segunda-feira, 21 de maio de 2012

Ribeirão Virou-se!


Hello You There!

Comentário.

Ribeirão virou-se!

Somente nestes primeiros  cinco meses a população de Ribeirão tem mostrado que pode sim fazer muita diferença e mudar o rumo que políticos querem destinar para a cidade. O grupo Panelaço na lutou pela diminuição do aumento de salário que os vereadores tinham dado a si mesmos (um aumento de 40%) e com o movimento, caiu para 24%. Ainda é alto, mas foi um passo.

O outro movimento, da sociedade civil com liderança da CIESP, OAB e ACIRP, 20 VEREADORES BASTAM PARA RP também surtiu efeito, pois os "nobres" vereadores haviam aumentado para 27 cadeiras e agora caiu para 22 cadeiras. Se fosse mantido o número de 27 teríamos 600 candidatos para o cargo de vereador e agora caiu pela metade. 300 pessoas almejam uma das 22 cadeiras. A pergunta é: o que atrai tantos a este cargo?

A turma da cultura e artes da cidade se reuniram para fazer o SE VIRA RIBEIRÃO neste último final de semana em resposta a não realização da VIRADA CULTURAL PAULISTA aqui. A prefeitura alegou que como o Teatro de Arena está em reforma, não haveria um espaço para o evento. Detalhe: Ribeirão vive na dependência do Arena? Não há outros espaços no centro para eventos para a população? Estranho a falta de interesse em fazer algo para o povo.

Logo, quem sabe a importância da cultura, como os artistas, realizaram vários eventos de todos os gêneros em cinco pontos diferentes da cidade. A prefeitura tentou impedir o evento na região da baixada, mandando fiscal ao local com a alegação da falta de alvara. Felizmente, a policia que havia acompanhado o tal fiscal, teve o bom senso de fazer um acordo e manter o evento que transcorreu sem nenhum problema. Detalhe: locais que estão ai sem fiscalização, não aparece um fiscal para fazer a lei ser cumprida. Por que será? Vergonha prefeitura de RP.
O que fica é que, quando o povo se uni, manifesta e observa para cobrar o que rola na cidade, no estado e no país, estes políticos terão que nos ouvir, realizar o que queremos.

Vem ai mais um movimento popular TROQUE OS 20 VEREADORES. Pense no que você fará com seu voto e sua atitude. Não troque isto por favores. Você vale muito mais. Acorda RP.

 Grupo Transbordança no Pq. Maurílio Biagi no Se Vira Ribeirão.





Mande seus COMENTÁRIOS  clique na palavra COMENTÁRIOS  selecione NOME/URL


 ** Textos Interessantes **
jjçççççççççççjjjjjjjjjjjjjjkkkkkkkkkkkkkkjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
Nesta coluna, publicarei alguns textos (ou videos) escritos por diferente autores, sejam eles conhecidos do público ou pessoas comuns, mas com uma bela sabedoria para escrever sobre assuntos que valem a pena ser lidos para uma reflexão do que acontece em nosso planeta.

Ziraldo, canalhas e invejosos
Gilberto Dimenstein - UOL

Em evento promovido pela Folha no domingo passado, em homenagem aos seus 80 anos, Ziraldo, esse eterno maravilhoso menino e educador, desancou a internet. Disse que era um espaço cheio de idiotas, oferecendo um palco para "canalhas" e "invejosos".

Verdade? Verdade. Mas o livro, que ele tanto defende, também se prestou a dar espaço para as mais diferentes modalidades de canalhices.

Apesar de a internet ter um canal direto com o esgoto do ressentimento, é o espaço maior da democracia. Muito maior do que o livro impresso. Um ótimo exemplo ocorreu na semana passada, quando um brilhante jovem de 22 anos, formado no ITA, chamado Thiago Feijão, disponibilizou gratuitamente, em vídeo, 700 aulas de matemática (http://porvir.org/porcriar/700-videoaulas-gratuitas-de-matematica-serao-disponibilizadas-hoje/20120518).  

As aulas são simples e eficientes. Segue o exemplo de Salman Khan, cujas aulas de ciências estão sendo traduzidas para o português (http://catracalivre.folha.uol.com.br/2012/01/extraordinarias-aulas-de-graca/).

Sabemos que apenas uma minoria dos alunos sai do ensino médio (isso quando acaba o curso) com conhecimento em matemática, o que, no final, prejudica o desenvolvimento econômico do país.

Algumas das mais brilhantes cabeças do mundo, como o cearense Thiago Feijão, estão se dedicando a transformar a internet numa escola planetária e aberta. Basta ver a recente união do MIT e Harvard usando uma mesma plataforma gratuita de ensino a distância (http://catracalivre.folha.uol.com.br/2012/05/plataforma-de-ensino-a-distancia-de-mit-e-harvard/).

Como eu acho a educação a mais importante atividade humana, os idiotas, canalhas e invejosos são apenas um efeito colateral (e menor) da internet.
*
Um curioso fenômeno, digno de estudos psicológicos, ocorre no espaço reservado a comentários desta coluna. Há críticas duras e boas que nos fazem pensar. Mas há um mesmo grupo, em sua maioria de anônimos, que invariavelmente ataca os textos, dizendo que não prestam, são a pior coisa que leram em suas vidas. O que, até aí, entendo. Mas não só leem como se dão ao supremo trabalho de escrever um comentário. Não argumentam, apenas insultam.

É um prazer ver pessoas que não gostam de seu trabalho obrigadas a ler seu texto e ainda comentar. Mas há algo mesmo de mórbido nessa relação que a internet propicia. Para muitos, talvez seja apenas um consolo, a chance de alguma visibilidade. Nem que seja no anonimato.

Gilberto Dimenstein ganhou os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Integra uma incubadora de projetos de Harvard (Advanced Leadership Initiative). Em colaboração com o Media Lab, do MIT, desenvolve em São Paulo um laboratório de comunicação comunitária. É morador da Vila Madalena.
















Nenhum comentário: