terça-feira, 9 de setembro de 2008

Terceiros: USP-FEA + Café com Marcia Tiburi

What a wonderful week!

A Felicidade te mantêm gentil
Os obstáculos te mantém forte
As mágoas te mantém humano
Os choques te mantém humilde
Tu és tão especial!

Comentário.

Após a passagem do 7 de setembro, que aqui no Brasil, as pessoas somente comemoram quando cai em dia de semana, pois ai a grande maioria não trabalha, desta vez ficou como um domingo qualquer. Somente ouviu-se os comentários de um ou outro desfile no tele jornais. Nada mais. O povo brasileiro não fez nada para marcar o momento com mais intensidade. Tantas vezes copiamos os americanos no The American way of life (o modo americano de viver) e o civismo que eles têm pelo país e que explode no 4 de julho deles não passa nem perto do nosso 7 de setembro.

Por que? Independência! Temos? Fazemos por onde? Todos nós? Ou ficamos sempre na espera que alguém faça pela gente, afinal quando der certo a glória é de todos e se der errado vamos apontar para alguém. Todos gritam, na hora de interesse, que é um cidadão e que tem direito. Ser cidadão é muito mais. É trabalhar todos os dias, estudar, respeitar e ouvir o outro, cumprir suas obrigações, ter ética e valores básicos, ajudar a comunidade. Fazer sua parte porque você faz parte deste planeta. Não haja como um alienado, com um rei, um ditador ou como alguém sem ética e valores.

A educação por aqui deixa muito a desejar no público, mas só irá mudar e melhorar se todos juntos nos unirmos: pais, professores, alunos e comunidade em geral. Sem duelos, mas com participação e efetiva. Também não resolve nada fazer algo em um momento e no outro desistir, deixar para alguém fazer e não se dedicar.

Aja como um ser humano que deseja um país e mundo melhor. Opine, critique, reaja, manifeste, revolucione com valores concretos e objetivos positivos para o meio em que vive. Não seja passivo, ouça e leia bastante para formar a sua opinião. Observe a tudo e a todos. Não desista de seus objetivos mesmo que exista uma montanha a sua frente. De um jeito e tire-a de seu caminho. Então não fique ai esperando que o estado, que os governantes façam algo por nós, vamos à luta com uma participação enorme. Faça o trabalho de formiguinha. Afinal todos nós queremos independência, conhecimento e respeito, não é?


Café Filosófico com Márcia Tiburi.

Aconteceu na semana passada uma excelente palestra com a filosofa Márcia Tiburi no Espaço Cultural da CPFL. O tema foi Inação com avaliação de valores, ética e moral. O auditório ficou totalmente lotado e o plano de Márcia foi provocar os ouvintes a pensarem nas atitudes, no viver e nos valares que temos.


Falta educação e senso critico a tal de seleção.

Em tempo:

Há anos deixei de torcer para seleção brasileira de futebol. Não assisto, assim como não o fiz no último domingo. Ao ler nos jornais as atitudes de alguns jogadores, fiquei feliz por não torcer mesmo. Para variar eles não aceitam criticas e se acham acima de todos. Vivem fora do Brasil, acreditando que a Europa é deles, não sabem que o Lula (presidente) vive falando de futebol e tem o direito de dar a opinião como qualquer cidadão. É o jeito Lula ser e então jogadores, técnico e outros dizem baboseira sobre quem falou da seleção e isto diz respeito ao povo torcedor que criticou e critica a seleção DUNGA.
Toda seleção do Brasil só corre e acorda quando todos começam a falar. Eles devem aprender a aceitar criticas e não serem deselegante com quem o faz, afinal quem se acha o bom deve fazer o seu dever com louvor (o que não é o caso desta seleção). E o Robinho hein?! Pichando o vestiário lá no Chile. Belo exemplo aos jovens por aqui. Imagine se fosse eles (os chilenos) fazendo isto no Brasil. Estes jogadores são as referências que muitos meninos têm, ídolos de vidro, que neste caso saem pichando, criticando, gritando e desrespeitando as pessoas.

Será que eles sabem cantar do começo ao fim o hino nacional? Vamos ficar com os mais belos exemplos de amor ao país que foi dado por aqueles que ganham pouco e nos fizeram chorar nas Olimpíadas.


Cafeterias em Ribeirão.

Terceiros A, B e C na USP-FEA - parte I.

A convite da USP-FEA os terceiros do período da manhã, acompanhados por mim e pela teacher Genoveva, assistimos a uma palestra informativa sobre os cursos oferecidos por eles como contabilidade, administração e economia. Foi uma ótima oportunidade para que todos nós pudéssemos ampliar nossos conhecimentos e ao ouvir cada palestrante narrar suas experiências, pudemos também agregar e avaliar nossas metas e valores. Que bom que fomos!








Nenhum comentário: