terça-feira, 20 de abril de 2010

Sampa + Fogo + Índio + Bullying

dd
Hello you !

Comentário.

Ficha Limpa.

Faz algum tempo que ouço e leio sobre o assunto de ser necessário políticos com FICHA LIMPA. Sou totalmente favorável a isto. Para ser candidato ou exercer função pública, o interessado tem que ter sim uma ficha correta, um histórico para representar um determinado grupo.

Mesmo se o cidadão tiver o processo em trâmite na justiça e não foi julgado, não deve ser candidato, mesmo que a lei diga até que se prove, ele é inocente. Sabemos muito bem como funciona a justiça no Brasil: morosa e morosa. Com dinheiro, mais cega ainda!

Então, o projeto de FICHA LIMPA que esta no congresso nacional para aprovação, e que já tem milhões de assinaturas da população favorável a este fato fantástico, deve ser abraçado por mais cidadãos brasileiros, afinal somente com nossa participação colocaremos para correr políticos corruptos, ladrões, assassinos, pedófilos e tantos outros que lá e aqui estão.

Também devemos ficar sempre alertas por empresas, organizações e outros que lançam candidatos para fazer alguns serviços de interesses destas organizações que na maioria das vezes tem objetivos escusos.

A desilusão brasileira pela politica é muito grande e justa, mas devido a isto muitos, mas muitos seres com más intenções se aproveitam, candidatam-se, são eleitos por algum favor ou promessa que nunca serão cumpridas. Como consequência, acreditamos viver no país das maravilhas.

Não é a toa que o nível da educação está tão baixo, afinal um povo se faz com conhecimento e cultura. Infelizmente, boa parte da população não tem e outros tantos não querem ter. Triste fim de um país que pensa que será do futuro!


Índio.

Você sabia que o hábito de tomar banho todos os dias é uma invenção indígena? Pois é, o costume de se lavar diariamente no final da tarde era uma tradição indígena que acabou sendo copiada pelos colonizadores portugueses.


Os índios brasileiros eram muito limpos. Costumavam entrar no rio para se banhar mais de dez vezes por dia. Tanto que os portugueses, quando chegaram aqui a partir de 1500, se assustaram. Pero Vaz de Caminha chegou a escrever que os nativos da terra eram tão limpos e tão formosos que deixavam qualquer europeu admirado.

Diante de tanta formosura e limpeza, os portugueses acabaram cedendo aos hábitos dos nativos. Começaram lavando os pés diariamente, depois passaram para uma prática mais regular de banho e, então, se entregaram totalmente ao banho nosso de todo dia.

Os membros da corte portuguesa resistiram bem mais tempo antes de mudarem seus hábitos. No século XVIII, algumas cidades já usavam a água de poços e chafarizes mantidos pelo Estado. Quando a família real portuguesa chegou ao Brasil, em 1808, o Rio de Janeiro passou a ser o primeiro município a contar com água encanada no país.
Fogo Desnecessário.

Infelizmente todos os anos as cenas se repetem: pessoas que por um prazer mórbido colocam fogo no mato seco causando com isto prejuízos ao meio ambiente, as pessoas e ao corpo de bombeiros. Pessoas com este tipo de comportamento não é normal e há punições para isto.
p


u
ç
COMPORTAMENTO.

O QUE É BULLYING?
Fonte: Folha de SP

O que diferencia uma "zoada" do bullying é a intenção daquele que provoca um colega de magoá-lo e a repetição desse comportamento ao longo do tempo. No bullying sempre existe uma clara diferença entre o mais forte e o mais fraco, que tem dificuldade de quebrar essa relação de poder desigual

Eu tenho a força

Entenda o que pensam os jovens que praticam bullying e aterrorizamos colegas mais fracos
TARSO ARAUJO DA REPORTAGEM LOCAL - Folha SP

Mariana, 21, tinha 15 anos quando maltratou sistematicamente, e sem dó, uma colega de escola, nova em sua turma.Ela se tornou a protagonista de uma perseguição preconceituosa em relação à origem da menina, recém-chegada da região Norte. "

A gente fazia várias piadinhas sobre o Estado dela, falávamos para ela voltar para lá, fazíamos desenhos dela na lousa com uma faixa de Miss Rondônia", diz.A vítima ia para o banheiro chorar e pedia aos pais, por telefone, para voltar para casa.Toda essa perseguição porque, segundo Mariana, a menina era "puxa-saco" de uma professora que todos odiavam."Para mim, [persegui-la] era um mecanismo de defesa."

