terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Nosso $ por Ai + Via Norte + Buraco + Pq Tom Jobim + "Sem descambar"

hhhh
G´day Folks!

Comentário.

Nosso dinheiro por ai em RP.

Tenho o  direito e dever como cidadã de manifestar o que vejo nesta cidade. Este post é dedicado a uma Ribeirão Preto melhor, uma população que passe a cobrar mais e a administradores que passem a ouvir o povo e não o EU próprio.

Domingo, Natal, sai para um giro pela cidade com o objetivo de comprar jornal, então resolvi passar por alguns pontos que há anos deveriam estar prontos e que a cada eleição vira promessa politica de muitos candidatos que mesmo sendo eleitos pouco fazem na restauração, manutenção e criação com qualidade.

Em 2012 haverá eleição municipal e dependerá do eleitor para perceber o que realmente foi feito pela cidade pelos candidatos tanto para o executivo (prefeito) ou legislativo (vereadores). Nunca antes em RP tivemos uma ano tão feio em votações focadas no EU na câmara ao invés dos desejos da população. Sabemos que a participação da povo é precária e dai os nobres vereadores (raríssimas exceções) fazem o que querem para o  feudo deles, ao invés de observar o melhor para a cidade como um todo.

Pelo lado da prefeita, nos últimos três anos, houve alguns fatos interessantes e positivo como a manutenção da Agrishow, o provisório conserto das Avs. João Fiuza e Pres. Vargas com parceria privada, Hospital Santa Lídia que veio de doação e com parceria do governo federal, muito dinheiro também do governo  federal para as obras anti-enchentes que somente o futuro dirá se resolveu ou não a situação, a retirada das famílias da favela do Brejo e levadas para apartamentos que detalhe: não tem infra-estrutura e isto é básico quando se constroe um conjunto habitacional, mas nada muda. A discussão sobre o que até agora não chegou a lugar algum e depois de muito bate-boca parece que sairá o viaduto da Henry Nestle e outras coisas mais que são obrigação da prefeitura fazer. Nenhum favor.

Esta cidade merece mais, pois é uma das que mais arrecada no país, com muitos campos de trabalho, universidades, prestação de serviços de qualidade e fica faltado algo: uma cidade mais organizada e cuidada. 

Para finalizar, alguns pontos da cidade que visitei no dia de natal.

Ciclovia na Via Norte.

São 7 milhões para serem gastos nesta obra que diz a prefeita mudará avida da população dos bairros por onde ela passa. Como será isto? Terá segurança? Proteção entre o rio e a pista? Que paisagismo é este? O cruzamento da rua Américo Batista com a Via Norte é um perigo e uma confusão de carros. Como será resolvido isto? Quando chove, o rio transborda.




Banheiro Público.

Desde o Governo do Gasparini (verba destinada) os banheiros da Praça das Bandeiras são lenga lenga. Agora colocaram lá uns tapumes e  não duvidem se em breve uma placa de propagando com meta para 2012. Muito $ já foi destinado para estes banheiros. Quantas vezes já pagamos? Triste!
ffffffffffffffffff


O Buraco.

Este buraco, na rua Américo Batista, em um trecho super movimentado "jaz" há um longo tempo, bem como as placas da Transerp. Este é um dos milhares que existem nesta cidade. Andar a pé ou de algo motorizado em RP em uma aventura para a maioria, afinal se o carro, moto ou a pessoa se machucar, o poder público sempre faz cara de paisagem.



Rua que Nunca Sai.

Promessa antiga que vira campanha em eleições. Av. Ver. José Bompani com Américo Batista. Na verdade nem sei por que chamam de avenida, pois na verdade não passa de uma rua e muito mal cuidada na parte que funciona. O outro lado que deveria ligar o que foi interrompido é um campão cheio de mato e lixo. Li que já foi feito todos os acordos entre a prefeitura e a empresa privada para sair a dita extensão, mas mais um ano e nada. Mais um detalhe para 2012.




Parque Tom Jobim: Uma longa Novela Real!

Há tempos vários meios de comunicação, associação e aqui neste blog mostramos o abandono do parque. São promessas que começaram no governo Gasparini, seguiu pelo governo atual e tudo continua na mesma.

A prefeita me avisou via twiter que a base da guarda municipal estava em construção no parque. Então, lá fui eu verificar a obra. Para minha surpresa, após caminhar por todo o parque, verifiquei que onde havia alguns equipamentos de ginastica, os mesmos foram substituído por um monte de terra (fotos abaixo). Frequentadores do parque estão revoltados com a situação. Se isto é o que está sendo feito pelo parque e neste local, é muito triste. Isto é a obra?

Fico imaginando quem são os engenheiros que fazem os projetos para a prefeitura e quem assessora tudo isto. O dinheiro da população deve ser respeitado, bem como a qualidade para viver aqui. Menos promoção e mais ação.

http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=19549



Cenas do abandono do Parque Tom Jobim.

Alambrados e bancos quebrados, sujeira, perigo constante, mato, acesso de deficientes com obstáculos, entulho nas calçadas, campo de futebol decadente e o que restou dos patos que habitavam o parque? Apenas dois. Longos três anos e tudo continua como antes.









Palavra da Prefeita:
Pq Tom Jobim será revitalizado no primeiro semestre de 2011


Postado: 22.10.2010   http://www.democratasrp.org.br/noticias.php?pag=19

Num trabalho conjunto das secretarias municipais de Meio Ambiente, Obras, Infraestrutura, Planejamento e Esportes e ainda Transerp, Guarda Municipal e Coordenadorias de Limpeza Urbana e Projetos, está sendo viabilizado projeto para que até o primeiro semestre de 2011 o Parque Tom Jobim, localizado no Jardim Procópio, zona noroeste da cidade, esteja totalmente revitalizado. A medida atende determinação da prefeita Dárcy Vera, que acompanhada pelo vereador Jiló, visitou o parque no último dia 16 de setembro, e delineou junto aos secretários municipais as adequações necessárias ao local.

O vereador Giló é autor da emenda que destina R$ 100 mil para obras de reforma do Parque Tom Jobim. No final do ano passado, a prefeita Dárcy Vera, oficializou a destinação R$ 150 mil, a cada vereador, cabendo a eles definirem a aplicação de suas respectivas verbas.

Projeto de revitalização - Com área de 64 mil m² e lago com área de 8 mil m², o local receberá as seguintes adequações, entre elas destacam-se os consertos e recolocação do alambrado; construção de um portal e colocação de mais um portão de entrada, realização do projeto paisagístico pelo Meio Ambiente (com plantio de palmeiras e primaveras, além de outras espécies que garantam o verde e colorido no Parque); nova iluminação com postes de luz mais baixos para valorizar o Parque; implantação de base da Guarda Civil Municipal no bairro para garantir a segurança da população, construção de ciclovia e pista de caminhada, ambas em mão única com 1.200 m de extensão, regularização das margens do lago com colocação de pedras retiradas das obras antienchentes; adequação de espaço para uma mini cachoeira, concretar a área coberta do Parque e construir muretas, além de instalação de academia ao ar livre, parque infantil e Internet.

Abranche Fuad Abdo, secretário municipal de Obras, afirma que esta obra ultrapassa em muito o valor da emenda. Para isso a prefeita Dárcy Vera buscará parcerias privadas que colaborem neste projeto. “Nossa meta é atender dentro do valor disponível de verba, as reivindicações dos moradores. O Parque Tom Jobim será o cartão postal da região norte da cidade devolvendo aos moradores um espaço destinado ao lazer, esporte, diversão e entretenimento. Quero fazer do parque um local adequado para a família inclusive com atividades esportivas monitoradas nos finais de semana”, afirma a prefeita Dárcy Vera.

Revitalização de Parques Públicos - A proposta de revitalização dos Parques Públicos devolve à população uma nova opção de lazer, esporte e cultura. As ações acontecem por meio das secretarias de Meio Ambiente, Obras, Planejamento, Infraestrutura e também Coordenadoria de Limpeza Pública, vem oferecendo toda a manutenção necessária aos parques em funcionamento na cidade, para que os mesmos estejam sempre em condições de serem utilizados pela população.

Além da reabertura do Parque Maurílio Biagi, localizado na região central da cidade, ao lado da Rodoviária, e também da recente inauguração, em 17 de junho, do Parque Roberto de Melo Genaro, situado entre as Avenidas Caramuru e Santa Luzia, no Jardim Sumaré, a prefeita Dárcy Vera ainda pretende viabilizar estrutura e funcionamento adequado para outros parques que estão sendo projetados. Um exemplo disso é o Parque Rubem Cione, que ficará na região Oeste da cidade, com área de 254 mil m², em fase de licitação. Esses espaços devem acolher a população compistas para caminhada, lago ornamental, cascatas, brinquedos para crianças, academia ao ar livre, internet sem fio e Ponto de Leitura, este último implantado e que virou atração no Parque Maurílio Biagi.

********************************
********************************
Mande seus COMENTÁRIOS clique na palavra  COMENTÁRIOS selecione NOME/URL)
********************************
********************************

** Textos Interessantes **
jjjjjjjjiiiyppp
Nesta coluna, publicarei alguns textos escritos por diferente autores, sejam eles conhecidos do público ou pessoas comuns, mas com uma bela sabedoria para escrever sobre assuntos que valem a pena ser lidos para uma reflexão do que acontece em nosso planeta.

Sem descambar
Murilo Pinheiro  -  murilopinheiro@revide.com.br
Postado em 16 de Dezembro de 2011  na categoria Editorial - REVISTA REVIDE

A temperatura da política local está alta e promete esquentar ainda mais em 2012. O ano que termina pode ser considerado atípico para a política local com a cassação de um vereador por falta de decoro parlamentar. O que poderia ser um capital político para os vereadores que compõem a atual legislatura logo se transformou em revés com a recusa dos parlamentares de reduzir o número de cadeiras de 27 para 20.

Pesquisa de um instituto idôneo comprovou o óbvio ululante: que nove entre 10 ribeirãopretanos não querem o aumento no número de cadeiras na Câmara de Vereadores para a próxima legislatura. Assim que cessarem as festividades, a sociedade, através de suas entidades representativas, deve retomar o movimento pela manutenção dos 20 vereadores. Os céticos precisam reconhecer que o bom senso triunfa mesmo que seja longe daqui. Vide o exemplo do Pará, que rejeitou por ampla maioria o inchaço da máquina pública com a criação de mais dois estados.
As denúncias e o festival de comissões parlamentares de inquérito mostram que na sucessão municipal a disputa também será de ranger os dentes. O PSD da prefeita Dárcy Vera enfrentará o PSDB do deputado federal Duarte Nogueira. Outras forças estarão nesse embate, entre elas, a candidatura do PT, que vai se apresentar como uma alternativa a essa polarização que pode extrapolar as regras da civilidade. Aliás, essa disputa já começou em tom pouco amistoso. Um sinal disso, no ano que passou, foi a falta de sintonia nas obras de Ribeirão Preto, que necessitam do aval do governo de GeraldoAlckmin. Com a Prefeitura de Ribeirão Preto e o governo do Estado ocupados por partidos diferentes, já engalfinhados em uma pré-disputa eleitoral, permanecem irresolutas a questão do aeroporto Leite Lopes, a criação da Fatec e a construção do viaduto da Anhanguera.

O único desenlace que houve foi a duplicação da Henri Nestlé, com uma pequena atemporalidade que pode ser atribuída à perversidade do jogo eleitoral. A obra, que deve começar em janeiro do ano quem vem, tem prazo previsto de 15 meses para conclusão. Portanto, na eleição de 2012, nenhum dos contendores poderá apresentar esta fatura eleitoral. As lideranças políticas precisam conduzir esse debate com a defesa firme de posições, mas sem que o discurso descambe para a tergiversação e a denúncia vazia.


3 comentários:

Josi disse...

Devemos realmente pensar bem onde está sendo investido o dinheiro público, pois tem fila de buracos nos acostamento esperando vaga para pular na rua. E nossa prefeita ainda não pensou em como solucionar tão grave problema, que afeta toda população de Ribeirão Preto, tanto nos bairros nobre quanto na perifería. Os buracos tem gerado muitos acidentes, deixando para trás vidas que podiam estar sendo aproveitadas.

Josi disse...

Devemos realmente pensar bem onde está sendo investido o dinheiro público, pois tem fila de buracos nos acostamento esperando vaga para pular na rua. E nossa prefeita ainda não pensou em como solucionar tão grave problema, que afeta toda população de Ribeirão Preto, tanto nos bairros nobre quanto na perifería. Os buracos tem gerado muitos acidentes, deixando para trás vidas que podiam estar sendo aproveitadas.

Rita Sousa disse...

Elen,
Realmente é muito triste saber essas coisas que acontecem na administração de Ribeirão Preto. Aproveito para lembrar de outros feitos da prefeitura levando para a cidade eventos com automóveis que servem para poluir ainda mais uma cidade já poluída em razão dos tantos veículos que possui, queimadas de cana, precária coleta de lixo, falta de área verde e preservação do meio ambiente. Seu blog é um alerta e espero que a população consiga abrir os olhos e eleja pessoas competentes para administrar essa cidade tão querida. Fico na torcida para que isso aconteça e que meus amigos queridos e a população dessa cidade vivam dias melhores.
Beijos.