sábado, 29 de outubro de 2011

Elefanta & Camelódromo + Olhares + Yummy + Enduro

lllllllllllllllll
G´day Mate!

Dica de filme: O Palhaço com Selton Mello. Nos cinemas.

Comentário.

Elefanta & Camelódromo.

Foi uma semana muito agitada em RP com relação a administração municipal. Várias noticias nos jornais que tristemente comprovam que marketing não garante atitudes que a cidade merece bem como aplicação correta do dinheiro da população. Depois não adianta sair dizendo que a prefeitura não tem dinheiro para realizar obras fundamentais para a manutenção do que é mais que necessário. Exemplo?! Os buracos fingiram que foram, mas eles estão de volta. Imagino o quanto já não foi para o ralo e outros lugares.

Começa pela história da elefanta Maison que antes de tudo, jamais deveria ter saído do seu habitat, mas viveu 38 anos em um circo e quando pensou que ficaria em um lugar para chamar de lar com tudo que ela merece, descobre-se que alguém queria fazer uma construção de mais de um milhão para ela. Isto é, Maison seria usada como laranja. Agora, a prefeitura já diz que não há lugar para Maison aqui, mas no inicio foi anunciada com todas as pompas. Não duvidem, fazem isto com pessoas também.

O tão anunciando camelódromo  na Rua General Osório, cujo aluguel do espaço a prefeitura vem pagando faz vários meses, bem como diziam que as reformas estavam em andamento, agora já não é mais fato. O camelódromo não será mais lá na Rua G. Osório  e sim em outro local na área central. O aluguel mensal era de nove mil reais. Alguém sabe quem embolsou tudo isto? Dinheiro do povo e enquanto isto, as ruas ficam lotadas de camelôs de todas as idades vendendo o que pode e não pode. É uma zona sem lei.

Assim caminha RP com uma trupe que diz que foi, mas engana a todos, pois sempre voltam. Você gosta de ser enganado?


Olhares Sobre o Meio Ambiente.

O SESC-RP realizou uma semana com seminários sobre o que está acontecendo com o nosso meio ambiente. Foram várias palestras, debates, teatros infantis e oficinas com foco em todos os públicos com o objetivo de envolver e mostrar a importância do meio ambiente e sua preservação para os seres vivos do planeta. Um dos destaques ocorreu na abertura com o jornalista Washington Novaes que já ganhou diversos prêmios internacionais e nacionais de jornalismo e ligados à área ambiental.

O que fica é a importância de aprofundar a reflexão sobre as questões ambientais e a adoção de atitudes conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente.  








Mande seus  COMENTÁRIOS clique na palavra COMENTÁRIOS   ( selecione NOME/URL)

Yummy!

Delicioso, saboroso, gostoso. Este é o significado desta palavra inglesa que nomeia um espaço estilo café/bistrô em RP. O proprietario, João, teve a ideia ao retornar dos USA onde viveu por um algum tempo e descobriu o gosto pela culinária.

João disse que no inicio a ideia era de uma cafeteria, mas que os clientes foram aumentado e na hora do almoço pediam refeição e ele começou a preparar. Em um espaço ao lado, que era uma loja, foi aberto um espaço para serviço almoço executivo. Em dezembro YUMMY passará por uma reforma para novos espaços e decoração focado no publico que procura um espaço cool com boa música e comidinhas.

O endereço é Rua Nélio Guimarães 659 - Telefone 3236 0541





Enduro a Pé.

O evento reuniu competidores de várias cidades da região e foi realizado com o apoio do SESC-RP. Este esporte que permite que pessoas de todas as idades possam participar com as mesmas chances de saírem vencedores. O que conta não é a velocidade, mas sim o controle de navegação, passagem pelos locais corretos e integração da equipe.

Os participantes saíram do Quintal do SESC, percorreram diversas ruas da cidade até chegarem ao Bosque para lá passarem por vários pontos e visuais do recinto. O ponto final foi no Quintal onde foi anunciado os vencedores do Enduro.






ROLA em RIBEIRÃO PRETO.


Programação Cultural.

Acesse:  www.rolaemribeiraopreto.blogspot.com


** Textos Interessantes **

jjjjjjjjiiiyppp
Nesta coluna, publicarei alguns textos escritos por diferente autores, sejam eles conhecidos do público ou pessoas comuns, mas com uma bela sabedoria para escrever sobre assuntos que valem a pena ser lidos para uma reflexão do que acontece em nosso planeta.
gggglllllllllllllllllllgggggggggggggggg

'Pense diferente(mente)'
PASQUALE CIPRO NETO - Jornal Folha de SP de 27/10/11
--------------------------------------------------------------------------------
Discussões gramaticais à parte, pensar diferente(mente) é mesmo muito bom
--------------------------------------------------------------------------------

RECEBI DA companheira de Folha Denise Godoy (http://denysegodoy.folha.blog.uol.com.br) uma mensagem, da qual transcrevo este trecho: "Eu estava hoje conversando com meu amigo Luiz Calado a respeito de um trecho da biografia do Steve Jobs em que se discute a escolha de determinadas palavras para um discurso, e, diante da dúvida sobre como tal dilema se resolveria em português, decidi lhe escrever. Resumidamente, a discussão é a seguinte: em inglês, não está exatamente correto dizer 'think different' ('pense diferente'), expressão que viria a se tornar o slogan da Apple depois. O certo seria 'think differently' ('pense diferentemente'), porque, se 'diferente' se refere a 'pense', teria que ser usado um advérbio. Porém Jobs queria o 'diferente' mesmo".

Em seguida, Denise me mandou um trecho do livro sobre Jobs (em inglês) em que se discute justamente a questão da diferença entre "different" ("diferente") e "differently" ("diferentemente") como acompanhantes da forma verbal "think" ("pense"). Conhecedor da diferença gramatical entre "different" e "differently", Jobs (diz o livro, numa tradução minha -ai, ai, ai...) "insistiu em que queria 'different' usado como um nome, como em 'pense vitória' ou 'pense beleza', que remete também ao uso coloquial, como 'pense grande'. Jobs mais tarde explicou que...".

Bem, para encurtar a história, Jobs explicou que "discutimos se isso era correto antes de pôr a coisa adiante". Diz ele que a construção é gramatical, "se se pensar no que tentamos dizer". Jobs termina dizendo que para ele "Pense diferentemente" não teria o mesmo alcance.

Essa questão me lembra a discussão sobre a bendita cerveja, que muitos ainda querem que desça "redonda". A Skol (acho) nem usa mais a frase, mas o mundo ainda me pergunta se a cerveja não deveria descer "redonda", se não está errado dizer que ela "desce redondo" etc.

Por acaso a gente não diz coisas como "Ela me olhou torto", "Elas me olharam torto", "Ela/s sempre faz/em tudo muito rápido"? É da nossa língua (e de muitas outras) o uso (mais do que legítimo) do adjetivo que dá origem ao advérbio no lugar do advérbio propriamente dito, ou seja, de "redondo" no lugar de "redondamente" ("A cerveja que desce redondamente"), de "rápido" no lugar de "rapidamente" ("Ela/s sempre faz/em tudo muito rapidamente"), de "claro" no lugar de "claramente" ("Fale claro" em vez de "Fale claramente") etc.

Não vou meter o meu bedelho na língua dos outros (o inglês, no caso), mas sinto-me à vontade para dizer que é perfeitamente compreensível o que Jobs queria -e esse querer não seria diferente se a língua de Jobs fosse o nosso português. De fato, em português a construção "Pense diferentemente" teria apenas um sentido, enquanto "Pense diferente" poderia ter dois (o de "pense diferentemente", ou seja, "pense diferentemente de como pensam os outros, de como pensa a maioria" e o de algo como o que diz Steve Jobs).

Não resisto à tentação de citar Caetano Veloso, que, na genial canção "O Estrangeiro" (de 1989), fez o mesmo em "Pense Seurat e pense impressionista". Seurat, convém dizer, foi um pintor francês (1859 - 1891).

Embates gramaticais à parte, pensar diferente(mente) é mesmo muito bom. Digo isso aos meus alunos desde 1975, isto é, desde que iniciei o ofício de professor. E nunca me cansei de dizer isso aos meus filhos, às pessoas com quem convivo etc. É isso.



Um comentário:

Anônimo disse...

HI TEACHER!!! SEGUE O LINK DA PAGINA DA MINHA BANDA, PRA OUVIR NOSSAS 4 MUSICAS DO NOSSO CD DEMO...www.cativeiro-das-ideias.tnb.art.br

fique a vontade para ouvir e baixar nossas musicas, e acompanha-las com as letras!!!1 thank´s

brunão