sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Rola em RP + Feira do Livro + Palestra para Teachers.


Just have fun!
Mais um final de semana. O último de setembro. Já estamos quase lá no Natal. Se fosse copa do mundo de futebol masculino, o Brasil só falaria sobre isto, mas como é feminino, pouco se fala. O lance é que as mulheres estão dando um show lá na China. Elas estão realmente usando a camisa verde e amarelo. Parabéns. Vocês estão na grande final que acontece neste domingo.Vamos torcer muito e mesmo se ficarem em segundo, valeu! Quem já chegou lá? Apenas vocês.


*******************************************************************************************

*******************************************************************************************

Comentário: Em termos de cinema estamos abandonados. Os grandes lançamento só acontecem em S.P. Sabem por que? O público de RP não gosta de cinema e não assistem à filmes cults. Tem mais. Preferem aos filmes dublados. Assim sempre ficamos no final da fila quando as cópias são limitadas. Quem quiser neste final de semana assitir ao filme brasileiro, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, selecionado para concorrer a entrar na lista dos cinco finalista de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar de 2008, pode assisti-lo de graça no Cauim. Veja a programação em Rola em RP. Há outros filmes interessantes.


Feira do Livro de Ribeirão Preto.
Hoje tem inicio a sétima edição da feira. Muitos eventos, muitos stands e com certeza uma multidão irá à feira. Eu penso que a feira é uma boa para nossa cidade e torço para que a cada ano ela cresça, aprimore e abra espaço para a cultura. Há escritores que concordam com o formato da feira e outros não. A feira de 2006 foi fraca. Grande parte dos estudantes que visitaram a feira em 2006 não tinham nenhum interesse nos debates, nas palestras, iam apenas para "zoar". Levará tempo, mas podemos mudar isto, se prepararmos uma nova geração. As crianças devem ser o foco. Invistam nelas e poderemos mudar o futuro. Os pais, os avós, amigos, professores, responsáveis pela cultura e educação, todas as áreas devem dar enfâse na leitura. A geração dos teen de hoje, somente mudarão se eles quiseram. Vamos à feira, vamos curtir os eventos, ouvir, degustar os livros e se você não pode comprar os livros dou algumas dicas: procure em bibliotecas, alugue o livro e em último caso, siga até alguma livraria, pegue o livro, sente-se e boa leitura.

Site programação Feira do Livro : http://www.feiradolivroribeirao.com.br/feira/programacaoFDL.php



Professor/Doutor da USP faz palestra na Escola Jenny.

Sérgio Kodato é Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Ele falou sobre a pesquisa dele, cujo tema é a violência ( a origem, o desenvolvimento ) e como combate-la.






Concurso Cultural.

Quer ganhar um Kit de Banho feito pela teacher Vanessa? Então participe.

Qual é o país homenageado na Feira do Livro 2007 em Ribeirão?

Vá até o post do dia 25/9 e leia o regulamento.

Rola hoje na escola Jenny evento cultural.
Ensaio Clipe Musical: High School Musical, Cantando na Chuva e Grease.
Os envolvidos no projeto:
Aprendizes 2 C : Luana, Maria Eduarda, Jéssica Veronez, Jéssica Cibele, Juan, Lincoln, Nathieli, Priscilla, Johnatan, Ronaldo, Renato, Carla, Rafaela, Rafael, Daiane, Wilgner, Danielle, Giovanni, Gabriel, Fabio, Luciana,Fabiola.
Staff: Vinicius e Dayane 2 D, Matheus 2 B, Maicon 1 F Conselheira: Teacher Elen.

Livros antigos.

Na pré-história, os homens se comunicavam por meio de desenhos feitos nas paredes das cavernas. Através da pintura rupestre, como são chamados esses desenhos, nossos antepassados trocavam mensagens entre eles e fizeram chegar até nós suas idéias, necessidades e desejos. Só por volta de 4 mil anos a.C, os sumérios, povo que habitava a Mesopotâmia, onde hoje é o Iraque, inventaram a escrita cuneiforme, formada por vários símbolos “desenhados” em placas de argila ou de pedra, nas quais os antigos registraram sua história. Por essa mesma época, os egípcios inventaram o papiro. Este era feito de pequenos e finos pedaços do talo da cana do papiro, uma planta considerada sagrada e muito abundante no rio Nilo. Os pedaços de papiro eram molhados e colocados para secar em toalha de linha. Depois eram empilhados e secos ao sol. Prontos, os papiros serviam como uma enorme folha de papel na qual os egípcios registravam os acontecimentos. Já os romanos usavam um cilindro feito de papiro, fácil de ser transportado, com um comprimento de 6 a 7 metros, conhecido como volumen. Foram eles também que usaram pela primeira vez a palavra livro que vem do latim libere, que quer dizer livre. A palavra líber (livro) era usada como referência à parte retirada (livre) da planta papiro de onde surgiu a “folha” para escrever inventada pelos egípcios.

Dica de Livros.

1- Conspiração de nuvens Livro inédito de Lygia Fagundes Telles
Divul
gação Editora Rocco págs.136, R$22,00
O inédito “Conspiração de Nuvens”, de Lygia Fagundes Telles, foi lançado no dia 01/09 pela Editora Rocco. Reminiscências da infância, relatos de viagens, crônicas sobre a cidade de São Paulo e perfis de intelectuais brasileiros com quem conviveu são retratados no livro da mulher que escreve para viver.No primeiro conto, Lygia relembra importante evento histórico que caiu no esquecimento: a célebre manifestação de intelectuais que, em 1976, cansados da censura imposta pelo regime militar, elaboraram um documento com mil assinaturas pedindo liberdade de expressão. Do conto, a escritora retirou o título do livro.


2- Um Passeio pela África (Nova Fronteira), escrito pelo africanista Alberto da Costa e Silva. Em sua obra, o poeta e diplomata apresenta a África contemporânea por meio da viagem de três garotos. "Não se caçam animais ferozes nem se procuram tesouros. Viaja-se e vê-se, simplesmente", diz o autor que conversou com Raça Brasil sobre esse e outros projetos, retratos de uma África e de um Brasil interconectados e fascinantes para grandes e pequenos.


Photos - People na escola.









4 comentários:

Anônimo disse...

teacher o país homenagiado é a França, e se me permite me intrometer no seu blog a feira do livro também homenageia um dos maiores poetas da música brasileira: Vinícius de Morais. Seria bacana vc colocar um trecho de algum poema dele só para deixar a galera com água na boca. kisses seu blog é1000 e até a feira do livro.

Anônimo disse...

hello teacher,

please mande as fotos q nós tiramos hj la na feira do livro´pra mim...
terça feira t passo meu email...
ah....
"o país homenageado pela feira do livro é a França"

kisses

Anônimo disse...

Hi! teacher
o pais homenageado pela feira do livro de 2007 é a França.

bye bye!!!

Anônimo disse...

Rafa 2A

Oi professora tudo blz, vlw por ter colocados algumas fotos minhas , vlw mesmo.Um beijão e até terça!!!!!!!!!!!!!!!