sábado, 19 de maio de 2012

Nobres Vereadores + Feira do Livro + Passagens de Tempo + Rainhas

ffffffffffff
G´day Mate!

Comentário.

Nobres Vereadores

Em uma semana que muito agito teve na cidade, começo pelo acordo feito para que a Câmara de RP tivesse aumento de dois vereadores ao invés de sete que era o almejado pelos nobres vereadores. Continuo com o pensamento que 20 são mais que suficiente para fazer o que deveriam fazer: fiscalizar o executivo e por em prática os anseios da população. Queremos qualidade e não quantidade. O que fica é que quando a população quer e luta pelo seus direitos, estes políticos, terão que ouvir. E eles tiveram que retroceder. Agora, teremos eleições municipais e compete aos eleitores votarem certo, acabar com os feudos e pessoas que desejam o cargo para usufruir em pró de si.

Li que as CPIs instaladas pela câmara de RP pelos nobres vereadores não dão em nada como foi o casa das casas populares e a do asfalto: os nobres vereadores não conseguem encontrar os culpados. Na verdade, eles montam CPIs para levantar fumaça e fingir que fazem algo. Belo teatro. O povo deveria ficar mais esperto em quem administra as CPIs.


O governo muncipal e estadual deixaram RP sem a Virada Cultural. Os motivos alegados, não justificam, afinal esta cidade só possui um local para se fazer um evento assim? É muito pouco mesmo a capacidade dos gestores daqui em usar a criatividade. Assim sendo, a iniciativa de várias pessoas em pról da cultura e artes que pouco apoio tem do poder público, se uniram para fazer o SE VIRA RIBEIRÃO.

Mais um vez, a prova de que a união das pessoas é capaz de realizar mudanças e fazer valer os seus desejos. Para mostrar mais, particpem do SE VIRA, afinal o que a população desta cidade mais faz é se virar.



Feira do Livro

Na próxima quinta-feira, terá inicio um dos eventos mais esperados em RP. com uma programação eclética, a população da cidade terá bons momentos de cultura e lazer no período de 24 de maio a 3 de junho.






Mande seus COMENTÁRIOS  clique na palavra COMENTÁRIOS  selecione NOME/URL

Passagens de Tempo

No dia 15 de maio aconteceu no Galpão do SESC RP o lançamento do livro PASSAGENS DE TEMPO do médico psiquiatra, professor de psicologia e filósofo italiano, Mauro Maldonato.

O livro é uma viagem pelo conceito de tempo, permeada por desafios e questionamentos, na tentativa de refletir sobre este instigante e intangível enigma. Com uma linguagem permeada de prosa e poesia, Maldonato tece considerações sobre o tempo, os indivíduos e o mundo, além de apresentar ao leitor uma densa bibliografia sobre o tema. 

O evento contou com a mediação do professor e jornalista Antônio Cassoni.



Rainhas no Theatro Pedro II

A peça RAINHAS DECAPITADAS da Companhia das Cenas lotou o Theatro Pedro II. Com a direção de Ulisses Lopes, texto de Frabricio Floro e com as atrizes Valéria Peghini e Greta Liz.

Duas rainhas. Duas histórias que se cruzam. Maria Antonieta e Mary Stuart se encontram e revivem suas desventuras no purgatório. Poderes, escândalos, luxúrias, conspirações, tragédias e confissões. Inocentes ou culpadas? Duas vidas e uma sentença. O espetáculo reflete a ascensão e a queda dessas rainhas que marcaram a história.
hhhhhhhhhhh


Exposição da obra de Ricardo Azevedo

Uma belíssima exposição está em cartaz no SESC RP sobre Azevedo. Um momento para toda a família.
jjjjjjjjjjjjjjjjj
jjjjjjjjjjjjjjjj
jjjjjjjjjjjj
** Textos Interessantes **
jjçççççççççççjjjjjjjjjjjjjjkkkkkkkkkkkkkkjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
Nesta coluna, publicarei alguns textos (ou videos) escritos por diferente autores, sejam eles conhecidos do público ou pessoas comuns, mas com uma bela sabedoria para escrever sobre assuntos que valem a pena ser lidos para uma reflexão do que acontece em nosso planeta.

Quando vamos moralizar o Poder?
RUTH DE AQUINO - REVISTA ÉPOCA

Presidente e ministros reduzirão em 30% seus salários, “para dar o exemplo”. Apertarão seus próprios cintos, cortarão na própria carne. Isso acontecerá longe daqui, na França. Será a primeira medida do governo socialista de François Hollande. Não resolve a crise francesa. Mas carrega um tremendo simbolismo. São 34 novos ministros neste governo que já começarão ganhando um terço a menos que seus antecessores.


E não é só isso.
jjjjjjjjjjjjjjjjj

A equipe do governo – 17 homens e 17 mulheres – assinou um texto de duas páginas que lista seus “deveres”. O texto é público. Foi divulgado pelo jornal Le Monde na quinta-feira. Alguns itens seriam muito bem-vindos no Brasil. A ideia geral é afastar qualquer suspeita de conflito de interesse e acabar com essa mistura desavergonhada entre o público e o privado.
jjjjjjjjjjjjjjjjj

O código de conduta de Hollande obriga ministros a renunciar a postos executivos anteriores a sua nomeação no governo. Inclui também a recusa a todos os convites particulares, de empresários ou amigos influentes. E a devolução de qualquer presente com valor superior a € 150 (R$ 375). O texto desce a detalhes do dia a dia, como o meio de transporte: em trajetos inferiores a três horas, ministros terão de usar o trem.jjjjjjjjjjjjjjjjj

Mais regras. Os ministros terão de confiar “a gestão de seu patrimônio a um procurador”. Isso impede que tirem proveito de informações confidenciais do mercado para enriquecer ilicitamente. Na hipótese de uma viagem pessoal e familiar, serão obrigados a “se abster de aceitar convites de governos estrangeiros ou de pessoas físicas ou jurídicas cuja atividade tenha relação com sua pasta ministerial”. Deverão renunciar a “qualquer participação num organismo, mesmo aqueles sem fins lucrativos, cuja atividade seja de interesse a seu ministério”. Os ministros também estão proibidos de “qualquer intervenção que envolva a situação de um parente ou amigo próximo”. Nada de nepotismo e tráfico de influência, em bom português.
jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

Deveríamos, como os franceses, enfrentar os desvios e abusos que desmoralizam nossos governantes O documento lembra a toda a equipe – incluindo presidente, primeiro-ministro e ministros – que “só as despesas diretamente ligadas ao exercício de suas funções podem ser pagas pelo Estado”. Uma das regras provocaria um auê no Brasil: “À exceção de uma circunstância específica que exija uma escolta de motocicletas, os deslocamentos dos ministros em carros terão de respeitar as regras de trânsito normais, que se aplicam a qualquer cidadão”. No Brasil, helicópteros estão sempre à disposição de políticos que não fazem ideia da angústia que é ficar preso num engarrafamento.
jjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

Uau! Humilhante, não, excelentíssimos políticos brasileiros. Para que fui me meter na política, fiz concessões absurdas, contrariei princípios, gastei rios de dinheiro em campanha, comprei votos, para, no final, ser despido de meus privilégios de senhor da casa-grande e senzala? Que terrível deve ser a vida do homem comum.
jjjjjjjjjjjjjjjj

As regras do “Estado imparcial” prometido por François Hollande foram criadas com um objetivo: dar satisfação aos cidadãos que exigem transparência do poder público. O texto foi chamado de “código de deontologia”. Uma palavra pouco conhecida, que vem do grego. “Deon” significa “dever, obrigação”. Por isso, a deontologia é conhecida como a Teoria do Dever. Mas é sobretudo o dever moral, da consciência de cada um. É a ética individual, que leva alguém, político ou não, a fazer algumas escolhas na vida.
jjjjjjjjjjjjjjjjjj

No Brasil, num momento histórico em que se discute a Comissão da Verdade, deveríamos ter a mesma coragem para enfrentar os desvios, os abusos e a falta de bons modos que desmoralizam governadores, prefeitos, ministros e congressistas. O Executivo deu um bom exemplo na quinta-feira: Dilma mandou divulgar os salários dos servidores do governo federal, com base na Lei de Acesso à Informação Pública. Chega de torturar a verdade, tornando-a secreta. Vamos moralizar o Poder.
jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
O Legislativo e o Judiciário não gostaram da ideia. Sarney, presidente vitalício do Senado, ficou sem fala nem ação. Marco Maia, presidente da Câmara, também. Carlos Ayres Britto, presidente do Supremo Tribunal Federal, se juntou ao bloco dos temerosos. Eles acham que expor os salários à nação pode ferir a intimidade e a segurança dos servidores. Contem outra.
jjjjjjjjjjjjjjjjjjjj

O decreto do Executivo é claro. Devem ser revelados os ganhos de todos os ocupantes de cargos públicos. E isso inclui aquele manancial de benefícios conhecidos: “auxílios, ajudas de custo, jetons, vantagens, pensões e aposentadorias de quem continua na ativa”. Verba para combustível, passagem aérea, moradia, correio, escritório, diárias de viagem e não sei mais o quê. Uma caixa-preta mantida até hoje sob sigilo. Por vergonha, será?
jjjjjjjjjjjjjjjjjjj

RUTH DE AQUINO é colunista de ÉPOCA raquino@edglobo.com.br (Foto: ÉPOCA)Presidente e ministros reduzirão em 30% seus salários, “para dar o exemplo”. Apertarão seus próprios cintos, cortarão na própria carne. Isso acontecerá longe daqui, na França. Será a primeira medida do governo socialista de François Hollande. Não resolve a crise francesa. Mas carrega um tremendo simbolismo. São 34 novos ministros neste governo que já começarão ganhando um terço a menos que seus antecessores.





























Nenhum comentário: