terça-feira, 2 de setembro de 2008

Faap + Cia de Dança do Estado de SP + Mc Dia Feliz

Hi Everybody!

Quando setembro vier! Well, ele já chegou. Em breve a primavera e eu, particularmente, gosto muito deste mês. Não teremos feriado. Será com quatro semanas cheias, porém, muita coisa legal rolará por aqui. Fique antenado e faça valer sua passagem pelo planeta.


Comentário.

O uso do control + Z.

Li um artigo sobre o uso do control + Z na informática (quando você faz algo errado, use este comando que ele desfaz seu último ato, corrigi). Já pensou se a gente tivesse esta chance na vida? No nosso dia-a-dia? Atitudes, decisões e falas equivocadas ou então, elogios ditos a pessoas que não mereciam? Melhor ainda: desfazer um encontro com uma pessoa que não tem nada a ver. Com este comando tudo se desfaz. Infelizmente não há como desfazer nossas atitudes e por isto a cada dia temos que ampliar nosso conhecimento, ter ética e uma base de educação forte para tomarmos uma decisão ou para falar algo com propriedade.

Educação 1.

Quero comentar sobre o ENEM. Li a prova e foi em cima do que já era esperado: muitos temas atuais, competências, habilidades, leitura e interpretação. Os candidatos que têm o hábito de ler, ouvir ou assistir jornais, documentários e debates, com certeza serão os melhores colocados. Foi se o tempo que apenas a sala de aula fornecia conhecimento suficiente para uma avaliação. O aprendizado é constante, todos os dias e escolhendo o que tem qualidade. Por uma serie de motivos o número de estudantes que buscam um objetivo maior vem caindo a cada ano.

Muitos se contentam com uma posição abaixo da média e buscam cursos sem reconhecimento, já saturados pelo mercado e muitas vezes vazios, que apenas querem o dinheiro do aluno. Felizmente o MEC está agindo com mais rigor sobre faculdades e universidades sem qualificação de ensino. Há também os cursos via internet. Antes de optar por estes cursos, é necessário conhecer o conteúdo, se é reconhecido pelo MEC e acima de tudo se o candidato se identifica com este tipo de estudo, caso contrário irá desistir. Pode crer.

Educação 2.

Ensino de música será obrigatório a partir 2009 conforme decreto do governo federal. As escolas públicas terão 3 anos para resolver a forma de implantação. E ai? Como funcionará? Teremos equipamentos? Professores qualificados nesta área? Condições de trabalho? Eu penso que todas as áreas culturais deveriam fazer parte do currículo escolar, mas com qualidade, com objetivo. Não adianta nada "decretar" uma nova disciplina (assim como fez com filosofia e sociologia) e não ter profissionais qualificados para exercer o cargo, principalmente quando falamos em educação e conhecimento. Assim vive nosso Brasil, uma terra do faz de conta.

Cafeterias em Ribeirão.

Ambiente descolado com cafés, lanches, pratos leves e um saboroso sorvete italiano.





McDia Feliz!

O legal deste projeto é que o $ vai mesmo para a instituição. Não é desviado.





Teatro Pedro II com Cia de Dança.

A São Paulo Companhia de Dança, recém-formada, teve sua pré temporada com inicio em Ribeirão. A estreia na capital será na quinta (4), no Teatro Sérgio Cardoso. O grupo é formado por 35 bailarinos que apresentam a coreografia Polígono, do italiano Alessio Silvestrin. Ao mesmo tempo, quatro integrantes – uma paulista, um paraense, um alemão e um argentino – ensaiam outros passos criados para a Oferenda Musical, de Bach. Os dançarinos vieram de todos os locais do Brasil e do exterior também. Assim este investimento do governo estadual permitirá o surgimento de novos talentos.



Faap - Hamlet.

Na semana passada aconteceu na Faap uma palestra sobre a montagem da peça Hamlet de William Shakespeare. A peça está em cartaz em são Paulo e em breve virá para RP. O ator Wagner Moura não pode comparecer por problemas de saúde e coube a equipe dele relatar a proposta da peça que foi adaptada para os dias atuais. Bem.... Shakespeare compreendeu a alma humana como ninguém, por isto continua atual. Quer entender o ser humano? Leia W.S.

Para participar do evento a pessoa deve doar 2 quilos de alimentos ou pagar $10,00 que serão doados para a APAE. Ótima idéia. A teacher Denise Ferreira esteve por lá.




Exposição Fotográfica
Ribeirão Preto recebe pela primeira vez a exposição fotográfica “Direito à memória e à verdade – A ditadura no Brasil: 1964 a 1985”. A mostra aborda os 29 anos da Lei da Anistia e recupera a memória do golpe que mergulhou o país numa ditadura de 21 anos. Com imagens que vão do culto ecumênico realizado na Catedral da Sé, em São Paulo, pela morte do jornalista Wladimir Herzog, ao primeiro comício pela campanha Diretas Já, que aconteceu na mesma praça. Ao todo, são cerca de 160 imagens, organizadas cronologicamente em painéis gigantes.
No Novo Shopping, até o dia 28 de setembro.

****************************
****************************

Nenhum comentário: