quarta-feira, 16 de maio de 2007

Caminho da Fluência em English.



Hi.....

Folks li uma materia muito interessante na Folha de SP sobre cursos de Inglês e vou postar no blog para vocês lerem e depois podemos comentar em sala de aula.

CAMINHO DA FLUÊNCIA
Fluência em outro idioma requer objetivo definido
Requisito profissional, inglês ainda é barreira para muitos trabalhadores
CÁSSIO AOQUIEDITOR-ASSISTENTE DE EMPREGOS E CARREIRAS

Em oito anos, foram cinco escolas com metodologias diferentes, seis meses viajando pela Europa e um professor particular. Some a isso dez módulos escolares e pilhas de livros capazes de preencher uma estante.Mesmo com esse histórico, a administradora Erica Harumi Ysaiama, 27, não consegue escapar do vaivém de níveis básicos e intermediários do inglês."Há temas que, por mais que eu estude, sempre esqueço. Isso me deixa com bronca do idioma. Faço inglês por obrigação, não porque gosto", conta.
Situação semelhante à da analista de sistemas Erika Gmurczyk, 29. Nos últimos tempos, teve cinco professores particulares, mas diz ter a sensação de "eterna estudante"."Preciso estudar inglês sem estudar inglês -fazer cursos em que o idioma seja uma ferramenta para aprender outras coisas", considera Gmurczyk.A história de ambas confunde-se com a de inúmeros profissionais que batalham anos a fio para poder mencionar "inglês fluente" no currículo.

A pesquisadora da Faculdade de Comunicação da UnB (Universidade de Brasília) Maria Jandyra Cavalcanti Cunha explica que o aprendizado depende de uma série de fatores individuais -como motivação, idade, filtro afetivo e inserção nogrupo- e do ambiente."Hoje o estímulo é cada vezmaior e vem de fora para dentro, por ferramentas como internet e TV a cabo.

Mas é preciso levar em conta a motivação,que vem de dentro para fora", destaca.Além do gosto pelo idioma, especialistas ouvidos pela Folha são unânimes ao eleger o fator essencial para encontrar os melhores cursos de inglês: a definição do objetivo.É a falta dele, segundo a professora do Departamento de Letras Modernas da USP Walkyria Monte Mor, que cria uma das barreiras à fluência no idioma. "A resistência ao aprendizado é criada quando o ensino não leva em conta o que a pessoa precisa", considera."Quem quer passar em concurso deve estudar a estrutura da língua. Para uma reunião, é melhor aula particular", indica Fernanda Liberali, professora de lingüística da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica).Opções não faltam: cursos regular e a distância, intercâmbio, aula particular e imersão.

A escolha, porém, não é das mais fáceis, segundo Liberali."Os estudantes não conseguem adequar o aprendizado às suas necessidades", avalia Liberali.Para os que já superaram esse obstáculo, a Folha traz opções de cursos, com informações para a escolha da escola.

Dicas para escolher onde estudar

1-Pesquise o maior número de opções disponíveis
2-Converse com alunos e ex-alunos sobre o curso
3-Indague sobre a metodologia de ensino aplicada
4-Folheie o material didático prestando atenção na abordagem da metodologia
5-Informe-se sobre o número de alunos por sala: quanto maior a turma, menor a chance de um atendimento individualizado
6-Procure saber quem são os professores e como eles são treinados
7-Verifique a infra-estrutura oferecida pela escola (biblioteca, sala de vídeo e de som, laboratórios, salas de estudo etc.)
8-Assista ao menos a uma aula no seu nível como aluno-ouvinte
9-Pergunte sobre as opções de atendimento extraclasse
10-Avalie a carga horária do curso na hora de pesar o custo dos módulos

Na ponta da língua

Conheça alguns dos principais métodos e diferenciais de ensino de inglês

CCAA Público-alvo: crianças, adolescentes e adultos Metodologia de ensino: interativa Diferencial: não há tradução e o material didático para alunos e professores é integradoTempo total: depende do objetivo do alunoNúmero médio de alunos por sala: dezNúmero de unidades: 800 no país -41 na cidade de São PauloExigência mínima para professores: conhecimento avançado da língua e/ou formação no curso de professores da escolaEstrutura de apoio: laboratório em que os alunos podem fazer os exercícios no computador, ter sua correção imediata e imprimi-los nos seus livrosContato: www.ccaa.com.br

Cel-lep Público-alvo: adultos, adolescentes e crianças a partir de 7 anosMetodologia de ensino: o aluno aprende com muita conversação e em situações do dia-a-dia. As aulas de laboratório fazem parte dos cursos.Diferencial: conta com laboratório de línguas, respeita a ritmo do aluno, desenvolvendo sua compreensão auditivaTempo total: de dois a quatro anosMédia de alunos por sala: de sete a dez alunos (adultos)Número de unidades: 17 na capital paulista, 4 no interior de São Paulo e 1 em Belo HorizonteExigência mínima para professores: comprovar proficiênciaEstrutura de apoio: laboratório de línguas, centro multimídia e biblioteca, entre outras Contato: www.cellep.com

CNA Inglês Definitivo Público-alvo: crianças, jovens e adultosMetodologia de Ensino: metodologia comunicativaDiferencial: oferece exames internacionais como o TOEFL iBT, indicado para quem deseja estudar fora do paísTempo total: três anosMédia de alunos por sala: 12Número de Unidades: 442 no Brasil -119 em São Paulo Exigência mínima para professores: fluência no idioma e desejável formação em letras ou em área correlata (pedagogia ou psicologia)Estrutura de apoio: laboratórios multimídia, auditório para sessões de música e cinema e biblioteca, entre outrasContato: www.cna.com.br

Cultura Inglesa Público-alvo: adultosMetodologia de ensino: prioriza a comunicação e a interação para desenvolver as quatro habilidades lingüísticas (fala, compreensão oral, escrita e leitura) Diferencial: salas de aula equipadas com lousa digital interativa, calendário de atividades culturais e professores com certificação internacionalTempo total: 44 meses Média de alunos por sala: 14Número de unidades: mais de 100 no país -29 em São PauloExigência mínima para professores: nível de inglês equivalente ao nível internacional 5, do Conselho Europeu de Educação ou ao Certificate of Proficiency in English (CPE), da Universidade de Cambridge, e experiência prévia em sala de aulaEstrutura de apoio: vídeo/DVD com acesso à internet, centro multimídia, e-campus e espaço culturalContato:
www.culturainglesasp.com.br

Fisk Público-alvo: a partir dos 4 anos Metodologia de ensino: desenvolvimento de habilidades comunicativas (conversação, leitura, escrita e compreensão auditiva) associadas ao conhecimento do sistema gramaticalDiferencial: laboratórios multimídia e programas de acompanhamento individualizado, entre outrasTempo total: quatro anosMédia de alunos por sala: oitoNúmero de unidades: 750 no Brasil -230 em São Paulo Exigência mínima para professores: fluência no idioma e aprovação em teste da escola Estrutura de apoio: biblioteca, laboratórios de línguas e multimídia e plantão de dúvidas, entre outrasContato: www.fisk.com.br

Kumon Público - alvo: todas as idadesMetodologia de ensino: trabalha primeiramente associação de som e imagens e pronúncia e, depois, leitura e escritaDiferencial: orientação individualizada Tempo total: dois anosMédia de alunos por sala: umNúmero de unidades: 861 no país -205 na cidade de São PauloExigência mínima para professores: conhecimento do idioma e aprovação em testes e treinamentos Estrutura de apoio: material didático próprio e CDContato: www.kumon.com.br

PBF - Pink and Blue Freedom Público-alvo: crianças, adolescentes e adultosMetodologia de ensino: material próprio. O método cria situações baseadas em eventos cotidianos para o aluno desenvolver seu conhecimento de forma globalDiferencial: estímulo da prática do idioma em diferentes níveis de desafiosTempo total: duração de dois anos, em média (com aulas de três a quatro horas semanais)Média de alunos por sala: dezNúmero de unidades: 135 unidades no Brasil -64 no Estado de São PauloExigência mínima para professores: certificado de conclusão de curso de idiomaEstrutura de apoio: biblioteca e laboratóriosContato:
www.pbf.com.br

Senac São PauloPúblico-alvo: crianças, adolescentes e adultos Metodologia de ensino: construir a competência comunicativa de forma reflexiva, utilizando em aula situações do dia-a-diaDiferencial: didática do corpo docenteTempo total: de 2,5 anos a 5 anosMédia de alunos por sala: mínimo de 8 e máximo de 15Número de unidades: oito na capital e no interior Exigência mínima para professores: fluência no idioma, formação completa em letras ou pedagogia e experiência em docência em escolas de idiomasEstrutura de apoio: laboratório multimídia e softwares voltados para a área do ensino do idiomaContato: www.sp.senac.br

Skill Público-alvo: adolescentes e jovens, mas há produtos para todas as idadesMetodologia de ensino: sócio-interacionismo, teoria proposta pelo psicólogo russo Lev Vygotsky, que prepara o aluno para construir um mundo melhor em suas relações em diferentes meios socioculturaisDiferencial: ensinada e tratada de forma crítica a língua, aliando temas transversais da educação, como saúde e ética, e outras disciplinas como história e matemáticaTempo total: de dois a quatro anosMédia de alunos por sala: oitoNúmero de unidades: 291 no Brasil -91 em São PauloExigência mínima para professores: diplomação em letras e pedagogia Estrutura de apoio: laboratórios multimídia, bibliotecas e plantão de dúvidas, entre outrasContato: www.skill.com.br





2 comentários:

Anônimo disse...

Elen o seu blog esta super dez e as fotos estão um máximo te desejo sorte na sua vida.

beijos dos seus sempre alunos de english

jose sergio, taci ,lú e jéssica.H

Anônimo disse...

Elen o seu blog esta super dez e as fotos estão um máximo te desejo sorte na sua vida.

beijos dos seus sempre alunos de english

jose sergio, taci ,lú e jéssica.H