
Boa noticia para nós mulheres e também para os homens. É sobre o câncer de mama. Não deixem de ler.
Cientistas identificam genes causadores do câncer de mama
Em conjunto, genes são responsáveis por 95% dos casos de tumores mamários.
MADRI - Um grupo internacional de cientistas identificou quatro genes que indicariam propensão ao câncer de mama, sendo o principal o FGFR2, que tem 3% de chances de causar a doença.
MADRI - Um grupo internacional de cientistas identificou quatro genes que indicariam propensão ao câncer de mama, sendo o principal o FGFR2, que tem 3% de chances de causar a doença.
Assim afirmou Javier Benítez, diretor do Programa de Genética do Câncer Humano, do Centro Nacional de Pesquisas Oncológicas (CNIO), e um dos pesquisadores envolvidos no projeto sobre câncer de mama, publicado no último número da revista Nature.
Além do FGFR2, foram descobertos outros três genes de baixa suscetibilidade para o desenvolvimento do câncer - TNRC9, MAP3K1 e LSP1. Juntos, ele representam um risco inferior ao do primeiro, com níveis entre 1% e 2%, aproximadamente, disse Benítez.
Os quatro genes estão relacionados a um modelo poligênico de câncer, baseado em alterações de vários genes de baixo risco que têm que estar presentes em conjunto em uma pessoa para que esta desenvolva a doença.
De acordo com o especialista, esses genes são os causadores de 95% dos casos de câncer, enquanto os hereditários corresponderiam à porcentagem restante.
Nos casos de câncer associados a um modelo poligênico, cada um dos genes alterados sozinho representa um risco muito pequeno de desenvolver a doença. Por isso, alguém com somente dois ou três desses genes não estaria exposto a praticamente nenhum risco.
Reunião Bimestral ( maio ) de Pais e Responsáveis em nossa escola.
Eles participam da vida escolar dos filhos.
Receberam os boletins e informações.
Juntos mudaremos o rumo da educação.