quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Dia do Folclore + Mundo Real + Photos

Hello Folks!

Dica musical : Noite de jazz nesta quinta feira, dia 23 no Espaço Cultural Santa Elisa. O swing, o bebop, o hard bop, o cool jazz e o free jazz estarão presentes na “jam session", desta quinta-feira, 23 de agosto, no Espaço Cultural Santa Elisa. O grupo convidado é o "Pó de Café Jazz", formado por Duda Lazzarini, Marcelo Toledo, Leandro Cunha e Bruno Barros. Informações ligue 16 3610 7770.

Enquanto isso no mundo real...

Na sua série de reportagens sobre a vida sob o tráfico, a edição de hoje de O Globo relata a história de uma jovem de 24 anos que vivia na favela do Vigário Geral, na zona norte do Rio.

Órfã de pai, com a mãe doente mental, três irmãos menores, ela distribuiu panfleto no trânsito, foi balconista de farmácia e prostituta. Chegou ao auge quando comprou um barraco e conseguiu mobiliá-lo com jogo de sofá. Um dia, os traficantes do morro rival de Parada de Lucas invadiram Vigário Geral e tudo que ela tinha foi tomado. Nunca pode voltar. "Vou reclamar com a polícia? Se eu fizer isso, os policiais vão lá me dar para os bandidos. Nem pensar", diz ela.

No mundo acadêmico, um professor de arquitetura de Harvard esteve ontem no Morro da Formiga, na Tijuca. '''Se você esquecer por um momento que ali tem tráfico de drogas, as favelas são lugares realmente fascinantes. Têm grande potencial como cidade'', disse Christian Werthmann, a O Estado. Bem, se você esquecer por um momento que os Estados Unidos têm republicanos, também é um lugar fascinante...



“Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra”. William Shakespeare



Curiosidade.


Imagine você entrando em um restaurante e pede ao maitre para ir ao lavabo.Quando entra encontra uma luminária feita a partir de um vaso sanitário preso ao teto. No minimo divertido. Se for a São Paulo vá ao Restaurante Floriano e poderá confirmar a arte.








Dia do Folclore homenageia a cultura popular.


Em 1965, o Congresso brasileiro oficializou o dia 22 de agosto como o Dia do Folclore, numa justa homenagem à cultura popular brasileira.

A palavra folclore tem origem no inglês antigo, sendo que "folk" significa povo e "lore" quer dizer conhecimento, cultura.O folclore brasileiro, portanto, é a cultura de nosso povo e não há nada mais nacional do que ele. Afinal, ele é precisamente o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos brasileiros de norte a sul.

Formada pela mistura de elementos indígenas, portugueses e africanos, a cultura popular brasileira é riquíssima.Na área musical, por exemplo, são inúmeros e muito variados os ritmos e melodias desenvolvidos em nosso país. É o caso do frevo, do baião, do samba, do pagode, da música sertaneja... Há ainda as danças típicas das festas populares, como o bumba-meu-boi, o forró, a congada, a quadrilha e - é claro - o próprio carnaval, um verdadeiro símbolo de nosso país.Um dos aspectos mais interessantes do folclore brasileiro, porém, são os seres sobrenaturais que povoam as lendas e as superstições da gente mais simples.

O mais popular é o Saci, um negrinho de uma perna só, que usa um barreta vermelho, fuma cachimbo e adora travessuras, como apagar lampiões e fogueiras ou dar nó nas crinas dos cavalos.Mas há vários outros seres fantásticos em nosso folclore: o Curupira, um anão de cabelos vermelhos, que tem os pés ao contrário; a Mula-sem-cabeça, que solta fogo pelas narinas; a Boiúna, cobra gigantesca cujos olhos brilham como tochas; e o Lobisomem, o sétimo filho homem de um casal, que vira lobo nas sextas-feiras de luas cheias.


Novo Concurso Cultural.

Quer ganhar um dicionário da língua inglesa? É muito fácil.Passe para a língua portuguesa a frase: " Just the way you are."
Maiores informações no post do dia 17 de Agosto. Leia e participe.




Photos - People na escola.

Teacher Pérola e os alunos da 8ª E.


Teachers no intervalo.


Nenhum comentário: