quinta-feira, 12 de abril de 2007

Que palavrão é "Ó Paí, Ó" ?!!

Hi Everybody....

Semana passada chegou aos cinemas na cidade de São Paulo, o filme "Ó Paí, Ó" e quando li o nome, fiquei imaginando qual o significado e pergunto se você sabe. Então li a explicação do professor PASQUALE CIPRO NETO e tudo ficou mais fácil. Leia você também.

O filme "Ó Paí, Ó", acontece no centro histórico de Salvador.O título é uma expressão típica do baianês, em que "ó" é a redução de "olha" ou "olhe" e "paí" é a união de algo como "para aí".
Como você leu o título do filme? Notou que há um acento em "paí" ou leu como se fosse "pai"? A que se deve esse acento? Ou será que ele é indevido? Na verdade, para entender a razão da existência desse acento é preciso fazer uma pequena viagem pelos fundamentos do nosso sistema de acentuação gráfica. O princípio é o da comparação/exclusão. Explico. Tome-se como exemplo um par de palavras como "mulher" e "açúcar". Além da eventual doçura, que outra semelhança há entre "mulher" e "açúcar"? A terminação (as duas palavras terminam em "r"). Quanto à posição da sílaba tônica, a dupla não joga no mesmo time: "açúcar" é paroxítona; "mulher" é oxítona. Pois é aí que entra o princípio da comparação/exclusão. Já que as duas palavras têm terminação igual e sílaba tônica em posição diferente, acentua-se apenas uma delas. Qual? A que pertence ao grupo minoritário. E qual é esse grupo? O das oxítonas ou o das paroxítonas? Vou dar uma dica: pense em dez, vinte, trinta verbos (no infinitivo). Pensou? Escreveu-os? Percebeu que todos terminam em "r" e nenhum deles é paroxítono? Agora pense em dez, vinte, trinta palavras (de qualquer classe gramatical) paroxítonas terminadas em "r". Pensou? Escreveu-as? Como diria Barbara Gancia, aposto um picolé de limão que você não foi muito longe. Ninguém iria. Sabe por quê? Porque as paroxítonas terminadas em "r" não são abundantes. O que se acentua, então? "Mulher" ou "açúcar", isto é, a oxítona (terminada em "r") ou a paroxítona (terminada em "r")? Vamos repetir: a que pertence ao grupo minoritário -a paroxítona terminada em "r", no caso. É esse o norte do sistema de acentuação gráfica de nossa língua. No caso de "paí" e "pai", o que ocorre? Em "paí", há duas sílabas ("pa-í"); em "pai", apenas uma. Em "paí", ocorre hiato ("vogais contínuas que pertencem a sílabas diferentes", na definição do "Houaiss"); em "pai", há ditongo ("emissão de dois fonemas vocálicos -vogal e semivogal ou vice-versa- numa mesma sílaba", também do "Houaiss"). É justamente porque há ditongos e hiatos que se representam graficamente da mesma maneira que há uma regra de acentuação que os diferencia. A esta altura, o leitor já deduziu como funciona a regra, não? Vamos lá: há acento agudo no "i" e no "u" quando essas vogais (tônicas) forem as segundas de um hiato, desde que sós ou acompanhadas de "s": saí, saía, saída, país, altruísta, Jaú, alaúde, balaústre, Anhangabaú etc. Nem preciso dizer que os hiatos são menos numerosos que os ditongos. Moral da história: não há acento em ditongos como os de "pau" ou "pai", logo há (acento) na segunda vogal de hiatos como os de "baú" ou "paí". Então, "Ó Paí, Ó". É isso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fala chicher
blza
nóóóóóóó
ta mtu loko seu blog
eh mtu legal o trabalho q vc faz na escola
axo q vc eh a cultura da escola
te admiro mtu como seu aluno
fica com deus proff...

e DA LHE TRICOLORRRR!!!!!
NÉ NAUM GENOVEVA
HUAHUAHUAHUAHUHAUAHUAHUA