terça-feira, 15 de maio de 2007

Anorexia.

Hi....

Você sabe o que é anorexia?
Tire suas dúvidas sobre esta doença que tem se tornado tão comum ¨
Texto: Denise Pivotto

Anorexia nervosa é uma doença que faz com que pessoas magras se enxerguem gordas. As pessoas com essa doença sempre apresentam peso abaixo do normal e se recusam a alimentar-se de maneira adequada. Elas sentem fome, mas não comem, com medo de engordar.

Por que essa doença tem se tornado mais comum?

Porque vivemos numa sociedade onde o padrão de beleza é ser magra. Com isso, as meninas buscam essa magreza de maneira exagerada. Além da magreza aparente, o que mais a anorexia pode causar? Esta doença traz inúmeras conseqüências: - A pele fica seca e desidratada. - As meninas perdem as características femininas – seus seios diminuem, por exemplo. - A paciente pode apresentar osteoporose – enfraquecimento dos ossos – podendo fraturar um osso sem sofrer nenhum trauma. - A menstruação é suspensa, o que dificulta que a menina engravide, no futuro. - Alterações intestinais e cardíacas, pois muitas anoréxicas, além de não comerem, usam laxantes e diuréticos.

Anorexia é uma doença grave?

MUITO GRAVE! O índice de mortalidade por anorexia nervosa chega a 20% dos casos. Geralmente, as meninas morrem por complicações clínicas, pois elas ficam muito fraquinhas, ou por suicídio, pois a depressão às vezes acompanha a anorexia. Como é feito o tratamento? O tratamento é feito por vários profissionais, como médicos e psicólogos e busca fazer uma reeducação alimentar, através de terapia e uso de alguns medicamentos. Além do tratamento, a paciente precisa de muito carinho e apoio, não só da família, mas também dos amigos. Por isso, se você conhece alguém que esteja com este problemão, tente ajudá-la, converse, seja carinhosa e tenha paciência, ok?

Sábado (12de maio) - fotografei um casamento. Foi ótimo! Photo by Catharina





Nenhum comentário: