quinta-feira, 19 de abril de 2007

Índio tem dia, mas não é feriado????


Hello you there....
Este mês temos várias datas comemorativas. Eu sou contrária a estas datas para comemorar o dia de alguém, conscientização de algo, etc. Penso que todo dia deve ser o dia dos seres vivos, o dia dos humanos, dos animais, das florestas e por ai vai. Ter a consciência que somos seres racionais, que todos são carne, osso e sangue. Penso que algumas ações feitas para um determinado grupo, gera uma separação. A concientização parte do principio que o índio, o negro e branco são iguais e devem participar igualmente de tudo, entrarem em qualquer lugar, ter os mesmos direitos. Sabemos que nem sempre é assim, mas temos que batalhar para que se torne desta maneira.


Hoje é Dia do Índio. Não é feriado. Poucos lembram e antes disso, deveríamos respeitar os verdadeiros donos da terra, que estavam aqui antes dos portugueses chegarem. Os índios são minorias, sofrem com a destruição das florestas, são manipulados pelo sistema e renegados a própria sorte. Eu tive a oportunidade de conhecer alguns índios da tribo Kuikuros do Xingu. Foi uma experiência fantástica. Eles são muito simples, ligados a preservação do povo indígena, da cultura deles, carinhosos com as crianças. Infelizmente, os ditos civilizados, estão acabando com tudo isto. O índio hoje tem doenças, bebem, a TV influência o modo de ser deles e tantas outras coisas chatas. Espero que nós venhamos a cobrar do poder publico uma atitude digna e que cada um faça o seu dever. Respeito por todos. Nada de preconceito ou separações. Em todos os eventos: todas as raças, idades, diversidade sexual, religião, tipo físico, etc. Juntos.

Então você sabe como surgiu o dia do Índio???
Dia do índio nasceu em 1940 no Congresso Interamericano. 19 de abril de 1940 foi a data em que os delegados indígenas se reuniram pela 1ª vez em assembléia no Congresso Interamericano. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração.Reunida em Patzcuaro (México), a assembléia aprovou, entre outras propostas, o estabelecimento do Dia do Índio pelos governos dos países americanos. Este dia seria dedicado ao estudo do problema do índio atual pelas diversas instituições de ensino.Segundo fontes oficiais, o Brasil tem hoje cerca de 560 terras indígenas e aproximadamente 345 mil índios. São 206 povos (ou etnias), concentrados, em sua maioria - 70% do total -, numa parcela da Amazônia Legal que engloba seis Estados: Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará.


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Foto do dia do Jenny. Saca só o visual!

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom Elen a cada dia q passa seu Blog esta mais bonito.Espero ver uma foto minha ai viu pena q ñ pude participar do concursso mais ta bom.


Kiss,kiss,kiss
Bey Bey

Ass:Sú 2°B