terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

As Flores + Buracos + Tropa de Elite + Come back to school

G´Day folks.

É chegada à hora do retorno. Come back to school. Se tenho expectativa? Tenho esperança de que cada ser humano perceba seu valor e sua importância neste planeta. Não quero e não posso assumir responsabilidades que não são minhas ou que não são da minha área. Quero fazer o meu melhor e não apenas passar pela vida. Qualquer profissional seja da empresa privada ou pública almeja estes quisitos na sua carreira profissional e no local de trabalho:

_ condições de trabalho - qualidade, organização, limpeza, segurança, material necessário para desenvolver sua atividade, um bom líder (com conhecimento, que agregue a equipe e valorize quem merece, que saiba ouvir e delegar, entre outros), cursos de atualização com conteúdo.
_ reconhecimento como profissional pelo trabalho efetuado.
_ salário real para que o funcionário tenha um plano de saúde, condições de ter acesso à cultura, uma boa alimentação, transporte e moradia.
_ observar no seu público que você conseguiu transmitir conhecimento e dar uma chance para alguém.
Fico imaginando o futuro de minha escola, que fica na periferia, tem muita gente boa, muito talento que ficará perdido, pois é uma luta encontrar um espaço em RP, uma cidade que eu adoro, mas sei que é elitista e com muitos clubinhos.
Li muito sobre os projetos para a educação em SP em 2008. Há boas idéias , outras já foram testadas antes e não funcionaram. Talvez agora? Apóio e muito a valorização do bom profissional em qualquer área, pena que neste projeto da educação todos ficarão amarrados juntos e quem julgará? Será que a canoa encherá de profissionais com competência e que queiram fazer a diferença? Afinal se um ser humano adulto não quer, o que fazer? Dizer adeus? E os alunos e suas famílias, querem fazer a diferença? Participar? Ou apenas deixar que alguém decida por eles? É vamos pedir a Deus iluminação, pois acredito que somente com conhecimento o ser humano poderá mudar tudo de ruim que acontece no presente no meu país.
Há luz no fim do túnel sim.


Como traduzir gírias especificas de uma língua para outra?
Leia o que aconteceu com Tropa de Elite.

'Pede pra sair' vira ‘ask to quit’ na estréia internacional de ‘Tropa’ - fonte Portal Globo.

'Tropa de elite' é bem recebido pela crítica no Festival de Berlim. Filme foi exibido na manhã desta segunda-feira (11) para a imprensa local.

Sob o título “The elite squad”, ”Tropa de elite” não foi unanimidade, mas causou sensação no Festival de Berlim, onde estréia nesta segunda-feira (11). Apesar de os inesquecíveis bordões do Capitão Nascimento terem sido todos narrados ou traduzidos com neutralidade, a reação da crítica foi positiva. Exibido para a imprensa presente no evento na manhã desta segunda, “Tropa de elite” recebeu legendas em alemão e foi narrado em inglês, francês e espanhol por meio de fones de tradução simultânea.

Não é preciso nem dizer que metade do charme do filme se perde na tradução. Pede para Sair virou "ask to quit'. "O senhor é um moleque" virou "you're punk”. A goiabada servida no quartel da polícia virou “fresh jelly” e “o fogueteiro” do tráfico virou “the boywatcher”. A essência do primeiro longa-metragem de ficção do diretor José Padilha não se perde. Já a piada... "O senhor é um fanfarrão" virou algo como "you're buffon". Sem contar que a grande maioria de expressões que fazem do filme um dos mais citados do cinema brasileiro recente não foi simplesmente traduzida.
Pudera, como traduzir, e narrar, ao mesmo tempo, expressões como “vaza”, “xaveco”, "caveira!" (o grito de guerra do Batalhão de Operações Especiais da Polícia do Rio era simplesmente ouvido, mas não houve como explicar para a platéia o que significava o tal grito toda vez que ele era repetido no filme?) e “nunca serão” (a provocação dos veteranos aos novatos virou um insosso "never will be”). Sem contar que "põe na conta do Papa' não tem a mínima graça quando traduzido para "on pope's account'.
A narradora do filme em inglês se esforçou, mas como seguir o ritmo de "O Bope tem guerreiros que defendem o Brasil"? Ela até que tentou, mas sem a mesma empolgação dos pupilos do Capitão Nascimento. E para citar só mais algumas, digamos, lacunas da versão para o inglês, "pega o saco", "traz o saco para ele" (a “delicada” tática de persuasão usada pelo Bope no filme) virou "bring the plastic bag". Safado virou “asshole” e “quebra essa” virou “can you see my point”.

As flores!

As flores encantam a casa no estilo de castelo.

As flores nascem em meio ao lixo e ao abandono. Assim é a natureza é bela.




Nos buracos de Ribeirão.

Todo ano é a mesma coisa: nosso dinheiro vai para os buracos. Como a prefeitura não se faz um bom serviço, eles voltam para nós.




Envie sua mensagem, sugestão, dicas e outros.

Para isto, clique na palavra COMENTÁRIOS que você encontra no final de cada post ou aqui mesmo : COMENTÁRIOS

Dica para enviar COMENTÁRIOS
Passe o mouse sobre a palavra comentários e clique: COMENTÁRIOS , você irá para outra pagina e se por acaso aparecer uma caixa pequena perguntando se você quer continuar, clique em sim. Nesta pagina, digite sua resposta ou comentário. No item ESCOLHER UMA IDENTIDADE, selecione APELIDO e escreva seu nome e turma. Ai é só clicar em PUBLICAR COMENTÁRIO. Fácil, não? Tenha paciência se demorar um pouquinho para abrir a caixa de texto.


Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Professora Élen,nossa,vc nem imagina o quanto eu estou com saudade!!! Por um lado é bom sair do 3º,por outro é ruim,pois os amigos e professores somem....

as lembranças trazem alegrias e emoção.Mas ñ podemos chorar,Deus é conosco!!!

bom,esse ano vou fazer cursinho,e sempre que der eu apareço na escola,bjão.....saudades.......