O motivo apontado pela estudante é apenas um entre os vários que levam jovens a praticar bullying, segundo especialistas e os próprios agressores.Outras causas comuns são a inveja e o medo de perder popularidade, que fizeram Nathalia, 14, viver seu momento de vilã."Eu me achava a última bolacha do pacote. Aí entrou uma menina no colégio, alta, com corpo bonito e olhos claros. Os meninos olhavam para ela. Eu me senti ameaçada."

Primeiro, Nathalia criou um perfil de Orkut para espalhar boatos sobre a vida sexual da menina, dizendo que ela era "uma biscate". Logo depois começaram as agressões verbais, na própria escola."Ela começou a mostrar tristeza, abaixava a cabeça quando passava. Aí é que a gente ria mesmo", diz Nathalia, que considera a adesão dos colegas rindo outra causa importante de bullying."

Se as pessoas não rissem, a gente não faria, porque fazemos para aparecer."Cena de cinemaPor exemplo: Marcos, 15, e alguns amigos partiram para o bullying violento depois que a turma se divertiu por meses com eles zoando um colega, apelidado (por eles) de "Caquinha", em plena sala de aula."Nem todo o mundo fazia [o bullying], mas todo o mundo participava rindo", diz.

O filme "Tropa de Elite", diz Marcos, inspirou o grupo a ser mais agressivo.O colega agredido parou de sair da sala na hora do recreio, depois de ser alvejado com pedaços de melancia no pátio.Marcos e os amigos iam atrás do menino sozinho na sala, cobriam sua cabeça com um saco de supermercado e lhe davam tapas no rosto e na cabeça."Uma vez ele chorou muito e repensei um pouquinho o que fazia: passei a dar só na cabeça."

Hoje, dois anos depois, ele considera esse comportamento "imbecil e vergonhoso". E diz que não pratica mais o bullying. "Quando a gente envelhece, perde um pouco a graça", diz.Nathalia trilhou o mesmo caminho após a escola dar uma aula sobre bullying."Achava graça em fazer mal aos outros, me rebaixava tentando mostrar superioridade. Eu era ridícula. Só pensava na minha alegria, nunca na dos outros."


ALGUMAS CAUSAS COMUNS DE BULLYING.

@ INVEJA - Comum entre meninas. Garotas mais bonitas e/ou populares entre os homens podem ser vítima das outras meninas

@ MEDO - Todo o mundo tem medo de ser piada. E algumas pessoas consideram que "atacar é a melhor defesa"

@ EGOCENTRISMO - Muitos atacam e provocam para ser o centro das atenções. E são incapazes de perceber a dor que causam nos outros

@ CONFIANÇA NA PRÓPRIA SUPERIORIDADE - As pessoas às vezes aprendem que são melhores do que outras e que não devem se associar às "perdedoras"

@ PROTEGER A PRÓPRIA IMAGEM - Algumas pessoas tentam controlar a sua autoimagem evitando que pessoas diferentes (ou vistas como tal) façam parte de seu círculo de amizades

@ VIOLÊNCIA NA MÍDIA - Algumas pesquisas mostram que a violência da televisão torna os jovens mais agressivos e menos solidários

@ AMBIENTE FAMILIAR RUIM - A falta de afeto em casa costuma aumentar a possibilidade de um jovem praticar bullying. Castigos físicos também

@ MENTALIDADE DE GRUPO - Para os grupos de pessoas, o "outro" ajuda a criar identidade. Aquele que é diferente dá união ao grupo
Fonte: "Proteja seu Filho do Bullying", de Allan Beane (editora Best Seller)

ii
Bate-Volta a Sampa.

Ir a SP é sempre um prazer. Estive por lá no último final de semana e sempre se vê algo diferente. Caminhar na Av. Paulista é um colírio naquela multidão tão eclética. Comer algo na Ofner então, derrete na boca. É a gula!
Também passar pelo novo ponto turístico de Sampa, a "Ponte Estaiada" que com certeza a noite, com as luzes acesas deve ser um brilho só.








Nenhum comentário: