terça-feira, 26 de agosto de 2008

Sesc´n Blues + Exposição China + Palestras no Senac


G´day mate!

Comentário.

Hoje já é terça e as Olimpíadas já terminaram, mas tenho sim que deixar o meu registro sobre um dos momentos mais marcante em minha vida como torcedora dE esporte. Eu tive o privilégio de no ensino fundamental e médio ter tido professores maravilhosos na área de educação física: Seu Luíz e D. Inês. Estes marcaram minha vida esportiva e de cidadã. Foi ai que tudo começou: uma paixão pelo basquete e uma admiração pelo vôlei. Joguei sim basquete, fui campeã aqui na cidade de RP, vice no estadual com direito a medalhas e certificados que guardo com orgulho. A seleção de basquete feminino já tinha me dado três momentos inesquecíveis: Cuba 1991 nos jogos Pan-americano, Paula, Hortência e cia medalha de ouro. Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, mais Paula, Hortência e cia - medalha de prata e o grande título: Campeã Mundial de Basquete em 1994 na Austrália. Eu assisti via TV ao vivo. Inesquecível!

O vôlei feminino, eu também acompanho há anos. Grandes jogadoras já passaram pela seleção. Sou uma fã do técnico Zé Roberto e acho que o cara é muito gente boa. Finalmente agora somos campeãs olímpicas. Cade os que falavam mal do vôlei feminino? Que crucificaram jogadoras pela derrota em Atenas? Há na imprensa pessoas que usam o microfone, a escrita para destruir um trabalho ou uma pessoa. Como diz uma canção que gosto muito e que é uma crítica aos que falam por falar ou por inveja mesmo: "No matter what you do, I'LL send you my love" - Não importa o que você faça, eu tem mando meu amor.

Em tempo. Não mudei em nada minha opinião sobre as Olimpíadas na China, bem como em relação ao apoio que os esportistas brasileiros recebem das empresas, das estatais ou do governo lá na base: na escola. Nos últimos dias, nos jornais impressos, internet e TVs o ressalto maior, ainda é, em cima de quem ganhou medalha de ouro. E quem ganhou prata ou bronze? E aqueles que atingiram os índices para ir à Olimpíada? Eles apareceram lá do nada? O que eles são? Temos sim que dar mais treino, condições, experiência para os atletas. Não foi a olimpíada dos nossos sonhos, mas sempre haverá aqueles que tem dentro de si a meta de vencer todos os obstáculos, ir em busca do ponto mais alto. São aqueles que ousam sonhar, são os que ousam voar, são os que serão escolhidos e isto faz parte de qualquer ser humano no planeta terra. Dare to dream! Ouse sonhar!


Noites de Blues.

Três noites de muito blues em RP com a realização do Sesc. Estive na sexta e no sábado no Teatro de Arena, sendo que gostei mais das duas bandas de sexta. Muito bom mesmo. Noites gostosas com estrelas e lua. Um clima cool para guitarras, gaitas, sax e bateria.
Do Brasil, NASI. Dos Estados Unidos, LURRIE BELL & CHICAGO BLUES BAND.




Abertura da Mostra de Língua Portuguesa.

Dia 21(quinta) com a apresentação do pianista Adriano Jordão aconteceu a abertura da mostra no auditório Meira Jr. O pianista presenteou os ouvintes com composições de diferentes épocas. Belíssimo.
A mostra permanecerá no Palace até o dia 11 de setembro. É uma bela oportunidade para ampliar o conhecimento sobre nossa língua portuguesa e de alguns autores mundiais.



Sete fumantes passivos morrem por dia no país, diz Inca.
Da Agência Estado No Rio

Pelo menos sete brasileiros que não fumam morrem a cada dia por doenças provocadas pela exposição passiva à fumaça do tabaco. De acordo com o estudo "Mortalidade atribuível ao tabagismo passivo na população urbana no Brasil", realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pelo menos 2.655 não-fumantes morrem a cada ano no Brasil.

É a primeira vez que um estudo desse gênero é realizado no país. Segundo a pesquisadora Valeska Figueiredo, "esse número é conservador" porque a pesquisa estimou a proporção de óbitos considerando apenas as três principais doenças relacionadas ao tabagismo passivo: câncer de pulmão, doenças isquêmicas do coração e acidentes vasculares cerebrais. O objeto do estudo foi a população adulta, acima de 35 anos, e de 15 capitais do Brasil.

Ficaram de fora dessa estimativa pelo menos 40% dos óbitos, que acontecem na área rural, e outras causas de morte possivelmente associadas ao fumo passivo, como a síndrome da morte súbita da infância e doenças respiratórias crônicas. Também não entraram na pesquisa os abortos provocados pelo tabagismo e morte súbita na infância.


Exposição - China.

Rola no Shopping Santa Úrsula até o dia 31 de agosto. Vale a pena visitar.




Preparação para o ENEM.

A grande diferença entre o ENEM e um vestibular é que no vestibular o candidato tem que mostrar o que sabe sobre as matérias do E.M.. Já no ENEM, ele deve mostrar que sabe interpretar e resolver problemas. O que vale são as competências e habilidades de cada um. Quem domina irá bem.

Este ano os alunos do estado de SP realizaram uma prova preparatória para o Enem, assim os candidatos têm uma noção da estrutura de como funcionará a avaliação e isto é muito positivo. Temas atuais, meio ambiente, conflitos internacionais, ciências, questões éticas, sociais são questões que normalmente caem na prova.

Então entender, conhecer e interpretar é fundamental para alcançar o objetivo. Nesta semana que antecede o ENEM ainda é possível revisar alguns temas, mas nada de excesso. na noite anterior ao exame, relaxe, não durma tarde, faça uma refeição saudável. No dia do exame leve aguá e algo leve para se alimentar durante a prova. Chegue pelo menos 30 minutos antes do início, com os documentos necessários e vá com calma. Pense e de o seu melhor. Sucesso!

Conheça as 21 habilidades do Enem:

1- Compreender e utilizar variáveis;

2- compreender e utilizar gráficos;

3- analisar dados estatísticos;

4- inter-relacionar linguagens;

5- contextualizar arte e literatura;

6- compreender as variantes lingüísticas;

7- compreender a geração e o uso de energia;

8- compreender a utilização dos recursos naturais;

9- compreender a água e sua importância;

10- compreender as escalas de tempo;

11- compreender a diversidade da vida;

12- utilizar indicadores sociais;

13- compreender a importância da biodiversidade;

14- conhecer as formas geométricas;

15- utilizar noções de probabilidade;

16- compreender as causas e conseqüências da poluição ambiental;

17- entender processos e implicações da produção de energia;

18- valorizar a diversidade cultural;

19- compreender diferentes pontos de vista;

20- contextualizar processos históricos;

21- compreender dados históricos e geográficos.


Evento no Senac de Língua Inglesa.

Ter a oportunidade de ouvir novas propostas, dicas e observar a inclusão no mundo atual com dois palestrantes. Foi o que proporcionou o Senac em parceria com a Disal no 1º Seminário em Língua Inglesa. A professora Lara de Campos Siaulys com o tema "A Inclusão no Ensino de Língua Inglesa" e o inglês Jack Scholes com tema “Fluência como a de um Nativo” .
São eventos como este, sem custo, que ampliam a oportunidade de mais pessoas, professores e interessados no idioma participarem.






Um comentário:

Unknown disse...

Oi professora tudo bem?Estou com saudades,preciso de tirar um dia pra ir ver a senhora e os outros professores mais o tempo está curto,mais vou dar um jeitinho.Isso se me deixarem entrar né,pq fui um dia e não deixaram.
Beijão,saudades.