terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Na Folia por acaso + Líderes

Hello Folks....


Terça de carnaval! Chuva! O jeito é um livro ou um filme em DVD ( o Ultimato Bourne é uma boa opção). Agora, amanhã é ano novo, hein! Começa a vida real para boa parte do povo, claro que em alguns lugares, a festa continua, afinal é Brasil.

Parabéns aos mais novos avós!

Nasceu o neto de meus amigos Catharina e Guus. É um garoto e recebeu o nome de Boris.
É uma alegria só. Curtam vovós!
Ah! Detalhe: a primeira foto de Boris foi tirada pelo vovô Guus. O novo fotografo oficial da família.



Reflexão.

Nestes últimos dias a palavra que mais ouvi ou li foi liderança. E ai fiquei pensando: quais os lideres que temos? Na política, na sociedade, no trabalho, etc. Aquele que faz a diferença, que acrescenta, que ouve e que almeja o melhor para a equipe. Há lideres que acham que são, pois por algum motivo foram para ali sem a menor condição.

Então busquei um texto para entender melhor um líder e encontrei este do Claudiney Fullmann que é consultor em Estratégias Empresariais e presidente da Educator Editora e Desenvolvimento Empresarial.

Para que precisamos de líderes?
A maioria das pessoas precisa de orientação desde o nascimento. Mesmo os que nascem com talentos especiais, desenvolvem seu caráter, moldam suas personalidades, aprimoram suas habilidades e elevam suas competências em diversos estágios: no seio da família, nas escolas, nas igrejas, nas comunidades e no trabalho. Em todos esses estágios há sempre a figura de líderes que polarizam as idéias e arregimentam massas, extraindo enorme energia do grupo. Os valores, as crenças, os padrões comportamentais, a busca do conhecimento e as conquistas, transmitidos coletivamente, caracterizam a cultura de um grupo ampliando-se para a sociedade. Nem sempre é evidente, mas a influência de líderes é permanente.

Os pais, os professores, os amigos e os chefes precisam exercer o papel de líderes a todo instante. Quando uma liderança enfraquece, os liderados ficam desnorteados até que apareça um outro líder que coloque nova ordem nas coisas, às vezes até em direção oposta, criando nova força de massa.

Portanto, precisamos de líderes fortes, com valores, idéias e coragem, capazes de influenciar positivamente e com persistência aqueles que não possuem a visão clara para ver as melhorias após as mudanças. O maior cuidado está na seleção de líderes para evitar que os fanáticos, os mentirosos, os falsos, os corruptos e os de mau caráter sejam promovidos ou eleitos. Um líder tem de ser absolutamente íntegro.
Reconhecimento

Na complexa e gratificante tarefa de ser líder, destaco alguns aspectos para seu autodesenvolvimento e o de sua gente:

1- Líder é a posição melhor remunerada do mundo, não importa qual seja o título gerencial;
2- Se você quer ser um líder de fato, saiba também que é uma atividade "full-time", ou seja, ser líder não é estar líder, é viver em todos os instantes sua plenitude;
3- Nada mais tranquilizador do que a sua integridade absoluta - honesto sempre, em tudo e em quaisquer circunstâncias;
4- Líder tem um ponto de vista educativo impregnado de Idéias, Valores, Energia Emocional e Edge - termo que engloba as qualidades de coragem, ousadia, determinação, energia, têmpera, garra, eficácia, fibra, pulso firme, força moral, vitalidade, realismo e entusiasmo;
5- Líder articula e mentaliza sempre o sucesso; uma eventual derrota serve de trampolim para novas vitórias;
6- Um grande líder tem a humildade de valorizar sua equipe e formar novos líderes e substitutos;
7- Um líder completo sabe equilibrar os domínios de sua vida - pessoal - profissional - familiar;
8- Um líder exemplar comunica-se por palavras, ações e sentimentos refletindo uma energia emocional positiva, sempre coerente;
9- Um líder é um missionário que tem o foco no futuro, sem perder a pressão de vencer hoje
10- O grande líder fica feliz ao ver seus liderados serem também vencedores



Na folia por acaso!


Definitivamente não curto carnaval, mas acabei indo parar no último sábado na praça de eventos de um shopping onde rolava um carnaval infantil. Ops! Deveria entrar somente crianças, mas muitos pais e mães tumultuavam o espaço que deveria ser somente para os pequenos. Nenhum destes pais tinha um desconfiometro. Por que eu fui? Amigos pais foram levar os filhos para dar uma volta após uma sessão sobre fotografia. No final foi muito engraçado, com fome e sede, após buscarmos o "salgadinho", nada melhor que sentar no chão do shopping para comer.
Somente em dias de carnaval.

Ao sair do shopping (20:00 h.) a foto abaixo revelou o instante em que olhei para o céu e vi esta maravilha de cor e luz.

Nenhum comentário: