o consumo, a destruição de nossas florestas, animais, rios. A natureza reclama: fortes chuvas, terremotos, frios intensos, fome, calor e nós, vamos ficar só espiando como nesses Big Brothers? Eu quero você nesta luta.

Folks, hoje é um dia muito importante. É momento de pensarmos sobre o que estamos fazendo com a nossa casa, o Planeta Terra. Quando chegamos, ela nos recebeu de braços abertos e contava com nossa ajuda para que a cada dia novos habitantes pudessem viver e receber todas as belas coisas que a GAYA ( terra na língua dos aborigenas ) nos oferece. Nosso lar é aqui. Definitivamente não teremos para onde ir. Seu filho pagará um preço muito alto pelo que fazemos hoje. Não espere do governo, não espere dos políticos, não espere de nínguem, faça você e faça valer sua vida por aqui.

Galera: O que você pode fazer?? Leia as dicas abaixo.

Imagine viver em lugar descuidado, com lixo mal cheiroso por todo o lado e, o que é pior, insuportavelmente quente, sem água e com pouco oxigênio para respirarmos. Pois então, por mais pessimista que possa parecer, é assim que podemos encontrar o planeta se continuarmos jogando todo o lixo que produzimos em locais inadequados, desperdiçando água com banhos demorados...

Pense. Para viver, nós precisamos do ar, da água, da terra, dos minerais, das plantas e dos animais. Todos são riquezas encontradas na natureza, certo? Então, se destruirmos a fonte, de onde vamos tirar o nosso sustento daqui para frente?Conseguiu perceber a relação entre o futuro do planeta e o cuidado que temos com a natureza? Hoje, preservar o meio-ambiente é uma questão de sobrevivência da espécie humana.

Como posso ajudar?A essa altura, você já deve estar se perguntando: o que é possível fazer para mudar esse quadro? A tarefa não é tão complicada. O primeiro passo é aprender a reciclar o lixo que você mesmo produz. Sabe aqueles cadernos que você deixou de escanteio, o monte de papel usado que está na prateleira e aquelas milhares de caixas de sapatos empilhadas? Pois é, tudo isso pode virar envelopes, novas folhas de papel e até mesmo livros e cadernos.E não pára por aí: a garrafa de suco, a latinha de refrigerante, a embalagem do shampoo, os jornais, o pote de maionese. Ou seja, tudo feito de vidro, plástico, papel, alumínio ou borracha pode ser transformado em um produto semelhante ao inicial ou em outro diferente.Reciclar é uma atitude responsável que você pode assumir agora. Além disso, quem deposita o lixo no local certo ajuda a preservar a vida do planeta, contribui para a diminuição da poluição do solo, da água e do ar, além de manter a cidade limpa, longe das enchentes.

Onde devemos jogar o lixo? Depois de separar o lixo orgânico (resto restos de comida, plantas mortas) e inorgânico (plástico, vidro, metal, papel), você deve separá-lo para os catadores que passam pegando o lixo. Infelizmente o prefeito de Ribeirão, não disponibiliza caminhões para o lixo util, como acontece em outrqas cidades do Brasil, mas vamos fazer nossa parte.

E, para não errar na hora de começar a limpeza de sua casa, saiba o que pode e o que não pode ser reciclado:- Papel pode: jornais, revistas, caixinhas longa vida, cartões, envelopes, embalagem de ovo, papelão, impressos em geral, rascunhos, papel timbrado, cartões, papel de fax, fotocópias. Não pode: fotografias, guardanapo, papel higiênico, etiqueta adesiva, papel carbono, fita crepe.- Vidro Pode: Garrafas de todos os tipos (cerveja, suco, água, vinho, etc.), frascos em geral (molhos, condimentos, remédios, perfumes e produtos de limpeza), potes, cacos, vidros de automóveis. Não pode: Espelhos, vidros de janela e de box de banheiro, lâmpadas, cristal, ampolas de remédios, fôrmas, porcelana, cerâmica, travessas e utensílios de mesa de vidro temperado, tubos de televisão e válvulas.- Plástico Pode: garrafas de refrigerante, copinhos e saquinhos plásticos, frascos de shampoo e detergente, embalagens de margarina e material de limpeza, canos e tubos.Não pode: cabo de panela, tomada, embalagem de biscoito, misturas de papel, plásticos e metais.- Metal Pode: latinhas de aço (de óleo, de salsicha, leite em pó, etc.), lata de alumínio (como as de refrigerante), panelas, pregos, fios, arames.Não pode: pilhas, clipes, grampos, esponjas de aço (aquelas de lavar louça).

Pronto! Sabendo de tudo isso, agora é hora de arregaçar as mangas e contribuir para a vida do planeta. Vamos lá? Dicas: Johnson & Johnson.
Peço também: Não joguem água fora. Nossa água é limpinha e vai acabar. Peçam para sua mãe, pai, avó, para todos: protejam a nossa água. Sem ela, NO VIDA!
Photos 2 A












Um comentário:

Daly disse...

Querida teacher :Me gustó muchísimo lo que has publicado sobre nuestro amado planeta.. y te digo que si tus alumnos están interesados tengo algunas informaciones sobre el ahorro de agua,hacer papel reciclado y también como hacer fertilizantes usando restos de vegetales ... bueno pueden contar conmigo... besos y nuevamente te felicito !!!