terça-feira, 10 de novembro de 2009

The Globe + St. Paul + Jaz um Pinguim

Hi Folks!

Comentário.

Que os seres pensantes comentem:

1- Agora é a vez do SARESP: adiado - Assim caminha a educação. A expressão dos alunos ao chegarem à escola e saberem que não haveria o Saresp, é sem comentários. Ah! E dos fiscais que vieram de longe, pois não foram avisados do cancelamento!??

2- O absurdo da UNIBAN com relação a aluna "do vestido" e o bando de universitários mal resolvidos que em breve estarão exercendo alguma profissão que poderá colocar a vida de alguém em risco.

Mande seu comentário ou sugestão.

Clique na palavra COMENTÁRIOS

************************

Comida Típica Holandesa!

Hertzoginkartoffeln = alemão para Batatas da Duquesa acompanhada de salada de andívia com manga e peito de peru defumada com molho de óleo de nozes e mostarda. Um vinho branco para acompanha é tudo de bom!


Aqui jaz o 1º Pinguim!

Aqui foi a primeira choperia do Pinguim, mundialmente famosa, em um espaço de patrimônio histórico de Ribeirão Preto.

Como tudo que é patrimônio histórico nesta cidade, a destruição é certa. O prédio pode ser demolido ou apenas transformado em uma loja qualquer. a bola da vez é uma loja de calçados que se espalha pela cidade.

Enquanto isto, os responsáveis pela cidade fazem o que? Fingem que não vê ou há interesses envolvidos? A Dona Santa Casa que é a proprietária do prédio, de Santa não tem nada. A demolição está de vento em popa e tudo que resta é o enterro de um espaço de nossa história, mas com tanta gente que não tem a mínima ligação com a cidade e só vive aqui para explorar ou falar mal, o que resta: aqui jaz nossa memoria!


O nome SENNA de volta à F-1

Bruno Senna tinha apenas 10 anos quando o tio, Ayrton Senna, faleceu na pista de Imola (Itália). Ayrton três vezes campeão mundial de F 1 e admirado no mundo inteiro.

Bruno estará na F 1 em 2010 pela equipe Campos (espanhola) e será o único piloto que não pagará para correr, ou seja, não precisou dar dinheiro ou levar patrocinadores.

Torcida é o que não faltará para o sucesso de mais um SENNA na F 1. Que as manhãs de domingo voltem a ser brilhantes.


Londres: Catedral de St. Paul!

Eu fui. O tamanho e majestuosidade desta catedral é sem noção. É algo que tem que ver com os próprios olhos. Claro, já tinha visto imagens na TV ou em filmes, mas ao observar por fora e por dentro, é algo que fez com que eu pensasse e pensasse em como cada detalhe foi construído pelo ser humano. Com as mãos mágicas e a mente inteligente, ele fez esta beleza. Deveríamos sempre usar estes dois instrumentos para estas construções.


A Catedral de São Paulo (em inglês St Paul's Cathedral) é uma catedral anglicana em Ludgate Hill, na cidade de Londres, Inglaterra. É a sede do Bispo de Londres. O edifício atual, projeto do arquitecto Christopher Wren, data do século XVII e é geralmente considerada como a quinta Catedral de São Paulo, embora o número possa ser maior se todas as reconstruções medievais forem contadas como uma nova catedral.

A catedral é atualmente um dos locais de maior visitação na cidade de Londres. Foi também nesta catedral que Charles, Príncipe de Gales, casou-se com Lady Diana Spencer, em 1981. A cúpula da catedral é a segunda maior do mundo (só sendo ultrapassada pela Basílica de São Pedro) e dela se tem uma visão ampla de Londres. Fonte: Wikipédia




Visita ao The Globe!

Eu pisei lá! Dos vários locais que eu tinha certeza que visitaria em Londres, um era o THE GLOBE. O teatro que Shakespeare ajudou a construir e onde suas peças foram exibidas, tornando-se mundialmente conhecidas e interpretadas.

Eu já assisti vários filmes que retratam aquela época e o the Globe, também ao falar para os alunos sobre o The Globe, eu sentia que faltava algo: ter pisado por lá para relatar o significado dele. Agora, possa falar com propriedade e a emoção foi muito grande. Um privilégio!

Sei que o teatro não está na margem correta do original devido ao grande incêndio que aconteceu em Londres, mas a reconstrução, manteve tudo do original.










O teatro de Shakespeare - O palco e o público do The Globe

O século XVI na Inglaterra, na época do reinado de Elizabeth, falecida em 1603, foi o momento de ouro da dramaturgia britânica, inteiramente dominada pela personalidade artística e pelo gênio criativo de Shakespeare, exercido por ele e por seus companheiros da Companhia do Camarlengo na sua sede à beira do Rio Tâmisa, o Globe Theatre.

A construção de um teatro

Shakespeare e a Companhia do Camarlengo (mais tarde chamada The King's men) construíram um teatro - o Globe Theatre - na margem esquerda do Rio Tâmisa, no chamado Bankside, logo após a Ponte da Torre de Londres, em 1599. As sessões só ocorriam durante a temporada de verão, pois o local não era coberto. Também as suspendiam quando havia algum surto de peste, o que ocorria freqüentemente.

Aliás há estudos que mostram como as temporadas e por conseqüência as peças que o bardo escrevia eram, por assim dizer, condicionadas pelos surtos pestíferos que assolavam a capital inglesa com impressionante regularidade. Então, para ganhar a vida a companhia, partindo de Londres, fazia uma turnê pelo interior.
Aliás, no Hamlet (ato III, cena II), Shakespeare faz referência a esse tipo de apresentação itinerante, de teatro ambulante mostrando a chegada de um grupo de atores ao Castelo de Elsenor para uma encenação na Corte, fazendo com que a atuação deles, ainda que indiretamente, fosse decisiva na elucidação do crime que vitimou o pai do príncipe.

Forma e dimensão:
O Globe, fazendo juz ao nome, tinha a forma de um círculo - "Wooden O" - com um grande pátio interno onde cabiam de 500 a 600 pessoas que assistiam o espetáculo a preços módicos. As arquibancadas estavam divididas em três andares erguidos ao redor do palco e acolhiam os mais aquinhoados.
Calcula-se que comportava mais 1.500 espectadores, perfazendo uns dois mil ao todo nos dias de casa lotada. Sua dimensão alcançava 92 metros e tinha dez de altura. O primeiro Globe não durou muito, pois foi devorado por um incêndio em 1613, três anos antes da morte de Shakespeare, durante a encenação de Henrique VIII, quando uma fagulha do canhão saltou sobre o telhado de palha. Imagina-se que Shakespeare, já retirado para Stratford-on-Avon aposentado, deveria ter voltado para auxiliar na recuperação do prédio.
m

Nenhum comentário: