sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Congos de Oeiras + Na Pizzaria + Revista Vivace


Have a golden weekend!

Maurren Maggi: Just gold medal! Superação, trabalho e fé!

Comentário 1.

Hoje é Dia do Folclore.

Nossa história e fábulas não são fatos que o brasileiro celebra, orgulha, conta para os filhos e amigos. Muitas vezes sabemos mais sobre a história de outros povos do que a nossa. Claro que devemos saber sobre os outros países, porém, é fundamental conhecer a própria história. Um exemplo disso é que o brasileiro sabe muito bem sobre o folclore americano, Halloween, e pouco sobre o nosso (não há um evento sequer sobre isto). Tudo bem que palavra folclore vem do inglês: Folk significa e lore conhecimento = folklore, que quer dizer conhecimento popular, mas vamos lá cada os nossos sacis, curupiras, boitatás e outros?!

Pensado bem, conhecimento é o que está em falta para o povo brasileiro. Observo que há eventos culturais acontecendo, mas o povo não aparece. A maioria freqüenta festas sertanejas batidas, aquelas "aché music" ou qualquer outro gênero sem sentido e conteúdo. Como mudar isto? Percebo que os alunos da escola em que leciono têm como forma de informação a TV.

Logo é fundamental a mudança do foco de fomentar a busca, principalmente, do jovem por algo com conteúdo e concreto. Infelizmente a mídia só mostra o que rende milhões para ela: novelas fracas, filmes bobos, programas de TV tão ruins como muitos formadores de opinião que colocam "a cara" por lá. Às vezes dá vontade de seguir a canção: "vem vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora não espera acontecer".


Comentário 2.

Não tenho duvida que a seleção feminina de futebol deveria ser ouro, mas a prata é muito significativa para um time que não tem o mínimo apoio da confederação Brasileira de Futebol. Não há preparo, jogos, respeito e quando surge um campeonato, é que elas se "juntam" e com amor ao país, vão e fazem com o CORAÇÃO (bem diferente daqueles que usam máscara, não é?).

Há jogadoras que mal tem o que comer, não tem médico, transporte, nada. Já nos USA, sabe o que os meninos dizem quando o pai diz para eles irem jogar soccer(futebol)?? "Pai! futebol é coisa de menina"! São milhões de meninas e mulheres jogando soccer por lá. Ai elas honram o fato de que o soccer feminino é terra delas assim como o basquete masculino.

Parabéns a todas mulheres do futebol brasileiro. Nós, brasileiros(as) nos sentimos felizes pela atuação que feizeram com amor por esta terra chamada Brasil.


Na revista Vivace.

Foi uma grande surpresa ver publicado na revista Movimento VIVACE (da OSRP), o texto que escrevi em meu blog sobre a orquestra. São momentos assim que faz com que eu acredite que estou no rumo certo: fazer o que gosto, com ética e tentando mostrar o que há de bom em minha cidade ou em outros locais. Saúde longa a tudo que há de bom no planeta. Valeu.


Como saber se uma empresa pratica testes com animais?
LÍGIA MESQUITA EDITORA-ASSISTENTE DO VITRINE

Como no Brasil não há lei que obrigue as empresas a colocarem nos rótulos dos produtos se eles foram testados ou não com animais, uma alternativa é consultar listas elaboradas por entidades de proteção animal reconhecidas. O site do Projeto Esperança Animal (PEA), http://tinyurl.com/6pr9wj, atualiza com freqüência o registro de empresas brasileiras que fazem esse tipo de teste.A lista é elaborada a partir de consultas que o PEA faz às empresas, como se fosse um consumidor comum.

A entidade pergunta se há uso de animais em laboratório e pede uma resposta oficial. Se a resposta for afirmativa, a empresa vai parar na lista."Quando alguma pára de usar animais, retiramos o nome da lista", diz Carlos Rosolen, 35, presidente do PEA.Segundo Rosolen, os consumidores também podem-e devem- se informar ligando para os SACs das companhias. "Hoje é raro os SACs responderem a essa pergunta, mas o consumidor pode exigir.

Quando a comunidade passa a questionar, os empresários ficam atentos". Os nomes das empresas internacionais que fazem os testes podem ser conferidos no site Caring Consumer (http://search.caringconsumer.com/), ligado à organização internacional PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais).As empresas que usam animais em testes vão contra a lei nº 9.605, de crime ambiental.


Na cozinha da Maquepizza!

Sexta-feira é uma boa pedida para uma pizza e vinho. Estive na Pizzaria Maquepizza na av. D. Pedro II. De repente, resolvi ir conhecer a cozinha do lugar e foi muito instrutivo. Fiquei sabendo que o forma funciona a 300 graus ( ufa ) e que em dia de muito movimento, cada pizza sai em um minuto. São 32 sabores e tem que ser rapidinho,afinal a clientela aguarda.
Nesta noite, o atendimento foi muito bom.




Companhia Folclórica de Oeiras - Piauí.

De última hora eu soube da apresentação deste grupo folclórico em nossa cidade. Mudei todos os meus planos para assistir a apresentação e valeu. Foi muito instrutivo e animado. Este grupo só de homens vem da cidade de Oeiras, estado do Piauí. Vieram para participar da Semana do Folclore na cidade de Olímpia e a convite do SESC vieram a RP para esta apresentação.

Conversei com o pessoal e o apoio para a viagem, comida e tudo é muito pouco. A prefeitura ajuda com o ônibus (são três dias de viagem para chegar por aqui) e eles organizam eventos para arrecadar dinheiro para as demais despesas. É um grande evento para este pessoal simples que tem como objetivo manter uma tradição. Todos são trabalhadores e tiram férias ou afastamento para estarem aqui. É o quarto ano que o grupo vem e este ano foi a primeira vez que a bandeira do Piauí foi hasteada em Olímpia. Eles estavam muito orgulhosos.
A Dança dos Congos, originária na África, é uma louvação a Nossa Senhora do Rosário e a São Benedito, a quem os escravos tinham grande devoção. O ritmo e o canto afro-brasileiros dão cadência e estrilo a essa manifestação folclórica.







2 comentários:

Unknown disse...

Querida Elen, Uma das características importantes do seu blog é levar informação e esclarecimento. Parabéns pelo comentário e esclarecimento acerca de empresas que fazem testes com animais. Tenho por habito já há algum tempo buscar essas informações, mas acredito que boa parte da população ainda não está esclarecida ou atenta para esse fato. Valeu! Beijos

Unknown disse...

Elen, Também fiquei feliz pela conquista da prata no futebol feminino. Espero sinceramente que essa conquista alavanque a carreira de todas.Felizmente algumas já conseguiram lugar de destaque na constelação do futebol mundial, merecidamente pelo empenho, trabalho e dedicação. Boa sorte para todas e que novas conquistas venham seja na seleção brasileira ou nos clubes onde exercem honrosamente a profissão que abraçaram. Beijos